17 de julho de 2016

1966 Fender Jaguar

Essa é uma Olympic White '66 com a escala em rosewood. Supostamente, John Frusciante teria gravado a faixa "Around The World" - do álbum Califonication de 1999 - com ela, tendo recebido (comprado ou ganhado) a guitarra de Jim Scott, técnico de gravação do álbum.

Ela foi usada no clipe de "The Zephyr Song" e usada poucas vezes ao vivo - nessas poucas vezes inclui-se uma apresentação do Red Hot Chili Peppers no Shoreline Amphitheatre (Live 105's BFD) em Mountain View, Califórnia - em que com ela foi tocada "Around The World".

Emily Kokal [namorada de John Frusciante de 2004 a 2007] - vocalista e guitarrista da banda Warpaint - ganhou de Frusciante uma guitarra muito semelhante a essa, Kokal a tem como sua principal guitarra (veja no clipe de "Elephants").
"Na verdade eu não gravei com a Jaguar no Exquisite Corps e no The Fool; eu gravei tudo aquilo numa Strat '55. É do mesmo ano de uma das Strats de John Frusciante. Ele me deu essa guitarra e a Jaguar '66. Ele é um doador de guitarras muito generoso! Algumas pessoas acham que a Jaguar é dele porque ele a usou na capa de uma revista. Ele pegou emprestado, e depois nós pegamos de volta!

Ele também me deu um velho violão Martin dele. Eu sempre gostei mais de tocar violão e eu nem tinha uma guitarra até conhecer John. Quando eu comecei a tocar guitarra ao vivo, ele sempre dizia que eu o fazia lembrar do Bernard Sumner ou Robert Smith.

Eu ainda amo muito a Strat, mas já estou bem acostumada com a Jaguar. Eu amo o som caloroso da Jag e acho que ela é um pouco mais difícil de ser detectada. Essa é mais a minha vibe. Não toco tão agudo ou alto como Theresa, e também toco mais como um baixo melódico de seis cordas ou algo assim - isso soa como algo um pouco mais profundo."
- Emily Kokal - MusicRadar - 17 de agosto de 2017
Em abril de 2009, John disse a Vintage Guitar que a modificou, a transformando em um Guitar Synthesizer GR-300.

Em entrevista para a Guitar Player em 2014, John disse que tocou uma "Roland GR-300 branca" em seu novo álbum Enclosure. Muito provavelmente, ele se refere a esta antiga Fender Jaguar que ele modificou para uma "Roland".

Nenhum comentário:

Postar um comentário