25 de fevereiro de 2018

A versão de "While My Guitar" do Wu-Tang Clan com Frusciante e Dhani Harrison


Em 2007, o Wu-Tang Clan, liderado por RZA, fez uma versão de “While My Guitar Gently Weeps”, dos Beatles, em “The Heart Gently Weeps”, no disco 8 Diagrams. Em vez de samplearem a música, eles fizeram melhor: chamaram John Frusciante pra tocar guitarra, e convidaram Dhani Harrison, o único filho de George Harrison, para tocar violão.






"Eu decidi colocar essa música no meu álbum. E olha só: Eu estava com Michael Austin e soube que Dhani Harrison é como membro da família para ele.

Michael então ligou para Dhani e disse a ele, se referindo a mim: "sabe como quem eu estou aqui?". E em seguida me disse que Dhani era um dos meus maiores fãs.




Dhani não era apenas meu fã. Ele sabia sobre cada sample que já fora usado pelo Wu Tang. Ele era um fã de verdade!

Eu então tive a chance de me encontrar com Dhani e  disse a ele que queria gravar a música (While My Guitar..) e queria ele tocasse nela. Conversamos e oito meses depois nós gravamos.

Fiz um papel no filme "American Gangster" e nessa oportunidade, Russell Crowe,  o protagonista, me presenteou com um violão Gretsch de 1961, em estado impecável.





Liguei para Dhani e disse: "Eu quero você toque violão nessa música. Já tenho John Frusciante para fazer as guitarras solo. Mas, eu quero que você grave com meu violão da Gretsch de 1961".

Eu disse a Russel que o presente não seria em vão. Que eu faria história com ele em álbum do Wu Tang, do qual ele era fã, com Dhani Harrison tocando numa música do pai.




Nesta música eu queria que Tony Touch, no seu verso, enfocasse as rimas nas drogas, eis que muitos ótimos guitarristas tiveram problemas com heroína. As cordas das guitarras eram como suas veias. Suas cordas choram, suas veias, seu coração e sua mente choram. Um usuário de drogas choras por estar viciado e um traficante também chora por estar matando pessoas. Ele mata um membro de uma família, deixa um filho sem pai, vê o inferno que causa na sua vizinhança e ele está chorando. O choro é tema desta música e foi assim que as coisas se desenrolaram."
RZA - 07 de outubro de 2007




Tradução: Lucas Carvalho e  Natália Dias ad-Víncula Veado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...