4 de abril de 2020

O violão que John Frusciante gravou o álbum Californication



John Frusciante nunca revelou qual violão havia usado para gravar as partes acústicas do álbum Californication, quer dizer, ele também nunca foi perguntado sobre isso. Porém, a Guitar Player (edição de setembro de 1999) trouxe imagens dos equipamentos que Frusciante havia usado para gravar o álbum registradas durante um ensaio da banda na Hollywood Swing House em 1999. Pelas imagens é possível ver um Maton EA80 junto as guitarras que Frusciante usou no álbum e levaria para a turnê, como na época ele não possuía o Martin 0-15, acreditamos que esse violão australiano tenha sido responsável pela gravação das partes acústicas do álbum - "This Velvet Glove" e "Road Trippin'".







Esse EA80 nunca mais foi visto após essa imagem. Contudo, na apresentação do Bridge School, em 29 de outubro de 2000, Frusciante tocou com um violão Maton com cutway - segundo a Gound Guitar seria um ECW80C ou um EA80C.




"Minha configuração usual para violão é usar um Neumann U87 e um AKG C452, mais uma vez a idéia 'microfone bom/microfone ruim'. Você não quer que os microfones estejam perto demais, porque o som vai ficar embolado, então eu os coloquei a alguns pés de distância, apontando logo acima ou logo abaixo do buraco do som - a menos que você queira som de 'Jumpin Jack Flash', violões só precisam ser agradáveis. Eu combinei esses dois microfones em uma pista."
- Jim Scott (engenheiro de gravação de Californication) - Soundon Sound - Dezembro de 1999



Frusciante já aparece tocando o Martin 0-15 no videoclipe de Road Trippin' - modelo que ele iria possuir dois exemplares. A pedido de Rick Rubin, Frusciante usou um Taylor 314ce da década de 2000 para gravar By The Way, mesmo o músico preferindo os Martins. Segundo Dave Lee, uma vez Frusciante falou, 'eu toco todas essas guitarras velhas lindas, por que não posso tocar violões velhos?'. Então eles instalaram captadores Amulet nos Martins e eles começaram a serem usados ao vivo em meados da turnê de By The Way. Eles tornaram os principais violões de Frusciante sendo utilizados na gravação e na turnê do álbum Stadium Arcadium.






Agradecimento: Bruno Portugal
Reprodução da imagem: Kentaro Kiuchi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...