John Frusciante trabalhou com muitos engenheiros de gravação mas nenhuma parceria foi tão grande como a com Ryan Hewitt - ele foi o engenheiro de gravação e grande parte das vezes responsável pela mixagem de Shadows Collide White People ao The Empyrean, e exerceu ambas as funções nos dois álbuns do Ataxia e em Stadium Arcadium do Red Hot Chili Peppers, nesse último dividiu as funções com Andrew Scheps a pedido de Frusciante.
Na última terça-feira, Hewitt fez uma publicação onde se comprometia a responder perguntas sobre o álbum The Will To Death de John Frusciante, álbum gravado em cinco dias e mixado em apenas um dia. Foram dezenas de perguntas recebidas pelo engenheiro de som e que nas respostas ficou claro a admiração e o compromisso com Frusciante em todo o trabalho.
Qual foi o equipamento mais
importante que fez o som dessa gravação soar ótimo? (@nikos_page)
O cérebro e os dedos do John.
Primeiramente, eu gostaria de
agradecer por esse trabalho incrível. Esse álbum é uma obra-prima e John, com certeza, é uma
lenda. Uma pergunta: você ainda tem contato com John? E você está feliz com o
retorno dele ao RHCP? (@jullesaffre)
Estou super empolgado por ele ter
voltado.
Outra pergunta, qual era o set
(conjunto) de bateria e pratos que Josh usou nessa gravação? (@jullesaffre)
Não consigo me lembrar dessa...
Qual a sua música favorita e
por que? Você precisa escolher uma. (@pedrorb94)
A Loop!
E o outro de piano em “Wishing”?
Com certeza um dos meus favoritos. (@maff0_, @aljayc e @alessia_.gigante)
Eu pensava que eram caixas de
música, mas escutando novamente, pode ser que tenhamos feito os loops de piano num
pedal de guitarra e apenas tocado todos ao mesmo tempo! Isso [essa ideia]
surgiu na minha cabeça. A última frase no alto-falante esquerdo revela isso...
Vai ser lançada alguma nova
cópia (prensagem)? (@manelgo_di_sousa)
Eu não sei os seus planos para
esse [álbum].
Um grande fã seu e do John
aqui. Por curiosidade, quantas faixas existem numa única música na sua sessão de
gravação? Para esse álbum, mínimo e máximo. O número faixas são diferentes nas
fases de gravação e de mixagem? Obrigado! (@specsoman)
Nós gravamos num gravador
analógico de fita de 16 faixas, então, tecnicamente, esse é o limite. Contudo,
muitas vezes saltávamos as faixas em conjunto, para que o resultado pudesse ter
uma grande quantidade de harmonias ou qualquer outra coisa. E às vezes,
instrumentos diferentes tocando em momentos diferentes da música podem
compartilhar uma faixa. Podemos fazer o patch dessa faixa no console várias vezes para
poder afetar cada instrumento de maneira diferente; portanto, as faixas na
mixagem podem ter mais de 16 se isso fizer sentido. Algumas músicas tinham
poucas faixas, como “Helical”, por exemplo...
Olá, Ryan, pensei nisso
enquanto estava ouvindo o álbum agora. John já usou algum metrônomo enquanto
estava gravando? Já usou quando Josh estava tocando bateria? E com os Peppers? (@specsoman)
Nenhum click tracks em nada do que eu fiz com
John, exceto uma música do “Stadium Arcadium”, mas eu não lembro qual
delas. Talvez “Animal Bar”.
Existe alguma faixa cortada
(outtakes) ou alguma b-side (lado B)? (@imnotcabronn e (@k0stil)
Eu acredito que não.
“Time Runs Out” foi
gravada ao vivo? E “Helical”? Por que esse álbum foi mixado de uma forma
antiquada/vintage, como algo dos anos 60? Qual a sua música favorita e
por quê? (@collidingfanfares)
Sim, todas as músicas foram
gravadas ao vivo. Sem click tracks. John queria uma vibe dos anos 60, então nós seguimos essa
linha. Sons e arranjos simples. Minhas favoritas são "A Loop"
e "The Will to Death".
