23 de maio de 2019

Dave Lee esclarece sobre a desafinação na guitarra em "Scar Tissue"


Como havíamos publicado aqui, o músico e youtuber holandês, Paul Davids, fez um vídeo demonstrando que John Frusciante gravou "Scar Tissue" com a corda B (si) levemente "desafinada". A teoria do Temperamento Justo ou Afinação Justa foi usada para explicar tal fato e ser responsável por colocar as notas em perfeita harmonia. Porém, Dave Lee (técnico de guitarra dos Red Hot Chili Peppers de 1995 a 2007) esclareceu essa história e garantiu que foi um acidente, mas o que não impede que Frusciante tenha percebido e aprovado.


"Ok. Eu fui técnico de guitarra do John por toda sua segunda participação com os Peppers (de mais ou menos 98 até 2008).

Quando ele retornou a banda, ninguém tinha certeza do que iria acontecer. Fizemos alguns shows, então eles foram pro estúdio para compor e gravar o que se tornou o álbum Californication. Como ninguém tinha certeza do que aconteceria, fui trabalhar para o Ozzy e Korn, enquanto os Peppers trabalhavam no álbum. O técnico de bateria da banda, Louie Mathieu, se encarregou de todas as tarefas de backline para a gravação do álbum. Eu posso te garantir que quando a música 'Scar Tissue' foi gravada não se pensou muito na afinação. A afinação levemente fora foi com certeza um acidente. Embora John possa ter percebido como soou, e aprovou.

Eu afinei as guitarras do John todas as vezes que John tocou ela ao vivo desde então. E eu afinava diretamente ao o que meu Peterson Strobe Tuner me dizia. A-440.

Beleza de strato, a propósito!
Ótimo vídeo.
Dave Lee"


Nos comentários, um dos fãs supos se a desafinação foi algo sugerido por Rick Rubin ou por um dos engenheiros, Lee foi enfático ao dizer que não.
Eu me pergunto se a desafinação mencionada no vídeo talvez fosse uma sugestão de Rick Rubin ou de um dos engenheiros.

"Eu duvido. Quando John está gravando, raramente alguém faz sugestões. Não que ele não estaria aberto a sugestões, mas ele geralmente está apenas fazendo a coisa dele. E é sempre muito bom. Então, por que mexer com isso."



Tradução: Bruno Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário