16 de janeiro de 2020

Stadium Arcadium: recriando os tratamentos do solo pelo Audacity


Pelo Audacity, um programa de edição de áudio gratuito disponível na internet e compatível com qualquer computador, tentamos recriar os tratamentos de som feitos em estúdio por John Frusciante com seus inúmeros equipamentos no solo de "Stadium Arcadium" do Red Hot Chili Peppers. Em cinco vídeos, demonstramos como as simulações e edições foram feitas, ensinando como criar o reverb ao contrário e outras façanhas pelo software - o objetivo é mostrar o processo e expor o uso da ferramenta. Ao final da publicação a faixa está disponível sem os tratamentos para que os interessados façam o próprio projeto e crie seus próprios parâmetros.




"No solo [de "Stadium Arcadium"], viramos a fita e passamos o som por um reverb digital EMT 250 vintage, gravado em um canal separado. Quando a fita fosse virada novamente, o reverb estaria invertido e começaria antes da guitarra. Depois, tratamos o som do reverb com um filtro que deixa passar apenas os graves, assim, você não ouve apenas as notas aparecendo da guitarra não-processada, elas ficam girando e o som aparentemente surge do nada."
- John Frusciante para a Guitar Player - Novembro de 2006


Execução e gravação do solo por Bruno Portugal

A nosso pedido, Bruno Portugal (guitarrista da RHCP Organic World Tribute) tocou e gravou o solo de "Stadium Arcadium" por meio de um iPhone X, utilizando sua Fender Stratocaster American Standard (com captadores Seymour Duncan SSL-1), ligada ao pedal Muffsaur da Deep Trip, plugado a um T Miranda Micro 800 (canal JCM800) com uma caixa Marshall 1960V (4x12 Celestion Vintage 30).



Passo 1 - Recriando o reverb ao contrário do solo de “Stadium Arcadium”

Essa gravação do solo foi aberta no Audacity e reproduzida sem adição de efeitos. Após essa execução, a faixa foi invertida e tratada com o reverb do programa (nas configurações apresentadas no vídeo) - com a conclusão da reverberação, a faixa foi invertida, para ficar no seu padrão normal, isso gerou o “reverb ao contrário” citado por John Frusciante, onde o efeito soa antes das notas serem tocadas.

Ao final, a gravação é executada e o “reverb invertido” é demostrado - esse tratamento é muito usado por Frusciante na voz e nos instrumentos (ouça The Empyrean ou Stadium Arcadium) e sempre recebemos perguntas de como simulá-lo, está ai a resposta.


PS: Talvez um pouco mais de reverb seria interessante para o fim do processo.




Passo 2 - Acentuação dos graves e o controle dos agudos no solo de “Stadium Arcadium”

Com a faixa tratada, os graves foram acentuados em 7dB e os agudos controlados em 3dB – Frusciante fez semelhante. Após a conclusão desse tratamento, a faixa é mostrada.





Passo 3 -  Duplicação da faixa e adição dos phasers no solo de “Stadium Arcadium” 

Após moldar os graves e agudos, a faixa foi duplicada (tornando estéreo) para o tratamento do efeito de phaser. A faixa superior (que se tornará o canal direito no próximo vídeo) foi selecionada e invertida, nela foi adicionado um phaser (nas configurações apresentadas no vídeo) – novamente, a faixa foi invertida para ficar no seu padrão normal. Na faixa inferior (que se tornará o canal esquerdo no próximo vídeo) o phaser foi adicionado diretamente (nas configurações da faixa superior).

Com isso, na faixa superior existe um “phaser invertido” e na faixa inferior um “phaser normal”.

Ao final a faixa é demostrada, os dois canais soam com igualdade entre o canal direito e esquerdo. Para melhor experiência, use o fone!


PS: Frusciante usou um filtro nessa etapa - no Audacity, o phaser foi o efeito que mais se assemelhou ao que buscávamos.




Passo 4 - “Stereo panning” no solo de “Stadium Arcadium”

A faixa superior foi totalmente direcionada ao canal direito e a faixa inferior totalmente direcionada ao canal esquerdo. Com a utilização da Ferramenta de Envelope (F2) do Audacity, foi criado um “stereo panning” (PAN) entre as duas faixas a fim de recriar a atmosfera da gravação original do Red Hot Chili Peppers – intercalando cristas e vales, o som viaja entre os dois fones. Ao final do vídeo o trabalho é demostrado. Para melhor experiência, use o fone!





Passo 5 - Ampliação da faixa direita no solo de “Stadium Arcadium”

Na parte final, as faixa direita foi ampliada em 3,1dB (permitindo o clipping). O resultado final é exposto! Para melhor experiência, use o fone!


PS: Um pouco mais de saturação e de reverb iria deixar a faixa mais próxima da original - contudo, com o Audacity e a gravação do solo sem tratamento abaixo, você pode pode baixá-la e realizar esse processo de acordo com sua percepção e experiência.




Stadium Arcadium (solo) - Sem tratamento por Bruno Portugal



Stadium Arcadium (solo) - Com tratamento por Raphael Romanelli






Texto e tratamentos: Raphael Romanelli
Execução e gravação do solo: Bruno Portugal
Programa: Audacity

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...