A Sphere In The Heart Of Silence é um disco de música eletrônica feito por mim e Josh Klinghoffer. Depois de alguns meses fazendo música crua e/ou desapegada nós decidimos voltar a fazer música eletrônica com mais camadas, com texturas mais ricas. Ainda assim foi gravado como se fosse 1970, mas com instrumentos eletrônicos modernos que não existiam naquela época.
A primeira música “Sphere” foi originalmente feita para ser
apresentada no Performance One, o primeiro de uma série de dez shows
individualmente conceitualizados que consistem amplamente de música
experimental. Foi diminuída para 10 agradáveis minutos com o propósito de caber
num disco. A versão original, que foi apresentada no Performance One, tinha trinta
minutos de duração.
A segunda música “The Afterglow” é da época das músicas de
Shadows Collide With People.
Metade dessas músicas originalmente pertenceriam a
Shadows, mas decidimos deixar Shadows centrado nos meus tipos de composição de
música e guardar nossas colaborações experimentais para este disco. Em “The Afterglow” Josh compôs e tocou a
música toda e eu compus o vocal em cima do disco original de 8 faixas
dele. É divertido cantar por cima de
músicas tão viajadas e cheias de camadas. Dois baixos e duas guitarras.
A base de “Walls” foi programada em 15 minutos na manhã do
Performance Five quando abrimos para o Blonde Redhead em Pomona. Eu dancei e
cantei com efeitos abstratos naquela noite, mas quando gravamos eu criei um
vocal mais propício (literalmente criei enquanto a caixa de ritmos estava sendo
gravada). A jornada dessa música é do passado para o futuro e de volta para
trás.
“Communique” foi originalmente apresentada no Performance
Two no Knitting Factory em Hollywood. Essa é uma das gravações tão raras no
mundo de hoje que levou o mesmo tempo para gravar que leva para ouvir. Josh
cantou e tocou o piano enquanto eu fazia barulhos no meu sintetizador modular e
não houve edição.
“At Your Enemies” e “Surrogate People” são as duas do tempo
de Shadows. As duas foram compostas por Josh com exceção dos meus vocais em
“Surrogate People”. Estávamos descobrindo muita coisa sobre fazer música
eletrônica naquela época e discos como Amnesiac, Vespertine e Confield estavam
sendo lançados nessa época em que abríamos nossas mentes para a infinidade de
possibilidades desse campo.
A última música se chama “My Life”. Foi originalmente
apresentada no Performance Four. Igual “Communique”, “My Life” foi gravada em
tempo real. Os passos no final sou eu voltando para a sala de controle.
Minha amizade com Josh é algo a que sou muito grato por ter.
Ter a experiência de tanta proximidade através do ouvir música junto e tocar
música junto é uma das principais coisas que deram sentido à minha vida.
Obrigado por ouvir. Há mais por vir.
- John Frusciante
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