19 de março de 2021

Frusciante Collection 51: Blood Sugar Sex Magik

 

Blood Sugar Sex Magik é talvez o primeiro grande álbum de impacto mundial lançado pelos Chili Peppers. Com apresentação ao grande público em 24 de setembro de 1991, o disco é considerado por muitos fãs como o melhor álbum da carreira da banda. 

Com inúmeras distribuições em diversos formatos em todo o mundo, apresentaremos 4 (quatro) versões apenas em LP para vocês. Começaremos hoje pela versão brasileira de Blood Sugar Sex Magik. O álbum saiu em 2 LPs, haja vista a quantidade de faixas. Seguem as fotos: 











Uma versão raríssima e extremamente cobiçada pelos colecionadores, é a  do álbum em formato LP distribuído na Colômbia. Nesse país, o álbum foi lançado apenas em 1992 e vem apenas em um único disco, motivo pela qual tiveram que ser removidas as faixas: Mellowship Slinky In B MajorThe Righteous & The Wicked e Sir Psycho Sexy. Abaixo, as fotos: 





Em 2011, em comemoração aos 20 anos do álbum, Blood Sugar Sex Magik foi comercializado em 2 LPs vermelhos. Hoje em dia essa versão é bastante rara, com um valor relativamente elevado, sendo também bastante observada pelos colecionadores: 










No ano seguinte, já em 2012, foi comercializada uma versão em LP de 180 gramas, remasterizada das fitas master analógicas, dando uma sonoridade mais próxima ao som reproduzido em estúdio. Essa versão é bastante similar a anterior, exceto pela coloração dos discos: 










Continuando nos formatos analógicos, Blood Sugar Sex Magik também chegou a ser distribuído em formato de fita cassete. A seguir, trazemos a versão comercializada no Canadá: 








Partindo para as mídias digitais, o álbum teve uma ampla distribuição em CD no mundo todo. No nosso país, a reprensagem foi gigantesca, prova disso é o fato de o álbum ter vendido, até hoje, o número de mais de 15 milhões de unidades. A seguir, apresentamos para vocês o CD distribuído no Brasil: 












Um formato extremamente raro e distribuído de forma promocional apenas nos Estados Unidos, é a versão de Blood Sugar Sex Magik em CD Picture Disc. Em rápida análise, o álbum em si é similar a versão convencional em CD, exceto pela mídia, a qual traz as rosas da capa do álbum. Hoje em dia as unidades a venda na internet custam um valor acima de R$ 1.000,00 (mil reais), isso sem levar em consideração a cotação do dólar, frete e eventuais encargos tributários: 





Em 2006, aproveitando o sucesso da banda com o álbum Stadium Arcadium, foi distribuído no Japão uma versão em Mini LP de Blood Sugar Sex Magik. Essa versão imita as artes do LP, todavia no formato de CD
















Em razão de ter sido lançado no início dos anos 90, Blood Sugar Sex Magik também saiu no formato Longbox. Dentre os longboxes da banda, essa é, sem sombra de dúvidas, uma das mais fáceis de serem encontradas na internet para venda. Contudo, sua busca aqui no Brasil é um pouco mais difícil, haja vista não ter havido distribuição desse formato por aqui: 





Por fim, apresentaremos uma das versões mais raras do álbum: Blood Sugar Sex Magik em Minidisc (MD). Esse formato apareceu apenas uma única aqui vez aqui na seção Frusciante Collection (veja aqui). O álbum nesse formato, hoje em dia, é extremamente difícil de se achar, primeiramente pelo preço pedido pelos vendedores e também pelo fato de a sua distribuição ter ocorrido apenas na Alemanha. Trazendo uma história pessoal desse que vos fala, foi necessário perder alguns leilões até conseguir obter uma cópia. Vejam as fotos abaixo: 










Encerramos por aqui mais um Frusciante Collection. Aguardamos vocês na nossa próxima postagem! 


Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...