21 de julho de 2020

Don Zientara discute a experiência de trabalhar com John Frusciante em DC EP


Don Zientara, produtor e engenheiro de som, discutiu a experiência de trabalhar com John Frusciante em DC EP, em uma entrevista com o cineasta e youtuber Daniel Sarkissian. DC EP, como o nome diz, é EP de Frusciante que foi gravado no Inner Ear Studios, propriedade de Zientara, nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2004. Além do estúdio, Don Zientara foi responsável pela engenharia de som desse trabalho que foi lançado em 14 de setembro de 2004.



Então outro artista notável com quem você trabalhou foi John Frusciante, gravando um álbum dele em 2004 numa época em que ele ainda fazia parte dos Red Hot Chili Peppers. Havia algum conflito de agenda enquanto vocês procuravam tempo para gravar? 
"Não que eu soubesse, nós não costumávamos falar sobre qualquer conciliação de agenda. Ele apareceu por mais ou menos uma semana e gravamos o álbum (chamado DC EP), mas não falamos sobre agenda. Maioria dos profissionais com quem trabalhei tinham um “foco artístico”, eles sabem exatamente a direção que querem seguir, vão como um “laser” e não se distraem por nada.

Eu não me preocupava com a agenda do John, não era meu problema e ele nunca mencionou isso... nós apenas focamos em criar as músicas e nada mais importava."

E como exatamente a relação entre você e John começou?

"Eu não conhecia John, foi Ian (produtor e membro do Fugazi e produtor do DC EP) que o apresentou. Os Chili Peppers tocavam com o Fugazi e creio que assim os dois rapidamente se tornaram amigos. Quando John decidiu que queria gravar outro álbum, creio que ele procurava algum “tema DC” e Ian o trouxe para o estúdio e assim trabalhamos." 

Como foi trabalhar com ele em estúdio? 
"Foi ótimo... ele é ótimo, bem relaxado. Basicamente, quando ele descobriu exatamente o caminho que ele queria seguir e como seguir, nós apenas o acompanhamos. Eu sempre achei que a performance é um dos principais aspectos nesse trabalho, eu não ligo se você possui equipamentos multimilionários que possam soar fabulosos, mas você precisa ter uma boa performance.

Isso foi apenas uma das coisas que aprendi enquanto trabalhava com pessoas incrivelmente talentosas e que sabiam o que estavam fazendo, eu apenas as observava e aprendia coisas como focar no que é importante para cada música em específico ou o que é importante para o projeto/álbum em que estamos trabalhando e ajudar essa ideia à florescer. Eu aprendi que isso é mais precioso do que ter um bom “hi-hat” soando e essas coisas.

[...] Hoje em dia é muito fácil de se conseguir qualidade (gravando um álbum) com toda a tecnologia à nossa volta, porém as pessoas esquecem que você também pode fazer um ótimo trabalho com equipamentos mais simples e soar muito melhor apenas por causa da performance, eu mesmo já fiz isso."






Tradução: João Pedro Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...