24 de dezembro de 2019

A amizade entre John Frusciante e Josh Klinghoffer nos últimos 10 anos


Quando Frusciante deixou os Red Hot Chili Peppers pela segunda vez, Josh Klinghoffer foi a escolha direta para banda - nunca houve audições para o cargo. Contudo, a relação entre os dois amigos se distanciou com a entrada de Klinghoffer na banda e o último encontro público dos dois aconteceu em um show com Flea e Stella Mozgawa, no Troubadour, em 04 de setembro de 2008.



John Frusciante nunca citou Klinghoffer após ele ter se juntado aos Chili Peppers em outubro de 2009, apenas falou que continuava amigo de todos da banda, em uma conversa com fãs no Tributo a Johnny Ramone em agosto de 2019. Já Klinghoffer, com o fluxo constante de perguntas sobre seu antecessor, foi bem honesto em falar sobre a relação entre os dois após sua entrada na banda - sempre demonstrando muito respeito e admiração a Frusciante:



"[As relações com Frusciante] não são boas e não são ruins. Eu diria que não há muito de uma relação no momento. Entre nós, em um certo momento, houve um tipo de vazio - ele tentou se distanciar do grupo o máximo possível, e eu, ao contrário, tive que aprender a viver nele. Nós não brigamos, só que de alguma maneira nossos caminhos se separaram. Eu acho que um dia nós iremos novamente nos comunicar bem. [...] Sim [eu gostaria de compor com ele novamente], definitivamente."
- Jornal Metro - Julho de 2016
"Ele está fazendo sua própria música em casa. Ele e eu não nos falamos há anos, pelo fato de ambos estarmos fazendo coisas que o outro quer estar distante. Se eu vou estar nessa banda, já é o suficiente que eu tenha que subir num palco e tocar as canções escritas por alguém que era tão próximo de mim, e fazê-las ficarem do meu jeito. Do mesmo jeito pra ele, ele queria ficar distante dessa banda. Se ele e eu estivéssemos nos falando o tempo todo, seria muito difícil pra ele manter distância da banda.

Eu acho que iremos nos falar um dia, eu ainda tenho todo o amor que eu sempre senti por ele, eu só acho que para o bem de nós dois, nós precisamos não estar de frente com o que o outro faz. Não vou nem falar do fato que tenho certeza que muitas pessoas gostariam que ele estivesse aqui, e não eu. Se eu estivesse falando com ele toda noite, seria estranho."
- Pirate Rock 95.4 - Setembro de 2016


"Não [mantenho contato com Frusciante]. Nós dois estamos muito ocupados. Honestamente, seria muito estranho, eu, tocar com os Chili Peppers e ainda conviver com John. Eu acho que pra ele, isso não rolaria de forma natural também. É melhor manter uma distância, na minha opinião. [...] Sim, [nós éramos melhores amigos,] com certeza. Na vida particular. Mas não são meus planos ficar sem falar com ele até o dia em que eu morrer. Nós decidimos trilhar caminhos diferentes. Seria estranho se eu e ele conversássemos pessoalmente. Especialmente para mim, que tive alguns problemas com este novo álbum. Eu não posso ligar pra ele para reclamar "disso ou aquilo" e contar como eu me sinto mal a respeito de certas coisas. Por que mostrar minhas fraquezas? Por que ele deveria ouvir isso? E o quanto doloroso isso seria para ele? Eu acho que nos deveríamos por as coisas às claras entre nós."
- Gitarre & Bass (Alemanha) - Novembro de 2016

“Toda essa coisa [de entrar nos Chili Peppers] é estranha e eu nunca poderia imaginar que aconteceria. Eu não poderia imaginar que eu fosse estar fazendo isso anos antes de acontecer, mas, você sabe, a banda não tem sido nada além de acolhedora e apoiadora de tudo que eu quis fazer e, quando eu penso por eles, a relação deles com a banda, com os quatro com John no passado se tornou o que se tornou e acho que eles estavam empolgados em fazer isso com uma pessoa nova, com uma nova energia. O único ponto negativo é que é como se alguém tivesse pressionado o botão de pause com a minha amizade com o John quando eu entrei na banda, mas faz sentido para mim.”
- CTV - Julho de 2017



O último trabalho de colaboração entre eles foi The Empyrean, álbum de Frusciante lançado em janeiro de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...