Existe alguma coisa na gravação
do álbum que você gostaria de ter tido mais tempo? (@eli_klangsamkeit)
Olhando para trás, eu gostaria
que tivéssemos um pouco mais de tempo para desenvolver os sons na mixagem, mas o objetivo
do negócio era mover rápido e permanecer cru [o som]! Às vezes eu cronometro
quando eu estou mixando para não ficar tão atento aos detalhes e assim eu consigo
manter a vibe se movendo.
Minha pergunta é: Como você se
tornou essa pessoa legal? (@earthtolowen)
Esse álbum, com certeza, é parte
disso!
Quando você o viu pela
primeira vez no estúdio, ele lhe trouxe as próprias demos ou algo do tipo? Ou
ele já tinha tudo na cabeça? Obrigado! (@itstorge)
Eu realmente não consigo me
lembrar, para ser honesto. Eles poderiam ter algumas fitas demo, e eu sei que
eles fizeram isso nos álbuns seguintes, mas eu não lembro de ter ouvido alguma demo
nesse álbum.
O que você usou para os “efeitos”
de “A Doubt”? Particularmente, o som/ruído mais alto na introdução e os
emitidos por volta dos 2:00 minutos. Da mesma para os sons/ruídos em “The
Mirror”. Sintetizadores? Ou pratos com efeitos pesados? (@quiqueg)
A maioria era John usando o seu
sintetizador modular. Esse [equipamento] foi bastante presente nas suas
gravações daquele tempo. Infinitas possibilidades usando como um processador.
Ele ficou altamente criativo.
Você pode falar sobre o
processo de ter as músicas prontas para gravação? Você sabe o tempo que Josh e
John gastaram ensaiando o material antes de vocês irem para a gravação? Muitas
partes foram improvisadas no lugar? Obrigado, Ryan. (@yourmanmaciej)
Eu honestamente não sei quanto
tempo eles gastaram preparando essas músicas. Quando John me ligou para a
turnê, ele disse que tinha mais de 50 músicas para gravar antes de iniciar a
gravação do próximo álbum do RHCP, então nós realmente fomos com tudo e
partimos para o trabalho! As estruturas das músicas estavam todas prontas e
tinham muitos improvisos nos solos e nos overdubs.
Quando nós vamos ouvir a demos
desse álbum? John mencionou que as lançaria em algum momento. (@joachimdalgard)
Nenhuma pista!
Muito obrigado por ter feito
esse álbum. Sempre amei a forma como ele foi gravado e mixado. Eu vi a menção
de que o álbum foi gravado de forma eficiente (não com muitas faixas/pistas) no gravador
de 16 pistas/faixas. Eu espero que você possa responder meus questionamentos:
1. Algum dos takes alternativos
soavam diferente, ou se aproximam de uma forma diferente do take que acabou
indo para o álbum? Você se recorda qual e o que havia de diferente neles? 2.
Você ainda tem acessa às fitas ou apenas John as guarda em seus arquivos? (@mikeynl1038)
Eu tenho certeza que fizemos
inúmeros takes, mas elas eram muito semelhantes [ao que acabou indo para o álbum], exceto pelas
jams, talvez. Elas foram muito bem ensaiadas e arranjadas. Eu não tenho
acesso às fitas.
Que tipo de efeitos você usou
nas músicas, de uma maneira geral? (@doctorketchup)
No geral, quais foram os
microfones da bateria/técnicas de micing que você usou no álbum? Obrigado! (@arthurvermeij)
Mono Overhead, Kick, Snare e um microfone de quarto! Super simples. Sem compressões,
se eu bem recordo.
O que você sente ao trabalhar
com um artista desse? Como eram as vibes? (@alexhdezmt)
Eu não conseguia acreditar que
aquilo tudo estava acontecendo... Ele é um herói para mim, aquilo era
inacreditável. Mas também muito real... Era sempre tudo profissional [negócios]
naquele tempo.
