"Eu realmente gosto da nossa música 'Magic Johnson'", diz Flea, o loiro branquelo dos Red Hot Chili Peppers. Ele está sentado em um escritório da EMI Records, refletindo sobre as músicas do quarto e mais recente lançamento de sua banda, Mother's Milk.
"Principalmente
porque é muito bom ter uma música sobre Magic Johnson e tudo o que ele
representa. É uma influência para mim. Ele é incrível - quando ele está contra uma parede, ele pode fazer uma jogada
louca e colocar tudo no topo novamente. É disso que se trata - poder passar esse tipo de coisa".
Flea, está vestindo jeans, uma série artística de tatuagens e
uma boné de beisebol dos Lakers, poderíamos facilmente comparar os Red Hot
Chili Peppers com Johnson. Depois de um ano que poderia ter levado os membros
de uma banda menor a procurar empregos remunerados no Taco Bell, os Chili
Peppers conseguiram se reagrupar e voltar mais forte do que nunca.
Foi apenas um pouco mais de um ano que um “Pepper” fundador ,
o guitarrista Hillel Slovak, morreu de uma overdose de drogas aos 25 anos.
Embora Slovak estivesse dentro e fora da banda, sua posição nos Peppers era
muito mais do que isso - de um mero guitarrista. Sua morte sacudiu a cabeça dos
Chilis - Flea e seu parceiro Anthony Kiedis – até o centro. (Mother’s Milk é
dedicado á Slovak, sua arte decora a parte interna do álbum).
"[Sua morte é] a coisa mais horrível que já aconteceu
comigo", diz Flea, é a dor
misturada com a raiva. "Eu estava extremamente perto dele. Ele é quem me
ensinou a tocar o baixo. Ele me pediu para começar a tocar o baixo. Eu tinha
passado por um milhão de coisas diferentes com ele. O mais triste é que eu ainda
sinto falta dele. Eu sinto muito a falta dele e desejo... Quando ele morreu,
minha esposa ainda não tinha nossa filha. Eu realmente queria que ele pudesse
ter visto ela. Eu queria que ele pudesse ver todas as coisas que eu estou
fazendo. Acho que Ele ficaria orgulhoso de mim pelo que estou fazendo".
"Quando Hillel morreu", acrescenta Anthony cautelosamente,
"a maior perda foi a perda de um amigo, e não a perda de um guitarrista.
Embora eu considere Hillel como um dos maiores guitarristas do mundo. Ele era
um estilista único e original . Mas sua morte foi mais como perder uma parte do
meu coração. Sempre vou sentir mais falta dele como amigo do que como guitarrista.
Só há um amigo, mas há muitos guitarristas diferentes".
De fato. Após o luto de Hillel, Anthony e Flea decidiram que
precisavam procurar por novos músicos e
continuar com isso. Mas não foi tão fácil. Os Chili Peppers, antes de qualquer
coisa, não são exatamente uma banda Top 40, qualquer um consegue tocar os
acordes da banda. A atitude é crucial.
Diz Anthony: "Quando Hillel morreu, Flea e eu tínhamos a
intenção de continuar o Red Hot Chili Peppers. Isso simbolizava nossas vidas, e
pensamos que seria melhor continuar vivendo e não morar na morte. Nós buscamos
encontrar novas caras. Isso não foi fácil, porque os Red Hot Chili Peppers são baseados
em uma boa amizade e uma compreensão profunda uns dos outros. O que originalmente
nos propusemos fazer era sermos os autores absolutos do hardcore sexual, esmagadores
de ossos e do caos no céu . Para tentar descrever isso para outro músico e
fazer com que isso signifique algo é quase impossível, a menos que você tenha
crescido com essa pessoa".
Com o novo guitarrista dos Chili Peppers, John Frusciante, Flea
e Kiedis chegaram muito perto. Um californiano nascido e criado, ele também era
um fã dos Chill Peppers há muito tempo. "John Frusciante cresceu nos ouvindo. Tentamos alguns
músicos diferentes antes de termos John", lembra Flea. "E eles eram
realmente grandes músicos. Todos eram guitarristas incríveis, mas não
funcionava com eles. Eles podiam tocar, mas uma banda é como um casamento, a
parte do casamento não funcionou. É como uma garota linda, é uma grande merda e
você gosta dela, mas você simplesmente não pode viver com ela. Foi um pouco
assim. Então nós conseguimos John. Ele é oito anos mais novo do que nós, mas
ele é incrivelmente maduro musicalmente. Uma idade incrivelmente precoce, ele
estava ouvindo a nossa música. Ele sabe muito mais sobre música do que eu, até além disso. Ele tem uma mente muito aberta e uma grande variedade de
gostos, E é extremamente talentoso.Ele fez o inferno com sua guitarra".
