9 de setembro de 2020

Ibanez TS-9: o pedal que passou despercebido pelos pés de John Frusciante

No dia 14 de abril de 1989, os Red Hot Chili Peppers subiram ao palco do Shafer Court na Virginia Commonwealth University para dar um show aos acadêmicos que lá estavam. O fotografo Ronan Chris Murphy registrou algumas imagens da apresentação e mesmo após 31 anos é possível notar algo inédito, e que ainda não esteve presente em nenhum relato na história ou nas pesquisas dos mais aficionados pelos timbres de guitarra de John Frusciante ou do Red Hot Chili Peppers. 

Nessa apresentação, Frusciante usou um Ibanez TS-9, ao lado apenas de um Ibanez WH-10 V1. Por faltar imagens dos outros shows da época, não podemos afirmar que esse pedal foi utilizado em outras ocasiões. Contudo, a história leva a crer que esse pedal tenha sido um presente da Ibanez para Frusciante junto ao Ibanez WH-10 e a duas ou três guitarras, esses últimos com seus usos relatados no álbum Mother's Milk de 1989. No começo junho de 1989, Frusciante já havia começado a usar as Stratocasters da Fender e quebrado as guitarras da Ibanez por um pedido de Anthony Kiedis e de Flea, mantendo apenas o pedal de wah-wah da marca - você pode ler mais sobre isso, clicando aqui.


Vídeo da apresentação em 14 de abril de 1989:



Após parar de usar o Ibanez TS-9, o conjunto de pedais mais conhecido de Frusciante na época foi formado pelo o Boss DS-2 Turbo Distortion, o Ibanez WH-10 V1 e o Boss CE-1 Chorus Ensemble - pedais que estariam quase sempre presentes na carreira dele ao lado da banda.

Agradecimento: Ronan Chris Murphy - RHCP Live Archive

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...