18 de janeiro de 2018

Frusciante Collection 11: Stadium Arcadium


Hoje, trazemos o último álbum dos Chili Peppers que contou com a presença de John Frusciante. Para vocês, Stadium Arcadium!

O álbum foi gravado na The Mansion (mesmo lugar onde a banda gravou Blood Sugar Sex Magik) no período setembro de 2004 até dezembro de 2005, tendo sido lançado em 9 de maio de 2006. Como muitos sabem, Stadium Arcadium foi lançado em dois discos (Jupiter e Mars), cada um contendo 14 faixas. Apesar disso, a ideia de Anthony Kiedis seria de transformar o álbum em uma trilogia, lançando as músicas a cada seis meses.

O sucesso do álbum foi tanto, que lhe rendeu a indicação ao Grammy Awards de 2007 em sete categorias, dentre as quais, Stadium Arcadium foi a vencedora em cinco, quais sejam: melhor performance de rock em dupla ou grupo (Dani California), melhor canção de rock (Dani California), melhor álbum de rock, melhor disco em edição especial limitada e produtor do ano (Rick Rubin).

Como de costume, partindo para o que interessa, Stadium Arcadium foi lançado em diversos formatos. Começando pelo LP, o álbum, apesar de ser sido reprensado diversas vezes, teve basicamente duas versões. A primeira, lançada como sendo uma edição de luxo, contendo 4 vinis de 180 gramas e uma outra, mais simples (se comparada a anterior), possuindo também 4 vinis com uma gramatura menor. Vale lembrar que em vinil, o solo de Especially in Michigan é diferente se comparado com a versão em CD. Essa versão você pode ouvir aqui. As fotos dos LPs seguem abaixo:














































O álbum também foi lançado em fita cassete na Malásia e na Indonésia. Seguem as fotos dessa última versão:






Conforme mencionado anteriormente, o disco ganhou o prémio de “melhor disco em edição especial limitada” em razão de a banda ter produzido a chamada “Black Box” do álbum. Trata-se de um material contendo os CDs (Jupiter e Mars), um DVD (com o vídeo e Making Of de Dani California, bem como os comentários da banda de cada faixa do álbum), um livreto contendo a descrição das músicas e fotos da banda, um pião de madeira composto por 4 artes, um saco de veludo contendo bolinhas de gude, um pequeno bloco de notas e quatro pedaços de papel contendo artes produzidas por cada integrante da banda:




















Com relação ao CD, o mesmo foi produzido em dois formatos: digipack e em case de acrílico. Essa última, inclusive, foi criticada por muitos compradores, haja vista que o booklet (livreto), por conter músicas dos dois CDs, acabava por ter um tamanho maior, o que com o passar do tempo, ao retirar o mesmo da embalagem, começava a rasgar:







Deixo vocês com o material completo. Até o próximo Frusciante Collection!



Curtiu essa publicação? Deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. Que sonho poder ter essas edições. Infelizmente hoje no Brasil é muito difícil conseguir um CD sequer, imagina a fita K7.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fernando. Tudo bem? De fato, no Brasil, é um pouco mais difícil, porque as versões de Stadium Arcadium em fita cassete foi apenas na Ásia (acredito que apenas na Indonésia). De toda forma, como já te respondi em postagens anteriores, é relativamente fácil conseguir obter essa fita dando uma pesquisada no eBay ou no Discogs. Tenta dar uma olhada lá, que sempre aparece alguma coisa. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...