16 de março de 2020

Frusciante Collection 37: Californication (Formatos Digitais)


Na nossa última postagem trouxemos as versões analógicas de Californication. Hoje, complementamos esse álbum multipremiado com as versões digitais. Sem mais demora, começamos hoje pela versão convencional do álbum em CD. A versão apresentada a seguir é brasileira, todavia, é a mesma que foi comercializada em todo mundo, a qual é baseada na americana. Como se percebe, o encarte é bem minimalista, trazendo as letras das músicas, fotos individuais dos integrantes, bem como a famosa foto do show realizado em Washington DC, em 12 de junho de 1998:















A seguir, trazemos uma versão australiana-asiática. Nela, o álbum vem em 2 CDs: o primeiro traz as faixas convencionais, sendo disponibilizado num CD azul, enquanto que o segundo, no vermelho tradicional, traz as faixas bônus Gong LiHow Strong e Instrumental #2. Na capa, o selo traz a informação: "lançamento australiano-asiático exclusivo, apresentando um CD bônus com 3 músicas extras. 2 CDs pelo preço de 1". Por essa versão, o encarte permanece sendo o mesmo que a anteriormente apresentada:





A versão a seguir foi disponibilizada no Japão. Como de costume, a mesma apresenta um encarte exclusivo em japonês, um OBI, bem como traz a faixa-bônus Gong Li. Todas as canções estão disponibilizadas em apenas um único CD:















A partir de agora, traremos versões que foram lançadas a partir do ano 2000, ou seja, após o lançamento original do álbum (em 1999). A que será apresentada a seguir foi comercializada muito possivelmente no ano 2000, na Tailândia. Nela, o disco vem num slipcase de papelão, ou seja, o álbum em si é apresentado de uma forma diferente. Assim como a versão australiana-asiática, essa também vem disponibilizada em 2 CDs, sendo o primeiro com as faixas convencionais, enquanto que o segundo traz um Video CD (ou VCD) com os clipes de Scar TissueAround The WorldOtherside e Californication:









A próxima versão também é japonesa, contudo, diferentemente daquela primeira, essa traz o álbum em dois discos. O primeiro, como de costume, vem com as faixas convencionais, enquanto que o segundo traz as faixas Gong LiHow Strong e Instrumental #2. Vale lembrar também que além dessas novidades, esse CD traz um OBI, bem como um encarte exclusivo em japonês:










Como se percebe no decorrer dessa postagem, o mercado japonês ganhou várias versões de Californication, o que prova o sucesso que o álbum fez naquele país. A seguir, temos o álbum lançado no formato Mini LP em 2006. Como se vê nas fotos a seguir, o CD remete à versão em LP. Essas características são perceptíveis principalmente no CD em si e no próprio encarte. Além disso, nesse formato também é disponibilizado o encarte japonês, o OBI e a faixa-bônus Gong Li:









Quatro anos depois, em 2010, na Europa, fora disponibilizado a versão de Californication num case de metal. Nessa versão raríssima, as artes da capa e da parte de trás do álbum estão no próprio metal box:





Terminando as versões em CD, em 2011, também na Europa, Californication saiu numa versão extremamente única, em digibook. Dessa forma, o encarte do álbum vem colado no próprio digibook, que conta com um suporte de bandeja de CD de plástico:








Por fim, trazemos a raríssima versão de Californication em MiniDisc (MD). MiniDisc (MD) é um disco ótico normalmente utilizado para armazenamento de áudio digital. A tecnologia foi anunciada pela Sony em 1991 e introduzida em 12 de Janeiro de 1992. Embora o MD tenha tido sucesso, ele não surpreendeu muito nos EUA como a Sony esperava, porém, no Japão e na Europa era um sucesso absoluto, sendo muito popular, tanto que essa versão de Californciation saiu apenas nesse último mercado, mais especificamente na Alemanha.
Atualmente, encontrar uma versão do álbum nesse formato tem sido extremamente raro, haja vista que a sua distribuição foi limitada. Prova disso é que atualmente, nos sites especializados, só existem 2 unidades a venda, sendo que apenas 1 vendedor envia para o Brasil. O valor pedido é de aproximadamente R$ 430,00, isso sem contar o valor do frete e eventuais taxas de importação:






Finalmente terminamos a análise de um dos maiores álbuns da história do rock mundial. Deixo vocês com a foto de tudo que foi apresentado nessa postagem. Até o próximo Frusciante Collection!


Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...