17 de setembro de 2017

N.A.S.A.: Tropicalismo e John Frusciante


N.A.S.A. (North America/South America) é um projeto composto por Squeak E. Clean (Sam Spiegel) e pelo DJ Zegon (Zé Gonzalez), ex-Planet Hemp. Em 16 de fevereiro de 2009, o grupo lançou o álbum The Spirit Of Apollo que conta com a participação de inúmeros músicos de várias nacionalidades.

Junto a RZA e Barbie Hatch, John Frusciante participou da música "Way Down", posteriormente lançada como terceiro single do álbum, tocando guitarra. Entretanto, o que poucos sabem, a música parece ter sido originada de uma das preciosidades do Tropicalismo, "Vou Sair do Cativeiro" de Ton & Sérgio.

"Vou Sair do Cativeiro" foi lançada pela dupla, por meio da Polydor, em 1971. Décadas após o lançamento, a faixa parecia esquecida na história - até que em 2010, Joel Stones, dono da Tropicalia in Furs, garimpou e trouxe à tona essa e outras verdadeiras pérolas do rock nacional pela compilação Brazilian Guitar Fuzz Bananas: Tropicalista Psychedelic Masterpieces, 1967 – 1976.

Até a presente data, não existe informações sobre o uso do clássico esquecido pelos brasileiros (por incrível que pareça, há mais informes sobre ele em sites estrangeiros do que em nacionais) na faixa com a participação de Frusciante ou qualquer declaração acessível do projeto N.A.S.A. Sites especializados atribuem o uso de samples da canção de 1971 na lançada em 2009, também existe a semelhança vocal entre elas.

Você pode conferir as duas músicas abaixo:

"Vou Sair do Cativeiro" - Ton & Sérgio - 1971




"Way Down" - N.A.S.A. (RZA, Barbie Hatch e John Frusciante) - 2009



Agradecimento: Marcio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário