11 de março de 2017

Dave Mail 36: O álbum não lançado dos Red Hot Chili Peppers


Em 2003 os Red Hot Chili Peppers entraram em estúdio para compor e gravar algumas poucas canções para a coletânea Greatest Hits, entretanto, isso acabou rendendo 16 músicas - um álbum. Apenas duas dessas canções saíram na coletânea, "Save Population" e "Fortune Faded" (que começou a ser trabalhada em By The Way). Pelo pouco tempo decorrido de By The Way, a gravadora e a banda não tiveram o interesse de lançar essas outras canções na forma de um álbum imediatamente e o próprio Frusciante, com o passar do tempo, perdeu o interesse sobre isso. Além das lnçadas, acredito que as as b-sides de By The Way disponibilizadas pelo iTunes - "Bicycle Song" e "Runaway" - e as músicas "Mini Epic (Kill For Your Country)", "Leverage of Space" e "Rolling Sly Stone" (tocadas ao vivo em shows em 2004) foram trabalhadas nesse álbum - junto aos embriões de "Hump De Bump" e "Desecration Smile". Agora tenho um pouco de dúvida sobre se os covers de "Black Cross" e "Brandy (You're a Fine Girl)", tocados em 2004, também tenham sidos trabalhados nessa ocasião. Você pode nós falar mais sobre isso?

Dave Lee: "Essa linha do tempo parece correta. Eu não me lembro de certeza. Mas eu me lembro de quando "Brandy You're a Fine Girl" apareceu no repertório. Essa música foi um grande sucesso nos EUA no começo dos anos 70. Os caras tiveram um bom trabalho pra aprendê-la. Essa música é mais difícil do que parece. Eles aprenderam para tocar na turnê europeia. Chegaram lá, tocaram ao vivo, mas não teve muita reação da plateia. Acontece que, "Brandy" só foi um grande sucesso nos EUA. E dificilmente alguém da plateia iria conhecê-la. É meio engraçado. Pelo menos pra mim."



Informativo:
"Fomos contratualmente obrigados a darem a eles [Warner Bros] duas músicas novas [para a coletânea Greatest Hits]. Na minha opinião, não entregamos nem as duas melhores músicas da sessão, uma dessas foi a música que eles queriam ["Fortune Faded"], eles disseram que só queriam lançar um single, então tivemos que tirar a outra canção que achamos que seria um bom single e vamos guardá-la para o nosso próximo disco, então colocamos uma canção que achamos ser uma ótima música ["Save The Population"], mas que ao mesmo tempo não pode ser um single. Porque eles só planejam lançar um single. Então foi desse jeito que aconteceu. Eu estou de bem com isso. Atualmente as pessoas colocam músicas a mais em coletâneas de sucessos apenas para ter algo para vender pras pessoas que já tem o resto do material."
- John Frusciante - "Fortune Faded" - Outubro de 2003

“Quando estávamos gravando o Greatest Hits em 2003, a Warner queria algumas musicas a mais. Então nós escrevemos durante uma pausa da turnê na época, e gravamos 16 músicas. Elas não eram todas boas, mas 12 delas provavelmente eram. 
Então nós lançamos o Greatest Hits e excursionamos um pouco mais, e então nós iríamos voltar e escrever mais músicas, e eu pensava, “Vamos apenas escrever outras 10, pegar talvez 7 destas, adicionar estas com as outras feitas, e nós temos um álbum.” 
Eu me lembro que o John pensava “Hmmm... isso foi há 9 meses atrás; eu realmente não vou fazer esse arpejos novamente. Eu estou tocando diferente, escutando coisas diferentes, então eu vou escrever músicas diferentes.” Então há um álbum que nós fizemos que eu não sei se alguém algum dia vai ouvir. Mas nós estávamos certos desta ideia de gravar o que nós estávamos fazendo no momento. E é isso o que é excitante para mim – aparecer nos ensaios e pensar, O que vai acontecer hoje?”
- Chad Smith - Modern Drummer - Setembro de 2011

Pergunta por:
- Raphael Romanelli Andrade de Oliveira - Ilicínea, MG - Brasil

Confira nossa entrevista com Dave Lee: Português | English

4 comentários:

  1. Caramba, seria um disco perdido?
    Mas dentro da faixa dos anos de 2003-2006 os caras lançaram singles, vários B-sides. Pode ser q nessas entrevistas estejam falando dessas músicas. Havanna Affair, Runaway, teenager in Love, Bunker Hill, Time, bicycle Song, out of rage, eskimo, rivers of Avalon, lately, save the population, slowly deeply, fortune faded. Fora as ao vivo que foram citadas na matéria. Ha alguns anos surgiram umas "raridades" do californication, quem sabe tbm não apareçam algumas do by The Way (acho pouco provável).

    ResponderExcluir
  2. Do By the Way apareceram umas raridades com os ensaios e as músicas que entraram no disco ainda não masterizadas aí tem umas inéditas que nunca tinha visto em nenhum lado B ṕor aí.

    ResponderExcluir
  3. I read somewhere that Dave's favorite song of this time has never made it out in public - anyone have any more info on this song Dave is talking about? thanks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...