21 de março de 2019

O presente dado pela Fender e recusado por John Frusciante


Em julho de 2017, Dave Lee (técnico de guitarra de John Frusciante de 1998 até o final da década de 2000) contou no 100° Dave Mail sobre uma guitarra que Frusciante havia ganhado da Fender quando ele retornou para o Red Hot Chili Peppers, porém ele havia recusado tocá-la por ser nova demais. Dave até tentou deixar a guitarra com um aspecto de mais velha tentando um relic, mas não teve jeito. O destino final da guitarra foi o estúdio da casa de Flea em Malibu e onde Dave Lee guarda a última memória desse instrumento.


"Essa Strat [de 1962] era a que mais trabalhava. E sim. Eu consideraria ela como a principal. Quando o John voltou, a história do Anthony comprando essa guitarra e um amp é verdadeira. Tudo que eu sei é que, nos primeiros shows que fizemos com John de volta à banda foi antes do Californication ser gravado. E ele só tinha essa única guitarra. A Fender nos deu uma nova Strat champagne para usar como substituta. Mas John se recusou a tocá-la. Eu ofereci deixá-la parecer mais velha. Então eu a desmontei. E joguei fluído de isqueiro por cima do corpo. Então ateei fogo nela no beco atrás do SIR Studios em Hollywood.

Na verdade ela ficou com uma aparência muito legal, mas ainda assim ele não quis tocá-la. Então nesses poucos shows antes do Californication quando ele precisava que eu afinasse a guitarra, ele me dava a Strat, e após eu afinar eu entregava ela de volta. Flea disse que esses momentos no show ele "causava uma distração" para o público, enquanto eu afinava a guitarra do John. Uma vez eu lembro que a "distração" era o Flea fazendo uma dancinha com Clara que na época tinha uns 6 anos. Um sistema estranho, mas funcionava. Essa Strat queimada estava pendurada no home studio do Flea em Malibu da última vez que a vi."




Até a presente data nenhuma foto dessa guitarra stratocaster champagne era conhecida - porém, como nossa pesquisa nunca tem fim, encontramos em nossos arquivos uma foto tirada em 2002 de Flea e Fender rejeitada por John Frusciante, no mesmo local onde Dave atribui a sua última memória.









Agradecimentos pelas últimas três imagens: RHCP France e Wesley Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...