15 de setembro de 2020

Ibanez SF-5: o pedal preto misterioso de Frusciante em 1990



Em 26 de junho de 1990, os Red Hot Chili Peppers tocavam em Kawasaki, no Japão, para um show da turnê de Mother's Milk que foi todo gravado e hoje está disponível no YouTube. John Frusciante na ocasião utilizava cinco pedais que foram registrados em algumas imagens do show: um Boss DS-2 Turbo Distortion, um Ibanez WH-10 V1, um Boss CE-1 Chorus Ensemble, um Boss RV-2 Digital Reverb e um pedal preto de característica semelhante a série Soundtank da Ibanez.

Em 2020, após 30 anos dessas fotos, ainda existem dúvidas sobre que pedal era esse de morfologia estranha que parecia envolvido por fitas adesivas pretas e com um cabo que passa por cima dele (dando a impressão de que o input e o output sejam laterais). Pois bem, com base em comparações e depois de uma conversa com Robbie "Rule" Allen (técnico de guitarra de Frusciante na época e que descreveu o pedal como "um fuzz preto que não lembro o nome"), chegamos a conclusão que o pedal em questão está mais próximo de ser um Ibanez SF-5 60's Fuzz - até levando em conta a ligação que a marca possuía com Frusciante desde a sua entrada para o Red Hot Chili Peppers.

O Ibanez SF-5 60's Fuzz foi produzido em carcaça de metal entre 1989 a 1990 e tinha a proposta de ser um Ram's Head Big Muff Pi V2 com um circuito de tone diferente possuindo mais médios, o que facilitava seu uso em amplificadores distorcidos. Esse pedal voltou a ser produzido sob o nome de Ibanez FZ-5 60's Fuzz, com carcaça de plástico e com um novo logótipo entre 1992 e 1998, apesar do circuito permanecer idêntico - conforme apontado e demonstrado pela The Big Muff History. A Soundtank era uma linha econômica da Ibanez, em sua segunda leva foi alojada em carcaça de plástico, mas com componentes de alta qualidade.

Ibanez SF-5 60's Fuzz (1989-1990):


Ibanez FZ-5 60's Fuzz (1992-1998):


Fotos: The Big Muff History

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...