6 de fevereiro de 2020

A primeira guitarra de Frusciante no Red Hot Chili Peppers


Existe muita confusão sobre essa primeira guitarra usada por John Frusciante no Red Hot Chili Peppers no ano de 1988. Com a analise de imagens e de vídeos, chegamos a conclusão que essa guitarra em questão foi fabricada pela Performance Guitar (empresa de Kunio Sugai que antes era consultor técnico da Fender), em algum momento da década de 1980. Essa guitarra é um modelo bem diferente das Kramers - marca que ela erroneamente é atribuída -, sobretudo, pelo braço que era em maple e envernizado até o headstock (com a inscrição da Performance), com escala de 24 casas (sendo a última com dupla marcação) e em forma de quadrilátero (a parte da escala mais perto ao corpo era reta como as Ibanez).









A Performance Guitar é famosa por ter desenvolvido uma guitarra para Frank Zappa (usada por ele de 1984 a 1988) e ter vendido quatro guitarras de 24 trastes para o Steve Vai em 1986 (sendo usadas por ele na turnê de Eat em and Smile com a The Dave Lee Roth Band), foram elas que originaram o protótipo da Ibanez JEM. Como Frusciante tinha muita influência desses dois guitarristas, por algum motivo ele acabou encontrando essa guitarra e usando ela nos seus primeiros shows com o Red Hot Chili Peppers.




Essa guitarra é mostrada na casa de Frusciante no documentário Stuff feito em 1993 por Johnny Depp e pelo vocalista do Butthole Surfers, Gibby Haynes. Mais tarde naquele ano, casa e todas as coisas de Frusciante lá - incluindo essa guitarra - foram destruídas por um incêndio de origem elétrica.





Vale citar que no começo da década de 2010, Frusciante adquiriu outra guitarra da Performance Guitar. Ele gravou com ela o belo solo de guitarra de "Wayne", uma homenagem a seu amigo Wayne Forman que estava hospitalizado e acabou falecendo antes que Frusciante pudesse presenteá-lo com a gravação em abril de 2014.




Pesquisa: Raphael Romanelli


Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...