2 de março de 2018

Dave Mail 118: Frusciante - ação, regulagens, molas e afins


Eu estava me perguntando... Como era regulada a ação das cordas na maioria das guitarras do Frusciante? Eu sei que numa entrevista John disse que era "entre alta e baixa", mas não tão baixa (permitindo-lhe dar ênfase nas dinâmicas).

Dave Lee: "Era como ele disse mesmo.

Eu não regulo a ação usando régua ou medidor de espessura. Algumas guitarras apenas soam melhores mais altas ou mais baixas do que outras. Na minha experiência, as regras de medidas para regulagem de guitarra não se aplicam na realidade."

Alta o suficiente para permitir bends de um tom e meio em cada traste sem trastejar, mesmo quando desplugado?

Dave Lee: "Sim."

Como era com barulho das cordas trastejando?

Dave Lee: "Eu não gosto de qualquer barulho de cordas soltas trastejando (quando desplugado). Normalmente tento ajustar o máximo possível pra ficar fora disso. Alguns guitarristas são tranquilos quanto a isso e querem suas cordas o mais baixo possível. Particularmente, isso me deixa louco."

A ação era regulada diferentemente em cada guitarra?

Dave Lee: "Era um pouco. Como eu disse, certas guitarras ficam melhores um pouco mais altas ou mais baixas."

Ele queria que você regulasse a ação (deixando mais alta ou mais baixa) de tempos em tempos ou era praticamente sempre a mesma ao longo dos anos?

Dave Lee: "John não era muito particular sobre a ação em suas guitarras. Então eu as mantinha onde achava que elas pareciam "certas" e ele estava bem com isso. Não me lembro de nenhuma vez em que ele tenha me pedido para regular."

Eu também estava me perguntando como você regulava os carrinhos da ponte, tensor do braço e a configuração das molas nas garras (John preferia cordas apertadas ao invés de cordas soltas?)...

Dave Lee: "Eu sempre deixei a ponte (tremolo) do John apenas com uma leve inclinação para a frente (talvez 1/8 de polegada inclinada para o braço). Para permitir que ele puxasse as cordas ligeiramente, indo com a alavanca para trás. Na verdade, isso foi deixado por Dave Navarro. Ele sugeriu ajustar dessa maneira. Tenho feito isso dessa forma desde então. John nunca questionou isso."




Perguntas por:
- Dennis Varotto

Confira nossa entrevista com Dave Lee: Português | English

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...