Também é novo na banda o baterista Chad Smith. Embora os
Peppers tivessem uma porta rotativa de bateristas durante seus cinco anos de
história, parece que Smith pode manter as baquetas por um tempo.
"Nós fizemos uma audição com algo entre 30 bateristas para o
trabalho", Flea puxa na memória. "Então encontramos Chad Smith. Ele é
um baterista muito intenso. Mas quando o encontramos, ele não parecia que poderia
estar no Red Hot Chili Peppers. Ele tem este, esse cabelo, ele usa bandanas e essas
camisetas rasgadas do Metallica. Parece que ele poderia estar em uma banda de
heavy metal tocando no Troubadour. Mas ele é um grande baterista e tem um
grande instinto. Ele bate na bateria muito forte!"
Com a metade da banda nova, os Chili Peppers poderiam
facilmente soar completamente diferentes, se Flea e Anthony tivessem escolhido
ir nesta direção. Mas em vez disso decidiram continuar com o Red Hot Chili
Peppers, eles se tornaram responsáveis por manter o som o mais próximo possível
do espírito original, apesar das novas influências que os novos membros da
banda trouxeram.
Obviamente ajudou Frusciante (co-compositor de "Mother’s Milk") ele praticamente aprendeu a tocar guitarra ao ouvir os Chili Peppers, e ele soa um pouco como Slovak. Em vez de ser um problema, isso ajuda a reduzir o fosso entre os membros antigos e novos. No álbum e no palco se mostram uma banda coesa em uma nova era.
Obviamente ajudou Frusciante (co-compositor de "Mother’s Milk") ele praticamente aprendeu a tocar guitarra ao ouvir os Chili Peppers, e ele soa um pouco como Slovak. Em vez de ser um problema, isso ajuda a reduzir o fosso entre os membros antigos e novos. No álbum e no palco se mostram uma banda coesa em uma nova era.
A
intensidade é provavelmente a melhor definição da palavra Red Hot Chili
Peppers. Ao vivo, a banda chega perto da
anarquia total quanto possível dentro dos limites da legalidade. O show dos
Peppers é metade música, metade desempenho artístico e seu publico é leal e
atravessam todas as barreiras de idades.
Em uma recente festa privada para os
Chili Peppers, pelo menos três mulheres tentaram ganhar entradas alegando ser a mãe do Flea. Qualquer uma das três poderia ser; Mas nenhum era.
É uma
posição estranha. Os Red Hot Chili Peppers têm uma audiência leal e fãs de
hardcore um tanto enlouquecidos - uma plateia diferente de qualquer outra banda
de rock. Por quê?
"É difícil
dizer", Anthony encolhe os ombros. “Eu acho que é porque somos
perpetuadores de um estilo de vida de Hollywood - nosso estilo de vida pessoal
está nesta cidade. Mas acho que nossos fãs percebem que os Red Hot Chili
Peppers estão oferecendo um ponto de vista completamente único, ideologicamente
falando. E, musicalmente. Criamos Algo que realmente não está disponível em
nenhum outro lugar. As pessoas que acham isso, e se relacionam, podem se unir a
isso, e talvez tenham procurado por muito tempo encontrar algo diferente do que
está disponível. Quando finalmente o acham, Eles querem manter isso".
No passado, porém, a
emoção que os membros da banda geravam ao vivo funcionava contra eles em vinil.
De qualquer forma, os álbuns nunca conseguiram capturar a emoção de um
show ao vivo dos Chili Peppers. E sem os auxílios
visuais, a banda foi afetada. Enquanto o Mother’s Milk é o mais próximo dessa
sensação, também não está bem lá. Os Peppers sabem disso.
"Não há como fazer
com que os álbuns soem o mesmo que tocar ao
vivo", reconhece Flea,
"No estúdio é uma coisa diferente. Você pode
estar em um estúdio e fazer um back flip, e tudo o que vai acontecer é Parecer
que você perdeu algumas notas no seu instrumento. Se você fizer o mesmo ao
vivo, isso levará a multidão a um orgasmo louco".
