18 de janeiro de 2018

Frusciante Collection 11: Stadium Arcadium


Hoje, trazemos o último álbum dos Chili Peppers que contou com a presença de John Frusciante. Para vocês, Stadium Arcadium!

O álbum foi gravado na The Mansion (mesmo lugar onde a banda gravou Blood Sugar Sex Magik) no período setembro de 2004 até dezembro de 2005, tendo sido lançado em 9 de maio de 2006. Como muitos sabem, Stadium Arcadium foi lançado em dois discos (Jupiter e Mars), cada um contendo 14 faixas. Apesar disso, a ideia de Anthony Kiedis seria de transformar o álbum em uma trilogia, lançando as músicas a cada seis meses.

O sucesso do álbum foi tanto, que lhe rendeu a indicação ao Grammy Awards de 2007 em sete categorias, dentre as quais, Stadium Arcadium foi a vencedora em cinco, quais sejam: melhor performance de rock em dupla ou grupo (Dani California), melhor canção de rock (Dani California), melhor álbum de rock, melhor disco em edição especial limitada e produtor do ano (Rick Rubin).

Como de costume, partindo para o que interessa, Stadium Arcadium foi lançado em diversos formatos. Começando pelo LP, o álbum, apesar de ser sido reprensado diversas vezes, teve basicamente duas versões. A primeira, lançada como sendo uma edição de luxo, contendo 4 vinis de 180 gramas e uma outra, mais simples (se comparada a anterior), possuindo também 4 vinis com uma gramatura menor. Vale lembrar que em vinil, o solo de Especially in Michigan é diferente se comparado com a versão em CD. Essa versão você pode ouvir aqui. As fotos dos LPs seguem abaixo:














































O álbum também foi lançado em fita cassete na Malásia e na Indonésia. Seguem as fotos dessa última versão:






Conforme mencionado anteriormente, o disco ganhou o prémio de “melhor disco em edição especial limitada” em razão de a banda ter produzido a chamada “Black Box” do álbum. Trata-se de um material contendo os CDs (Jupiter e Mars), um DVD (com o vídeo e Making Of de Dani California, bem como os comentários da banda de cada faixa do álbum), um livreto contendo a descrição das músicas e fotos da banda, um pião de madeira composto por 4 artes, um saco de veludo contendo bolinhas de gude, um pequeno bloco de notas e quatro pedaços de papel contendo artes produzidas por cada integrante da banda:




















Com relação ao CD, o mesmo foi produzido em dois formatos: digipack e em case de acrílico. Essa última, inclusive, foi criticada por muitos compradores, haja vista que o booklet (livreto), por conter músicas dos dois CDs, acabava por ter um tamanho maior, o que com o passar do tempo, ao retirar o mesmo da embalagem, começava a rasgar:







Deixo vocês com o material completo. Até o próximo Frusciante Collection!



Curtiu essa publicação? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário