18 de julho de 2016

Encordoamentos


A D'Addario mantém uma parceria com John Frusciante desde 1998.

"O estilo estridente de John Frusciante coloca em teste noite após noite as cordas de sua guitarra. Para o timbre do Red Hot Chili Peppers, durabilidade e consistência, John usa exclusivamente as cordas D'Addario XL."
- D'Addario, 2003

- D'Addario XL - .10 (substituindo a corda E aguda por uma .11)

John Frusciante utiliza .12 na Gretsch White Falcon de 1958. E utilizou .13 na sua Gibson ES-175 de 1950 para gravar partes do álbum Californication ("Porcelain" e o solo de "Get On Top") de 1999.

"Eu uso cordas D'Addario .010 nas minhas guitarras principais, com elas numa altura nem alta nem baixa. Sempre que eu toco uma guitarra com cordas muito baixas, não parece ter muita diferença entre quando eu toco com muita força ou muito suave - o corpo vibra menos. Eu imagino que se eu tocasse as cordas com menos força, provavelmente eu me daria bem com cordas mais baixas. Mas eu vou de extremos, de tocar a guitarra bem suavemente até bem forte, e também existe uma diferença no som entre pressionar a corda com força ou não."
- Vintage Guitar - Abril de 2009

John usava encordoamento D'Addario XL - .10 (substituindo a corda E aguda por uma .11) nas suas stratocasters, teles e jaguar. Na Gretsch ele usava o encordoamento .12, mas ele substituía a mi mais aguda também? Qual o motivo dessa preferencia especifica de Frusciante, tendo apenas a corda mais aguda "fora do padrão" das outras? 
"Nós usávamos .12 na Gretsch. Nós colocávamos uma .11 na corda mi aguda nas outras guitarras para que eles quebrassem menos. E funcionava... na maioria das vezes."

Os encodoamentos das guitarras usadas por Frusciante eram trocados em todos as apresentações?
"Na '62 e na Tele, eu trocava as cordas pra cada show. As outras podiam passar dois ou até três shows sem trocar porque elas só eram usadas em uma ou duas canções."
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Dave Mail 2 JFeffects - Janeiro de 2017

 "[Passo o dia] Muitas vezes, trocando e ajustando cordas. Eu troco as cordas de cada guitarra em cada nova apresentação. As guitarras do John são todas comuns, e eu tenho um método particular de travar as cordas na tarrachas Kluson.
 John toca com muita força, então tenho que garantir que as cordas estejam bem esticadas. Não temos muitos problemas, considerando que a maioria de seus equipamentos são antigos. Utilizo três afinadores de guitarra: um Peterson Virtual Strobe, um BOSS TU-12 e também um Korg. A precisão é fundamental"
- Dave Lee (técnico de equipamentos de John Frusciante) - Guitarist Magazine (UK) - Junho de 2003

- D'Addario EXP16 Coated Phosphor Bronze, Light, 12-53
- D'Addario EJ16 Phosphor Bronze, Light, 12-53

Esses dois tipos de encordoamentos são usados nos instrumentos acústicos de John Frusciante - como a D'Addario informa em seu próprio site.

Entretanto, em 2014 a Premier Guitar informou que John Frusciante estava usando outro tipo de encordoamento.


- Pyramid Light-Guauge Strings

Possivelmente, esse encordoamento é usado nas Yamaha's SG's e nas guitarras adquiridas recentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...