14 de dezembro de 2017

Frusciante Collection 9: Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt


Antecipamos seu presente de natal aqui na série Frusciante Collection. Para vocês, nada mais, nada menos que o álbum de estreia de John Frusciante, Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt!

O álbum foi lançado em março de 1994 pelo selo American Recordings, gravadora essa fundada por Rick Rubin, famoso produtor dos Chili Peppers, tendo produzido 6 álbuns pela banda.

A gravação de Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt foi realizada em um gravador cassete de 4 faixas, entre os anos de 1990 a 1992. Para ser mais específico, de acordo com entrevistas e matérias jornalísticas, a primeira metade das canções foi gravada antes da primeira saída de John dos Chili Peppers, no decorrer das gravações do álbum Blood Sugar Sex Magik, enquanto que a segunda parte foi gravada meses antes de John deixar a banda.

O álbum foi dedicado à Clara Balzary, filha de Flea, baixista dos Chili Peppers e também à Toni Oswald, namorada de John à época. Essa última, inclusive é creditada no álbum em duas faixas, Untitled #8 e #9, ajudando nos vocais. Assim como ela, Randy Ruff e Abbie Rude também foram creditados. O primeiro tocou piano na faixa Untitled #5 e o segundo contribuiu com os vocais em Untitled #8.

Quanto às imagens da capa do disco, as mesmas foram retiradas do filme Desert in the Shape, de Toni Oswald, na qual aparece John invocando o alter ego de Marcel Duchamp, Rose Sélavy. Apesar disso, o filme só foi apresentado ao público pouquíssimas vezes, sendo a última em 2013.

Começando um pouco diferente do que de costume, iniciaremos hoje apresentando as versões em CD do álbum. De antemão, vale lembrar que o mesmo foi retirado do mercado 4 anos depois do seu lançamento, vindo a aparecer novamente apenas em 1999, juntamente com o retorno de John Frusciante às guitarras dos Chili Peppers. Logo em seguida, foram também relançadas outras versões em 2006, 2007 e 2013. Essas, assim como a de 1999, tiveram as artes impressas numa tonalidade mais clara que a de 1994. A seguir, trago-lhes as versões americanas de 1994 e 1999:





Além disso, Niandra LaDes And Usually Just A T-Shirt também foi disponibilizado em fita cassete. Nessa mídia, o álbum contém duas faixas bônus: Ants e Usually Just A T-Shirt, também conhecida como Soul Removal. Esse item é um dos mais raros materiais disponibilizados pelo artista, sendo cobiçado por inúmeros colecionadores, pois sua tiragem foi extremamente limitada. Vale lembrar ainda que existem apenas duas versões para a fita cassete, uma canadense, a qual a cassete é preta com as palavras escritas na cor branca, e uma americana, cuja fotos vocês veem abaixo:







Finalmente, trazemos as duas versões em LP do álbum, que foram lançadas esse ano pelo selo Superior Viaduct. A primeira é comercializada em dois vinis pretos de 12”, e inclusive pode ser comprada aqui, através do próprio site da gravadora. Já a segunda, foi prensada da mesma forma como a anterior, todavia, em vinil vermelho, numa tiragem limitadíssima de apenas 1.000 cópias, tendo a sua venda sido encerrada em pouco mais de 2 dias. Além disso, essa versão é acompanhada por um LP de 7”, contendo as mesmas faixas bônus da versão em cassete, assim como uma foto em preto e branco do artista:
























Como de costume, deixo vocês com uma foto de todos as mídias apresentadas aqui. Até o próximo Frusciante Collection!


Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...