20 de abril de 2020

John Frusciante integrou o Thelonious Monster antes de entrar para o Red Hot Chili Peppers


Como Anthony Kiedis conta no An Oral/Visual History, dá a entender que John Frusciante nunca havia chegado a fazer o teste para o Thelonious Monster antes de entrar para o Red Hot Chili Peppers. Porém, Frusciante não só fez o teste como tocou em algumas apresentações com a banda de Bob Forrest no final de 1988. Frusciante se apresentou com o Thelonious Monster no Cal State Fullerton Pub, em Fullerton, na Califórnia, no dia 23 de setembro de 1988, o que foi anunciado em um artigo do jornal estudantil Daily Titan e gravado por uma das pessoas presentes por meio de um walkman de mão.




Nessa apresentação dividida em dois sets (um às 20h e outro às 22h), os Thelonious Monster tocaram músicas próprias e muitos covers - Frusciante até cantou "Gut Feeling" do DEVO. A banda contava com Bob Forrest nos vocais, John Frusciante na guitarra, Rob Graves no baixo, Chris Hanson na guitarra de apoio e Pete Weiss na bateria. E toda a gravação foi masterizada e disponibilizada para audição e download pelo site archive.org.



Veja no site: archive.org/details/TM1988-09-23/




Setlist:

D1 - 8PM Set (Peter Frampton Set)

Soundchecking
Sammy Hagar Weekend (Cuts In)
Union Street
Real Kinda Hatred
Hang Tough
White Girl
Walk On Water
Oh (No Sense At All)
Gut Feeling (JF On Vox)
Swan Song
Looking To The West
Not Fade Away
See That My Grave Is Kept Clean
For My Lover (Cut)

D2 - 10PM Set (The Germs Set)

Where The Streets Have No Name (Cuts)
Psychofuckindelic
Yer Blues
So What If I Did
Sammy Hagar Weekend
Lena Horne Still Sings Stormy Weather
Try
...And The Rest Of The Band
Real Kinda Hatred
Bad Company
Sweet Emotion
Oh (No Sense At All)
Walk On Water
See That My Grave Is Kept Clean (Cut)





Daily Titan
Volume 49, artigo 12
23 de setembro de 1988

Thelonious Monster irá tocar no Pub CSUF em show raro de diversão e ultraje
Por Cheryl Bealer

Thelonious Monster, famosa pelo seu som eclético, afiado e pelas palhaçadas irreverentes do vocalista Bob Forest, fará dois shows no Cal State Fullerton Pub hoje à noite.

Nomeado a partir do pianista de jazz Thelonious Monk, o grupo recebeu elogios da crítica por seu segundo disco, intitulado “You’re Bummin’ My Life Out in a Supreme Fashion”. O primeiro disco da banda, “Next Saturday Afternoon”, foi gravado com míseros 2,600 dólares e lançou a banda à popularidade nas rádios universitárias e na cena musical underground.

Com uma constante alteração de membros, (Thelonious já incluiu membros do Red Hot Chili Peppers, Circle Jerks, Weirdos and Screamers, entre vários outros) a banda é conhecida por ficar extremamente bêbada e realizar performances em que sangue, cuspe e outras secreções corporais são importantes ingredientes.

Mas, sério, existe um lado socialmente consciente daquilo que de outra forma seria classificado como uma violação rotineira das leis públicas de embriaguez.

Comentando sobre os relatos acerca de sua atitude desagradável para com os funcionários e o pessoal do pub, Forest afirma: “Eu não gosto da forma como a maioria dos donos dos clubes tratam os clientes. Não sabem eles que a principal razão das pessoas comprarem bebida é porque a banda está lá?”

Numa cidade em que o pagamento baixo (ou nenhum pagamento) é um padrão irremediável para as bandas jovens, Forest estava pronto para citar muitos casos em que seu comportamento arrogante era justificável. Mas Forest nunca se preocupa em provar causas no tribunal porque, como ele disse para o dono de um pub uma vez, depois de lhe ter dado vários socos na cara: “Então me processe! Eu não tenho dinheiro algum mesmo!”.

Thelonious Monster fará dois shows no CSUF: às 8 da noite (chamado de “o set de Peter Frampton”), e às 10 da noite (chamado de “o set do The Germs”). 
Ambos os shows contarão com a participação do guitarrista Flea (?), do Red Hot Chili Peppers. Os ingressos custam 4 dólares para estudantes, 5 dólares para não-estudantes, e 6 dólares na porta.




Isso reforça o que Robbie "Rule" Allen disse em entrevista a John Frusciante effects em fevereiro de 2020.
"Bem, como eles o acharam? Ele estava numa banda chamada Thelonious Monster, com Bob Forrest. A melhor turnê do oeste era Thelonious Monster, Fishbone e Chili Peppers. Bob achou esse garoto e disse a eles: “Vejam só como ele é ótimo!”. E aí Anthony roubou esse garoto em três meses [risos]. Foi tipo: "Esse garoto tem que ficar comigo".
- Robbie "Rule" Allen - JF EFFECTS ENTREVISTA - Março de 2020



A primeira apresentação pública de Frusciante com o Red Hot Chili Peppers só ocorreu oito dias depois, em 01 de outubro de 1988, na gravação do programa Paradise Bowl (2HIP4TV), onde a banda dublou tocar "Fight Like A Brave" e "Me And My Friends".





Tradução do Daily Titan: Pedro Saczk


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...