19 de janeiro de 2021

Frusciante Collection 48: What Hits!? (Formatos Digitais)

No final do ano passado trouxemos para vocês uma análise dos formatos analógicos da coletânea What Hits!?. Se você não conferiu, é só clicar aqui. Nessa postagem traremos dois novos formatos, que até então não foram mostrados em nenhum Frusciante Collection!

Sem mais enrolações e partindo para o que interessa, apresentamos para vocês a versão em CD em jewelcase (case de acrílico). Como podem perceber abaixo, essa versão é bem simples, contendo um encarte com as artes num tamanho menor:






Além de ter sido lançada em VHS, alguns anos depois, com a popularização das mídias digitais, What Hits!? foi lançado numa versão em DVD. Assim como naquele primeiro formato, a coletânea nessa mídia traz alguns clipes dos Chili Peppers, além de versões ao vivo de faixas de álbuns da era EMI, sendo uma delas com Hillel Slovak (vocalista da formação original da banda):






Em razão do relativo sucesso com a coletânea, a gravadora EMI lançou What Hits!? em boxes, os quais contêm versões do álbum em CD, DVD e também a versão remasterizada do álbum Mother's Milk de 1989 dos Chili Peppers. Como podem notar, a primeira versão (nacional, mas com distribuição em outros países) que será apresentada é maior, simulando uma embalagem de DVD, enquanto que a segunda (de distribuição europeia) simula uma embalagem maior de um CD digipack, com artes diferentes nos discos:




















Agora, a cereja do bolo. Com vocês, a seguir, a versão de What Hits!? no formato Longbox! O Longbox nada mais é do que embalagem longa para CDs, amplamente utilizada na década de 1980 e no início da década de 90 nos Estados Unidos. A venda desse formato se deu em razão da substituição dos LPs (que tinham uma embalagem maior) pelos CDs (com uma embalagem menor). Muitos alegam também que a venda nesse formato servia para os vendedores evitarem furtos em suas lojas, tendo em vista que o CD era muito menor em comparação com um disco de vinil.

Nesse formato, a parte superior não continha absolutamente nada, de modo que o CD vinha na parte inferior. Hoje em dia é extremamente raro achar Longboxes (esse, em especial, é um dos mais difíceis dos Chili Peppers), tendo em vista que muito compradores só se interessavam pelo CD e jogavam foram essas embalagens. Para vocês, as fotos de What Hits!? no formato Longbox:





Para finalizar com chave de ouro, traremos uma mídia pouquíssima conhecida no Brasil: o Laserdisc (ou LD). Conhecido por ser o "pai do DVD", o LD foi o primeiro disco óptico de armazenamento de áudio e vídeo disponível ao público, tendo sido bastante popular no início dos anos 90 nos Estados Unidos e no Japão. A seguir, apresentamos para vocês a versão japonesa do LD (com OBI, inclusive) de What Hits!?, que traz os vídeos da mesma versão em DVD:










Como o disco é espelhado, acabou sendo refletido o quadro com a arte de Mother's Milk. Em breve esse álbum será analisado aqui no Frusciante Collection!

Enfim, deixamos vocês com uma foto de tudo o que foi apresentado hoje. Na segunda, vejam a diferença do LD para o CD. É praticamente a mesma coisa que comparar com um LP (vinil):



Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

2 comentários:

  1. Li todas as postagens desse site maravilhoso de 2017 em diante nos últimos 4 dias. Que trabalho fantástico que vocês fazem.

    Fiquei com vontade de ter todas as fitas cassetes da banda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando, muito obrigado pelo seu feedback.

      Algumas fitas você consegue comprar pelo eBay ou pelo Discogs. Outras aparecem no Mercado Livre (esse mesmo que vos fala já vendeu algumas por lá), mas da última vez que vi, não tinha mais nenhuma disponível no site.

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...