20 de dezembro de 2017

Biografia - A Sphere In The Heart Of Silence - John Frusciante & Josh Klinghoffer


A Sphere In The Heart Of Silence é um disco de música eletrônica feito por mim e Josh Klinghoffer. Depois de alguns meses fazendo música crua e/ou desapegada nós decidimos voltar a fazer música eletrônica com mais camadas, com texturas mais ricas. Ainda assim foi gravado como se fosse 1970, mas com instrumentos eletrônicos modernos que não existiam naquela época.

A primeira música “Sphere” foi originalmente feita para ser apresentada no Performance One, o primeiro de uma série de dez shows individualmente conceitualizados que consistem amplamente de música experimental. Foi diminuída para 10 agradáveis minutos com o propósito de caber num disco. A versão original, que foi apresentada no Performance One, tinha trinta minutos de duração.

A segunda música “The Afterglow” é da época das músicas de Shadows Collide With People. 
Metade dessas músicas originalmente pertenceriam a Shadows, mas decidimos deixar Shadows centrado nos meus tipos de composição de música e guardar nossas colaborações experimentais para este disco.  Em “The Afterglow” Josh compôs e tocou a música toda e eu compus o vocal em cima do disco original de 8 faixas dele.  É divertido cantar por cima de músicas tão viajadas e cheias de camadas. Dois baixos e duas guitarras.

A base de “Walls” foi programada em 15 minutos na manhã do Performance Five quando abrimos para o Blonde Redhead em Pomona. Eu dancei e cantei com efeitos abstratos naquela noite, mas quando gravamos eu criei um vocal mais propício (literalmente criei enquanto a caixa de ritmos estava sendo gravada). A jornada dessa música é do passado para o futuro e de volta para trás.

“Communique” foi originalmente apresentada no Performance Two no Knitting Factory em Hollywood. Essa é uma das gravações tão raras no mundo de hoje que levou o mesmo tempo para gravar que leva para ouvir. Josh cantou e tocou o piano enquanto eu fazia barulhos no meu sintetizador modular e não houve edição.

“At Your Enemies” e “Surrogate People” são as duas do tempo de Shadows. As duas foram compostas por Josh com exceção dos meus vocais em “Surrogate People”. Estávamos descobrindo muita coisa sobre fazer música eletrônica naquela época e discos como Amnesiac, Vespertine e Confield estavam sendo lançados nessa época em que abríamos nossas mentes para a infinidade de possibilidades desse campo.

A última música se chama “My Life”. Foi originalmente apresentada no Performance Four. Igual “Communique”, “My Life” foi gravada em tempo real. Os passos no final sou eu voltando para a sala de controle.

Minha amizade com Josh é algo a que sou muito grato por ter. Ter a experiência de tanta proximidade através do ouvir música junto e tocar música junto é uma das principais coisas que deram sentido à minha vida.

Obrigado por ouvir. Há mais por vir.


- John Frusciante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...