18 de abril de 2020

Frusciante Collection 39: Estrus EP


Estrus EP é sem dúvidas um dos materiais mais raros disponibilizados por John Frusciante para o seu público. Lançado em 1997, num período sombrio para o artista, o EP (lançado oficialmente apenas em vinil compacto de 7 polegadas e 45 RPM) saiu entre os seus dois primeiros álbuns de estúdio: Niandra LaDes & Usually Just A T-Shirt e Smile From The Streets You Hold

O fato desse EP ser a transição entre esses dois álbuns mencionados é evidente, tendo em vista que faixa 1 (única do lado A), a qual também intitula o álbum, aparece no segundo disco do músico sob o nome Estress, tendo uma nova gravação. Por outro lado, a faixa 2 (única do lado B) traz a canção Outside Space, a qual seus 10 primeiros segundos está presente no final de Mascara, faixa essa do primeiro disco de John.

Importante lembrar que Estrus EP teve uma tiragem limitadíssima, de aproximadamente 400 a 500 cópias, as quais poderiam ser adquiridas diretamente com a gravadora, Birdman Recording Group, Inc. Apesar desse número pequeno, há outras fontes que o diminuem ainda mais, informando que a prensagem foi de aproximadamente 150 unidades.

Em razão dessa limitação, e também pelo tempo desde o seu lançamento, o EP possui um preço elevadíssimo, de modo que a unidade mais barata disponibilizada em sites especializados chega a custar US$ 325,00 (aproximadamente R$ 1.701,86), sem contar o valor do frete e possíveis encargos de importação para o Brasil.

Trazendo algumas curiosidades acerca da unidade em específico que vamos apresentar, ela foi recebida pelo nosso site em agosto do ano passado, depois de ter sido adquirida com muita dificuldade. O vendedor, britânico, abriu um leilão, tendo sido nós os vencedores. Ocorre que o mesmo tinha a intenção de vender apenas para compradores do Reino Unido, o que gerou o cancelamento do anúncio e o consequente estorno do nosso pagamento.

Após algumas conversas realizadas diretamente com o vendedor, conseguimos proceder com o envio do EP para o endereço de alguns familiares na Inglaterra. Logo em seguida, esses familiares, por meio de um amigo que estava indo a Portugal, entregou o disco para outra pessoa da família nesse outro país. Posteriormente, esse último familiar entregou a unidade para um amigo nosso que estava coincidentemente vindo ao Brasil. Ou seja, uma jornada e tanto!
Dá para perceber pelo relato acima que o transporte via correios se deu apenas na Inglaterra, o que nos possibilitou receber esse disco em praticamente uma semana e meia aqui no país!

Como lembrança dessa aquisição, segue abaixo a cópia do e-mail enviado pelo eBay que traz alguns detalhes dessa transação:



Sem mais demora, seguem abaixo as fotos de Estrus EP:






Deixamos vocês com a foto conjunta da capa e do EP. Aguardamos vocês no próximo Frusciante Collection.



Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

Agradecimentos: Bete e Dani Silva, Leda Pedras e Victor Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...