26 de agosto de 2020

Frusciante Collection 43: Live Rare Remix Box e The Plasma Shaft


O sucesso estrondoso de Blood Sugar Sex Magik de 1991 colocou os Red Hot Chili Peppers em evidência no cenário musical mundial. Apesar da saída de John Frusciante após meses de lançamento do álbum, a banda ainda era uma das atrações principais em diversos festivais e seus clipes passavam por horas na MTV.

Diante dessa fama, a cobrança por um novo álbum era imensa, todavia, os integrantes estavam na busca por guitarrista definitivo (que acabou sendo Dave Navarro) e ainda tinham que conviver com seus dramas pessoais.

É nesse cenário que, em 1994, as gravadoras lançaram uma série de coletâneas da banda, uma delas, inclusive, já mostrada em nosso último Collection. Se você não conferiu, é só clicar aqui. Hoje, traremos mais duas: Live Rare Remix Box e The Plasma Shaft.

Live Rare Remix Box é uma coletânea europeia, distribuída na Alemanha pela WEA Music (uma divisão da Warner Music da Alemanha), que contém 3 discos: um com faixas ao vivo, outro com faixas raras (b-sides) e um último com remixes. Os discos trazem faixas da era Blood Sugar Sex Magik, exceto por uma canção ao vivo: Nobody Weird Like Me, que pertence ao álbum predecessor, Mother's Milk de 1989. Importante notar que essa faixa, em específico, pertence à EMI, já que os primeiros discos dos Chili Peppers pertenciam a essa gravadora.

Esse box, mesmo sido lançado num período de transição entre mídias analógicas (vinil/LP, fita cassete, dentre outros) e mídias digitais (CD, dentre outros), foi lançado apenas em CD e conta com Frusciante tocando todas as faixas. Além disso, conforme se observa pelas imagens abaixo, apesar de já haver saído da banda 2 anos antes, o disco "Remix" traz uma foto do artista tirada para compor as artes do álbum Blood Sugar Sex Magik:

















Outra coletânea lançada em 1994 foi The Plasma Shaft. De tiragem limitada, originalmente o box foi lançado na Austrália (ou Australasia, conforme informações dos encartes e das mídias), contudo, também houve distribuição no Japão e Alemanha. Diferentemente do álbum anteriormente apresentado, The Plasma Shaft foi lançado tanto em CD quanto em fita cassete. O poster abaixo (que traz Arik Marshall como membro da banda) ilustra a forma escolhida pela gravadora para fazer a divulgação na época:

(Rare Records)

A coletânea The Plasma Shaft foi distribuída pela Warner Music Australasia (a Time Warner Company) e traz em ambas as versões o álbum Blood Sugar Sex Magik, além de um outro, contendo b-sides, faixas ao vivo e remixes. Esse último, inclusive, contém a versão ao vivo de Nobody Weird Like Me (creditada apenas como Nobody Weird (Live)) e Sikamikanico creditada erroneamente como "Sikiamikanico". A seguir apresentamos todas as versões:























A título de curiosidade, achar esses itens no mercado brasileiro é um pouco complicado. Apesar disso, na Europa, Live Rare Remix Box é bastante comum nas prateleiras de algumas lojas do ramo e principalmente on-line. Por outro lado, The Plasma Shaft é um pouco mais complicado, pois seu mercado ficou praticamente limitado na Austrália. Sua versão completa em cassete (contendo o box e ambas as fitas), então, nem se fala.

Deixo vocês por aqui. Até o próximo Frusciante Collection.


Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...