O Mothers Milk consegue capturar a essência viva da
banda, se não o caos. As músicas são mais variadas do que no passado,
representando uma gama mais ampla de estilos, assuntos e ritmos.
A melodia que recebe a atenção inicial é "Knock Me
Down". Embora tenha sido anunciado (pela EMI) como antidrogas, Flea implora
em diferir."Essa música
significa muito para mim", ele diz.
"Eu acho que as letras são
lindas. Elas são sobre Hillel, obviamente. Mas não é apenas sobre ele. Trata-se
de amizade e de que ninguém está além disso. Nada é mais importante do que
amizade e amor. Essa música significa muito para mim. "Então, aparentemente, Higher
Ground, um incrível cover da música de Stevie Wonder, escolhida por Flea,
que ama Wonder e a música.
"Não só a música é boa" ele afirma."Mas as
letras são ótimas. Especialmente no que diz respeito à situação em que a banda
esteve presente, até o estado de espírito, nos últimos meses. Essa música é
realmente sobre levantar e se erguer
espiritualmente.
Não estou falando de religião ou algo assim. A música é sobre
elevar-se disso e colocar sua própria cabeça em um espaço onde você pode fazer
algo sobre isso. Sobre estar em estado de espírito onde você pode ser positivo
o suficiente para conseguir algo positivo.
"Mas outra razão para fazer essa música, fora da
espiritualidade aumentada, é que é uma homenagem a Stevie Wonder por ser um dos
grandes heróis musicais do universo. Nunca. E quando você faz um cover e nós
temos feito alguns ao longo dos anos, quando você toca isso repetidamente, você
começa a aprender o que e como uma mente tão pesada como a de Stevie Wonder
estava pensando.
Você tenta entender o que levaria alguém a escrever uma música
tão boa como essa. Você começa a entender a estrutura, e como ela também é
montada. É sobre aprender.
"É também sobre
algo que os Chili Peppers realmente não querem discutir: comercialidade. Ou a
sua falta. Como os Chilis têm um som tão diverso, incorporando tudo, desde
reggae até funk para metal, são difíceis de categorizar.
Eles não se encaixam
em nenhuma categoria legal - um problema no rádio americano. O rádio Top 40 não
queria saber sobre o Red Hot Chili Peppers. "É muito frustrante",
admite Flea. "Às vezes é como, 'Wow, não há lugar para nós?' Deve haver um
lugar para nós, vendemos 2.000 lugares em todo o país. Mas isso é baseado nas rádios
de faculdade e no boca-a-boca.
Eu acho que há músicas neste álbum - "Knock Me
Down" e "Higher Ground" - que poderiam ser colocadas no rádio. “Se
elas não forem colocadas no rádio, eu poderia ficar violento - exceto" ele
ri com tristeza, “eu não saberia com quem ser violento- ou simplesmente continuar.”
Se elas forem tocadas, ótimo, se não, ainda estou orgulhoso do que fizemos."
Sucesso comercial de lado, Anthony e Flea estão perfeitamente à vontade
para discutir questões graves que vão desde o meio ambiente até o holocausto
nuclear, e várias de suas músicas tocam nestas questões."Nós cantamos
sobre coisas ambientais, assuntos sérios", diz Flea.
"Nós fizemos benefícios para o Sea Shepherd. Quero dizer,
estamos tendo um ótimo momento, mas você não pode se divertir muito se não
puder respirar, porque o ar está muito poluído".
Dito isto, os Chili
Peppers ainda são e continuarão a ser uma banda de festas. A atitude que eles
apresentam ao mundo é, na melhor das hipóteses, imatura, com ênfase no humor.
Afinal, o grupo que fotografou para a
capa do EP Abbey Road não usava nada além
de meias de ginástica estrategicamente posicionadas. A capa
traseira de Mother’s Milk os coloca-no mais limpo dos Jockeys.
"Nós podemos ser
muito sérios", insiste Flea, "mas os Red Hot Chili Peppers são sobre
espontaneidade explosiva e ser o mais intenso possível sobre o que você está
fazendo no momento. Quando vamos fazer um show, isso é tudo o que pensamos:
fazer a porra do melhor show que podemos fazer e tocar o máximo que pudermos
até cair morto depois."
Tradução: Ygor Almeida
Entrevista por: Sharon Leveten
Fonte: Bam Magazine - Novembro de 1989
Fonte: Bam Magazine - Novembro de 1989
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