Há alguma história sobre as
letras [das músicas] em que você teve uma conversa com John para entender o
significado? (@ubbomueller)
Eu não achava que eu estava em
posição de perguntar sobre as letras [das músicas] naquele momento. As suas
canções pareciam tão pessoais que eu as deixei em paz. Nos outros álbuns, eu o
fazia algumas perguntas quando eu não conseguia entender algo...
Ótimo álbum! Como foi a
experiencia em trabalhar com John e Josh? Você sabe qual a música favorita do
John desse álbum? (@dresk8mzz)
Super especial! Eu não sei qual a
música favorita do JF.
Como vocês conseguiram os tons
para soarem daquela forma em “An Exercise”? Particularmente, na marca
dos 2:00 minutos? Eles parecem mudar em comparação ao restante da gravação.
(@danzie23)
Aquilo era um Syndrum, eu acho
que é assim como é chamado. Um sintetizador de bateria dos anos 80 que Josh
tocou através de um amplificador que estava na sala com o kit.
Obrigado por fazer isso, Ryan.
Eu tenho algumas perguntas, se você não se importar em responder mais de uma:
1) Em "An Exercise", como você conseguiu aquele efeito "echo"
na bateria, que acontece aproximadamente no minuto 1:45? 2) Como você conseguiu
o som no minuto 4:24 no outro de “Loss”? 3) Como você fez os sons ao fundo de “A Doubt”? 4)
Quais as principais lições de vida, musicais e não musicais, que você aprendeu
ao trabalhar com John? (@p2536p)
1. Se você está se referindo
acerca da bateria eletrônica, Josh passou o amplificador pela sala. 2. Um dos
teclados de John, talvez um conjunto de cordas, através de seu sintetizador
modular. 3. John fez aquilo por meio do seu modular (módulo?). 4. Eu poderia
escrever um livro! Aquele homem está em um outro plano de nós, meros morais....
De verdade. Eu apenas tentava acompanhar na maior parte do tempo.
De quem foi a ideia de hard panning na música
The Will to Death? Houve alguma discussão sobre isso? (@studio8585)
John queria uma vibe
despojada dos anos 60, então nós fomos em frente! Uma prática que uso até os
dias de hoje.
Para você, como foi a
experiência de aprendizado com esses álbuns? Como foi a experiência de
aprendizado para você com esses álbuns? Você já teve um trabalho eficiente,
conciso e criativo até aquele momento e isso influenciou sua maneira de
trabalhar em outros álbuns a partir de então - qualquer que seja o gênero? (@maxmarkowsky)
Foi, definitivamente, um dos
ensaios mais rápidos e mais decisivos que eu já trabalhei. Até eu me mudar para
Nashville e trabalhar com músicos de estúdio dedicados, eu não tinha gravado
algo tão rápido e preciso desde então... Eu sempre fui ensinado a trabalhar de
forma rápida, mas em TWTD foi como ir para um carro de F1, saindo de um kart!
John gravou os vocais e a
guitarra ao mesmo tempo em alguma das faixas? Se sim, qual tipo de set de
microfone você escolheu? Obrigado por fazer isso! Uma das minhas maiores
influências de todos os tempos. (@wolfejacksonmusic)
Eu não acho que ele tenha feito
[dessa forma], mas eu não posso estar 100% nessa [com certeza].
Não quero ser muito nerd, mas
qual equipamento você usou durante a gravação? Era uma fita de 24 faixas ou algo
menor? Parece que o progresso foi incrivelmente rápido, estou realmente curioso
como você conseguiu tudo isso de forma analógica. Aliás, ainda sou um grande fã
desse álbum, soa tão bem! (@thijn_moons_)
Nós gravamos num Studer A800 de
16 faixas de
2 polegadas. Eu acho que eram 15ips, sem redução de barulho. Mixado a um Ampex
ATR-102 de 1/2 polegada, num console Neve 8078, tudo a mão. Sem automação, sem
computador, nada! A masterização foi diretamente da fita para a laca na Bernie
Grundman Mastering [responsável pela masterização].
