5 de janeiro de 2020

A divisão financeira de uma turnê e o valor ganho por show nos Chili Peppers


Boa parte da renda dos artistas vem das turnês – com os Red Hot Chili Peppers isso não é diferente – porém, o valor delas não é integral da banda. O valor é dividido em porcentagens contratuais e a metade fica para cobrir as despesas geradas pela própria turnê, como Anthony Kiedis explicou em sua autobiografia Scar Tissue, em 2004.
50% para as despesas da turnê;
20% para os empresários;
5% para o advogado;
5% para o contador;
20% que é dividido igualmente para os membros da banda, como afirmou Anthony Kiedis em entrevista – desse valor, 5% é doado para as melhores instituições de caridade (na citação de Kiedis não fica claro se é 5% do total ou 5% dos 20% dos membros da banda, sendo 1% do total).



Conforme relatos, o cachê da banda gira em torno de 1 milhão de dólares para shows fora dos Estados Unidos - supondo que a banda feche uma turnê com 15 shows, ela terá o faturamento de 15 milhões de dólares. Com esses 15 milhões de dólares, desprezando os impostos ou crendo que eles estejam nas despesas da turnê, a divisão ficaria:
7,5 milhões de dólares para as despesas da turnê;
3 milhões de dólares para os empresários;
750 mil dólares para o advogado;
750 mil dólares para o contador;
3 milhões de dólares divididos igualmente para os membros da banda, com 5% encaminhado para a caridade.


- Nessa suposição, cada membro da banda ganha 562.500 dólares (caridade sendo 5% do total) ou 712.500 dólares (caridade sendo 5% do valor recebido pela banda) pela turnê de 15 shows - algo que varia de 37.500 a 47.500 por show. Para a caridade é encaminhado de 300.000 a 750.000 dólares, dependendo da divisão.



Anthony Kiedis sobre a divisão financeira da turnê:
"[Por uma ideia de Flea,] Decidimos doar cinco por cento do que ganhávamos nas turnês para as melhores instituições de caridade que pudéssemos encontrar, fosse para pesquisar a cura do câncer, para hospitais infantis ou programas de música. É uma porcentagem bastante grande, pois metade sempre é utilizada para pagar as despesas da turnê, outros vinte por cento vão para os empresários, cinco por cento para um advogado e outros cinco por cento para os contadores. Falamos com John e Chad e ambos acharam que era uma excelente ideia. Acabou sendo uma mudança incrivelmente positiva e divertida, porque agora temos a alegria de poder ajudar todas essas pessoas. As crianças nos mandam fotos e cartas de agradecimento contando o quanto significa para elas ter tratamento médico, um parque onde brincar ou instrumentos musicais. Foi uma das melhores decisões que já tomamos juntos."
- Scar Tissue - Anthony Kiedis



Kiedis sobre a divisão igualitária:
Como os Chili Peppers mantiveram uma relação de trabalho frutífera por tanto tempo?

"Nunca tivemos nenhuma confusão sobre que tudo deve ser igual: a partilha do trabalho, do dinheiro, da alegria, da dor. Esse foi um grande passo na direção certa para termos o potencial para a longevidade, porque muitas bandas brigam: "Ei, eu escrevi isso!" Temos amor e respeito uns aos outros; nós brigamos regularmente. Nossas atitudes, nossos humores e nossos egos entram em conflito - mas conseguimos superar isso. Somos capazes nos virar. Flea e eu somos como irmãos. Eu acho que o relacionamento nunca vai acabar não importa o motivo, porque você não consegue abandonar seu irmão. Você simplesmente não consegue."
- Anthony Kiedis - Entertainment Weekly - Junho de 2016 


Vale lembrar que isso não é regra para todas as turnês e que a banda realiza alguns shows beneficentes, nesses - como a palavra já diz - nenhum membro recebe cachê.




Pesquisa: Raphael Romanelli

2 comentários:

  1. what the hell does entrepreneur or businessman mean? I think that it's probably interchangeable with lawyers and accountants...which would mean the percentage is double what you've quoted

    ResponderExcluir
  2. I started to say, "that's a good point" then realized it was me, lol.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...