17 de julho de 2016

Ordem dos pedais na Stadium Arcadium Tour


A John Frusciante effects elaborou a ordem completa dos pedais utilizados por John Frusciante na turnê de Stadium Arcadium. E em dezembro de 2016 obteve a confirmação dela por Dave Lee (técnico de guitarra de Frusciante na época) em uma entrevista exclusiva.

Ordem dos pedais:

01 - Digitech Whammy IV [2007]
02 - Moog MF-102 Ring Mod [2006/2007]
- Moog EP-2 Expression Pedal [2006/2007]
03 - Moog MF-101 Low Pass Filter [2006/2007]
- Moog EP-2 Expression Pedal [2006/2007]
04 - Boss DS-2 Turbo Distortion [2006/2007]
- No começo de 2006 era utilizado como o primeiro da cadeia.
05 - Mosrite FuzzRite (OFF: Electro-Harmonix POG Polyphonic Octave Generator) [2006/2007]
06 - Moog MF-105 MuRF [2006/2007]
07 - Moog MF-105B BassMuRF [2006/2007]
08 - MXR Micro Amp [2006/2007]
- No começo de 2006 era utilizado após o DS-2 e o Big Muff Pi.
09 - Electro-Harmonix Big Muff Pi USA [2006]
- No começo de 2006 era utilizado após o DS-2.
- Electro-Harmonix Metal Muff With Top Boost (OFF: Big Muff PI) [2006]
- Foxx Fuzz Wah (OFF: Big Muff PI) [2006]
- Electro-Harmonix English Muff'n (OFF: Big Muff PI) [2006/2007]
10 - Ibanez WH-10 V1 (Gain: 60%) [2006/2007]
- Em partes da turnê era utilizado após o Mosrite FuzzRite.
11 - Moog MF-101 Low Pass Filter [2006/2007]
- Moog CP-251 Control Processor [2006/2007]
12 - Moog MF-101 Low Pass Filter [2006/2007]
- Moog CP-251 Control Processor [2006/2007]
13 - Electro-Harmonix POG Polyphonic Octave Generator [2006]
14 - Line 6 FM4 Filter Modeler [2006/2007]
- Em algumas ocasiões tinha a ordem invertida com o Electro-Harmonix Electric Mistress Deluxe (como quando o POG foi utilizado no setup).
15 - Boss DM-2 [2007]
16 - Electro-Harmonix Holy Grail Reverb [2006/2007]
- Em grande parte da turnê ligado após o Boss CE-1 Chorus Ensemble e apenas no Marshall Silver Jubilee.
17 - Moog MF103 12-Stage Phaser [2006/2007]
- Moog EP-2 Expression Pedal [2006/2007]
18 - Guyatone VT-X Tube Tremolo [2006/2007]
19 - DigiTech PDS 1002 Digital Delay (~125ms) [2006/2007]
- Removido do setup em meados de 2007.
20 - DigiTech PDS 1002 Digital Delay (125~500ms) [2006/2007]
- Muitas vezes era utilizado após o Line 6 DL4 Delay Modeler.
21 - Electro-Harmonix Electric Mistress Deluxe [2006/2007]
- Frequentemente, até meados de 2006, tinha a ordem invertida com o Line 6 FM4 Filter Modeler.
22 - Line 6 DL4 Delay Modeler [2006/2007]
23 - Boss FV-50 Volume [2006/2007]
24 - Boss CE-1 Chorus Ensemble [2006/2007]
- Dividindo o sinal entre os amplificadores.




Amplificadores:

Marshall Major

Marshall Silver Jubilee 25/55
- Ligados em estéreo pelo Boss CE-1 Chorus Ensemble - em grande parte da turnê o Electro-Harmonix Holy Grail Reverb era ligado após o CE-1 e apenas no Marshall Silver Jubilee.




"O Major era bem limpo e o mais alto que nós conseguíamos colocar. Bem agressivo. O Jubilee tinha só um pouquinho de sujeira. Mas também, praticamente limpo. Toda a distorção dele vinha dos pedais. E do seu ataque às cordas. Eu tenho que dizer, eu não sou um grande guitarrista, e quando eu toquei com o rig dele quando nós estávamos montando-o, eu pensei que estava quebrado. Então ele foi tocar, e soou maravilhoso. É meio engraçado. Depois que o Dave Navarro saiu, e o John voltou pra banda, eu estava fazendo alguns trabalhos com outras bandas. Eu tinha acabado de fazer um trabalho temporário para Joe Holmes, com o Ozzy. O rig dele soava perfeito. Muito fácil de tocar. Então, eu montei o rig que o John estava querendo usar, e simplesmente soava errado. Até o John tocar. Eu acho que é por isso que tantas pessoas tem essa dificuldade em conseguir o "timbre" dele. Eu poderia não acreditar se eu não tivesse vivido isso, mas a maior parte do som dele estava em suas mãos. Se eu digo a alguém "é assim que você consegue o som dele..." e essa pessoa tocar, geralmente não soa parecido. Parece loucura, mas é verdade."
Dave Mail 1: Como o Major e o Jubilee interagiam um com o outro?





Marshall Silver Jubilee 25/55
- Ele era ligada diretamente - sem pedais - a Gibson Les Paul de 1969, e regulado com um timbre de overdrive - Slash que inspirou Frusciante nessa maneira.

"O segundo Silver Jubilee era um amp que ficava sozinho. Normalmente sem nenhum efeito. E configurado com um timbre de overdrive. Quase sempre usado com a Les Paul preta. Nós o chamávamos de 'Rig do Slash'. Eu me lembro de um show em LA, John tocando com esse rig, e o Slash bem na frente dele, assistindo da plateia. Eu me lembro de pensar 'Imagino se o Slash sabe que foi ele quem inspirou esse rig'. Irônico."





Todos os cabeçotes eram ligados a caixas Marshall 4x12 com alto-falantes Celestion originais de fábrica.

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