Gostaria de perguntar sobre a
música "A Loop". Existe um excesso de muitas partes de guitarra ou é
apenas uma parte com vários efeitos? (@benjaminhayeem)
Como foi o processo para
gravar as guitarras reversas no fim de "A Loop"? Foi difícil?
(@aribronzuoli)
Nós viramos a fita e a tocamos de
forma reversa. John tocou a sua guitarra com o resto da música tocando ao
contrário. Honestamente, eu não consigo pensar nisso do ponto de vista “do negócio”,
mas fizemos muito isso e me acostumei a trabalhar fazendo o reverso. Outra
razão para eu achar que JF tem habilidades muito além das de um “músico normal”!
Como foi trabalhar com John em
comparação com outros [artistas] que você já trabalhou? Existe alguma chance de
você ainda estar em contato [com ele]? (@johncolton__)
Foi uma honra incrível em trabalhar
com o herói da minha infância. De fato, abriu minha mente para vários
conceitos, sejam eles musicais ou não. Sou muito agradecido pelo tempo que
passei trabalhando com ele.
Vai ter algum relançamento em
2020? (@salman19)
Eu não sei.
Você se lembra quais os
efeitos que foram usados em "A Loop" por volta dos 55 segundos?
(@hush.itsme)
Eu acho que foram apenas 3-4
partes de guitarra bem secas.
Fico aqui imaginando, como
foram esses 5 dias? Por quanto tempo você trabalhou por dia, quantos takes, etc?
(@guacamoeley)
Nós trabalhamos 12 horas por dia
com alguns intervalos para almoçar e jantar. John e Josh já haviam ensaiado
tudo antecipadamente, então nós gravamos tudo bem rápido, na maior parte do
tempo.
Em “Helical”, eu sempre
me perguntei se aquele som aos 48 segundos é uma voz/vocal. (@dedwax)
Não me recordo se tínhamos
microfones na sala [de gravação]. Parece dois microfones próximos nos meus
fones de ouvido, então eu não sei!
Próximo ao minuto 2:15 na
música “The Will to Death” eu escuto sinos tocando num volume muito
baixo. Do que se trata? Você se lembra quais pedais ele usou na maior parte álbum?
(@_tutoy_)
Eu não notei percebi nada. Pode
ser alguma ressonância na guitarra? Na verdade não [se lembra dos pedais]...
Acho que não foram muitos.
Qual o seu álbum favorito do
quinteto [que foram lançados naquele período]? Você sabe se existem planos para
relançamento em vinil como ele fez com “Curtains” e “The Empyrean”
nos últimos anos? (@griffinetchison)
“Curtains” é provavelmente
o meu favorito. Nós fizemos [o álbum “Curtains”] na casa de John durante
algumas semanas de sessões relaxantes no verão, se bem me lembro. Não sei se
serão relançados...
Onde vocês fizeram a gravação
desse álbum? (@gemasoft)
No “Mad Dog Studio” em Burbank e no
“The Pass” em North Hollywood.
Você se lembra de quais
microfones foram usados para gravar vocais e instrumentos? Você pegou novas
ideias ou técnicas por trabalhar próximo a John e Josh nesse projeto?
(@jonahematos)
Eu gostaria de dizer que usamos
um Telefunken 251 para a voz, mas não posso ter certeza. Sei que consegui um
250 [modelo do microfone] para o estúdio da sua casa, depois. Há um artigo na Tape
Op Magazine sobre esses registros com todos os detalhes que não me lembro! Inúmeras
ideias e conceitos vieram por trabalhar com John... Ele tem mais habilidade e
conhecimento musical do que a maioria das outras pessoas juntas!
Leia a entrevista de John Frusciante e Ryan Hewitt na Tape Op Magazine, clicando aqui!
Teve alguma música em
particular que foi (mais) difícil de mixar do que as outras? Se sim, qual e por
que? (@love.frusciante)
Eu acho que não... Nós gastamos
cerca de uma hora por música, eu acho! Gravações muito simples limitadas a um
gravador de 16 faixas.
