17 de julho de 2016

1958 Gretsch 6136 White Falcon

Vincent Gallo era proprietário dessa Gretsch 6136 White Falcon '58 e em 1998 a encontrou para John Frusciante a comprasse, após a ter vendido. Nessa época ela era avaliada em 17 mil dólares, como o Frusciante afirmou em entrevista a Total Guitar em 2004. Vincent Gallo encontrou várias outras guitarras para Frusciante, nessa lista estão as suas Telecasters, uma Rickenbacker 1961 usada por James Burton, uma Gibson ES-175 idêntica a de Steve Howe em Close To The Edge e a SG Custom 1961.

Ela sempre foi citada por Frusciante como sendo de 1955 ou 1957, porém ela é de 1958 e possui o número de série 26310.

Existe uma guitarra que você está particularmente ligado?
"Sem dúvida, uma Gretsch de 1957 [nota: na verdade de 1958] que Vincent Gallo me ofereceu há um tempo atrás. Ele havia vendido a uma pessoa, e em seguida, comprou dele novamente para oferecê-la para mim! Eu a usei no clipe de Californication e uso muitas vezes quando estou no palco."
Rock Mag (França) - Março de 2004

As versões de estúdio de "Otherside", "Californication" e "Tear" foram gravadas com ela. Frusciante utilizou ela ao vivo com os Red Hot Chili Peppers em "Otherside" e "Californication", entretanto, pouco após o inicio da turnê de Stadium Arcadium, Frusciante passou a usar as Stratocasters em "Californication".  Na apresentação em Hamburgo na Alemanha em 07 de junho de 2002, Frusciante optou em tocar "Don't Forget Me" com ela - pela única vez.

Citações sobre a Gretsch White Falcon de 1958:

"[Em "Oherside"] É uma Gretsch White Falcon '55 através do Showman e uma caixa Marshall 4x12."
- Guitar Player (UK), Setembro de 1999

"Eu também usei esta Grestsch White Falcon '55 - é o tipo de guitarra que Matthew Ashman usa no Bow Wow Wow e Malcolm Young costumava usar no AC/DC - para "Californication" e "Otherside"."
- Guitar One (USA), Setembro de 1999

"Eu usei a Gretch White Falcon - que é uma guitarra realmente incrível - em algumas faixas, como "Californication" e "Otherside". "
- Total Guitar (UK), Outono de 1999

"Como Ashman, Frusciante gosta da Gretsch com encordoamento .012, e usa em "Otherside", "Californication" e nas seções da melodia de "This Velvet Glove"." – J.D. Considine
- Guitar World (USA), Julho de 1999

"A [Gretsch White Falcon 55'] eu só usei em Tear."
- Tonal Telepathy, Agosto de 2002

A única exceção de destaque foi a faixa "Tear", na qual John usou sua Gretsch White Falcon antiga. Ele obteve esta guitarra em especial com a ajuda de seu grande amigo, ator e músico, Vincent Gallo. "Exato, Vincent encontrou uma dessas pra mim. É uma ano 1957 [Nota JF effects: na verdade se trata de uma 1958], e costumava ser dele, mas acabou a vendendo para alguém que ele teve que comprar de volta. Ele é um grande articulador e negociador, sabe?", conta John, sobre o amigo. "As pessoas o conhecem como ator e diretor, mas sua verdadeira ocupação é como articulador e negociador!", John sorri, enquanto fala. "Ele negociou com o cara e fez drama para ter a guitarra de volta".

Você queria a guitarra por ser bonita? "Não! Eu queria uma dessas pois Mattew Ashman, guitarrista do Bow Wow Wow, usava uma. A dele não era dos anos 1950, era dos 1970, e era por isto que eu queria a guitarra. Naquela época Mattew e Bernard Summer, do New Order, eram os dois guitarristas por quem eu era fascinado".Guitarist Magazine (UK), Junho de 2003

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...