2 de abril de 2021

Flea elogia Frusciante e fala sobre os arranjos do novo álbum do Chili Peppers em entrevista a The Edge do U2

Flea foi entrevistado por The Edge do U2 em seu Podcast chamado Close To The Edge liberado ontem (01/04). No bate-papo, Flea teceu elogios a John Frusciante a quem ele atribuiu ser um músico impressionante que eleva musicalmente o quarteto. O guitarrista do U2 concordou com o baixista dizendo que Frusciante é incrível e que suas composições são complexas.

Me dei conta que U2 e Chili Peppers tem uma existência paralela na música, completamente únicas e distintas mas vocês são diferentes de nós também porque somos as mesmas pessoas desde o começo. Vocês tiveram que lidar com perdas trágicas muito cedo. Agora vocês estão mais estáveis. Mas deve ter sido difícil. Eu quero saber se em algum momento você acho que a banda iria acabar .


"Acho que você está falando da morte de Hillel. Eu não acho que pensei que acabaria, eu fiquei chocado e lamentando, e lamento todo dia. Foi ele quem me pediu para tocar baixo, eu ia ser trompetista de jazz mas ele me pediu para tocar baixo e entrar na banda. Duas semanas depois eu estava no palco do Troubadour em Hollywood tocando baixo com eles, numa batalha de bandas.

Com certeza vocês escutam muito essa pergunta “como ficaram tanto tempo juntos?” e nós também ouvimos muito.  Apesar de termos trocado de membros algumas vezes. Eu não sei a resposta, parece a coisa certa a fazer. Hillel morreu, eu fiquei devastado e chocado e Anthony e eu pensamos “vamos continuar”. 


John Frusciante chegou. Anthony e eu éramos quando crianças, correndo pelas ruas, nos envolvendo em confusão, drogas, pequenos crimes, com grandes chances de acabar na cadeia ou mortos. Éramos assim. Tem algo insubstituível nisso, é a base da banda, a fundação, essa relação entre ele [Anthony] e eu. Mas John chegou e ao longo do tempo e experiência que temos com ele claro. Ele tem a habilidade, a diligencia, o intelecto, como músico, de nos levantar, articular o que somos como músicos em um nível muito mais elevando musicalmente. Ele realmente é impressionante como músico."


Eu amo como ele toca, ele é um guitarrista incrível. Como guitarrista eu penso “uau o que ele faz é muito complexo”.


"O escopo dele é grande, tem muitas referências. E a habilidade de ficar focado em algo é impressionante. Você disse que fica inquieto, eu fico inquieto, algumas horas sentado eu disperso. John é impressionantemente focado, por um longo período de tempo, ampliando, refinando e afiando a musica que ele faz. Ele foi e voltou, saiu de novo e agora voltou."

Estou muito feliz que ele voltou, vocês são uma ótima combinação.


"Eu fiquei pensando nisso mais cedo, falar sobre John não é desvalorizar ninguém que tenha tocado conosco, como Josh. Por 10 anos. Ele é um músico fantástico. Mas existem linguagens que você tem com alguém, você não consegue criar com outros. Pontos de referência, história. E temos isso com John. É fluido e orgânico, que fez sentido ele voltar. Sem desvalorizar Josh, absolutamente."


Talvez tenha sido um presente de Hillel para vocês. 


"Para mim é evidente que a banda é e sempre foi nós quatro: eu, Anthony, Chad e John. Somos muito diferentes, discordamos o tempo todo, sempre levamos coisas diferentes. Mas são as quatro peças que juntas não podem ser substituídas. Claro tocamos com outras pessoas. Mas o que deixa aquilo tão poderoso é que somos muito diferentes."


Sobre o novo álbum do Red Hot Chili Peppers, o baixista disse que quando a conversa terminasse iria compor um arranjo de trompa - o que leva a crer que o álbum esteja perto de ser finalizado pela banda.


"Sempre estou tentando melhorar. Quando terminarmos aqui, eu vou sentar no meu quarto e tentar escrever alguns arranjos de trompa para o novo álbum do Chili Peppers. Tem alguns arranjos legais. E fico como bobo tentando chegar a alguma coisa."


Você pode ouvir o Close To The Edge Podcast abaixo. Em quase uma hora de conversa, os dois falaram de influências musicais, jazz, funk, música africana, sucesso e Flea ainda revelou que no álbum The Getaway sentiu falta da atmosfera ao vivo da banda. 



Tradução: Eloá Otrenti - Frusciante Brasil
Fonte: Close To The Edge Podcast - 01 de abril de 2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...