John improvisou algum dos
efeitos ou ele sabia exatamente o que queria e onde queria? (@el_gabi)
Provavelmente ambos! Ele
definitivamente tinha ideias preconcebidas em muitos casos e definitivamente
usou a entropia e o caos do sintetizador modular para trazer essa vibe para a gravação.
Qual é a sua lembrança
favorita com John e Josh? (@chaseparker9)
Assistindo Dave Chapelle e Rick James fazendo sátiras sem parar e rindo de nós mesmos como bobos!
Telecasters e Stratocasters com AC15 e um Fender Deluxe, pelo que me lembro. Eu não acho que tenho os track sheets em algum lugar, mas principalmente mono overhead, kick, snare e espaço para bateria, então o que mais estiver na música! Muito simples e dependente de como construímos uma música em particular...
Como você preencheria as
outras 12 faixas?
Parece um registro bastante mínimo para mim. (@twnsn)
Exatamente. Tudo o que era
necessário...
O equipamento de John era
semelhante à configuração do RHCP? (@mattsamuel700)
Ele usou pequenos amplificadores nesses
álbuns. Ele usou um 2x10 AC15 que tinha um selo de “baixo” nele e alguns Fenders
[guitarras]. RHCP era principalmente grandes Marshalls. [resposta adaptada]
Como foi o processo para
gravar “Mirror”? (@francosebastiangoni)
Essa é difícil. Escutando-a
agora, eu preciso adivinhar! Provavelmente gravamos o piano para os primeiros
versos, depois gravamos a bateria e a guitarra pelo resto da música, editando a
fita para aquelas seções de gravação e depois, o resto do piano. Geralmente fazíamos
o baixo e vocais depois disso, daí então os sintetizadores modulares e outros
efeitos. (Eu estou me forçando ao máximo para lembrar! Isso é um ótimo
exercício). Voltarei a essa questão quando conseguir me lembrar... John cantou com
o seu coração nessa [música].
Eu sempre quis saber sobre a
gravação de “Helical”. É uma das minhas músicas favoritas. (@mufasavp)
Foi impressionante. John e Josh
sentaram no chão do estúdio juntos e apenas improvisaram... Não me lembro se
fizemos várias takes.
Na verdade, eu inventei o nome [da música] quando lhes disse que suas guitarras
entrelaçadas me fizeram visualizar uma sequência musical de DNA, uma forma
helicoidal [“Helical”] ... com certeza John tocou a guitarra com reverb.
Com é ter trabalhado com John
no estúdio, em comparação com os artistas que você trabalhou
anteriormente/desde então? (@jmphale)
Essa não é uma pergunta justa!
Ele é um Deus da guitarra em um outro plano...
Qual a sua música favorita
desse álbum? (@beklemdvertoon)
Eu teria que dizer “A Loop”
ou “The Will to Death”. Os
solos/interlúdios de guitarra em “A Loop” são insanos. A simplicidade de
“TWTD” me mata todas as vezes. Quando gravamos essa música, John pediu
uma vibe do Velvet Underground, uma proximidade real ... Eu acho que conseguimos!
Olá, Ryan, você ainda está respondendo perguntas sobre o processo de gravação de The Will to Death? Eu tenho uma pergunta específica sobre essa faixa. Eu notei que aproximadamente no minuto 2:20 eu consigo escutar um som de uma página virando. Estou correto? John estava usando alguma coisa para lembrar a letra das músicas? Muito obrigado. (@jvictorsangalli)
Não exatamente, mas está correto. Ele estava cantando do seu caderno. Ele deixou isso de forma intencional. Notou bem!
Olá, Ryan, você ainda está respondendo perguntas sobre o processo de gravação de The Will to Death? Eu tenho uma pergunta específica sobre essa faixa. Eu notei que aproximadamente no minuto 2:20 eu consigo escutar um som de uma página virando. Estou correto? John estava usando alguma coisa para lembrar a letra das músicas? Muito obrigado. (@jvictorsangalli)
Não exatamente, mas está correto. Ele estava cantando do seu caderno. Ele deixou isso de forma intencional. Notou bem!
Tradução: João Victor Sangalli
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