Em 26 de junho de 1990, os Red Hot Chili Peppers tocavam em Kawasaki, no Japão, para um show da turnê de Mother's Milk que foi todo gravado e hoje está disponível no YouTube. John Frusciante na ocasião utilizava cinco pedais que foram registrados em algumas imagens do show: um Boss DS-2 Turbo Distortion, um Ibanez WH-10 V1, um Boss CE-1 Chorus Ensemble, um Boss RV-2 Digital Reverb e um pedal preto de característica semelhante a série Soundtank da Ibanez.
Em 2020, após 30 anos dessas fotos, ainda existem dúvidas sobre que pedal era esse de morfologia estranha que parecia envolvido por fitas adesivas pretas e com um cabo que passa por cima dele (dando a impressão de que o input e o output sejam laterais). Pois bem, com base em comparações e depois de uma conversa com Robbie "Rule" Allen (técnico de guitarra de Frusciante na época e que descreveu o pedal como "um fuzz preto que não lembro o nome"), chegamos a conclusão que o pedal em questão está mais próximo de ser um Ibanez SF-5 60's Fuzz - até levando em conta a ligação que a marca possuía com Frusciante desde a sua entrada para o Red Hot Chili Peppers.
O Ibanez SF-5 60's Fuzz foi produzido em carcaça de metal entre 1989 a 1990 e tinha a proposta de ser um Ram's Head Big Muff Pi V2 com um circuito de tone diferente possuindo mais médios, o que facilitava seu uso em amplificadores distorcidos. Esse pedal voltou a ser produzido sob o nome de Ibanez FZ-5 60's Fuzz, com carcaça de plástico e com um novo logótipo entre 1992 e 1998, apesar do circuito permanecer idêntico - conforme apontado e demonstrado pela The Big Muff History. A Soundtank era uma linha econômica da Ibanez, em sua segunda leva foi alojada em carcaça de plástico, mas com componentes de alta qualidade.
Ibanez SF-5 60's Fuzz (1989-1990):
Ibanez FZ-5 60's Fuzz (1992-1998):
Fotos: The Big Muff History
Nenhum comentário:
Postar um comentário