4 de fevereiro de 2022

Red Hot Chili Peppers: "Nós nos sentimos frescos, como uma nova banda"


Em uma entrevista exclusiva, os aristocratas do rock falam sobre o reencontro com o guitarrista John Frusciante e como eles “se empurraram de maneira positiva” para o novo álbum Unlimited Love
Por: Alex Flood
4 de fevereiro de 2022



Anthony Kiedis está rindo – uma risada quente e baixa que soa como uma pantera ronronando. A causa de sua alegria? Uma capa particularmente cômica da NME de 1994 que acabamos de lembrá-lo. Nele, a banda que ele lidera desde o ensino médio está montada em enormes Harley Davidsons sob o sol escaldante da Califórnia. Letras vermelhas (quentes) brilhantes, estampadas na imagem, declaram: “MEIAS E DROGAS E ROCK AND ROLL: OS RED HOT CHILI PEPPERS RETIRAM SEUS CHOPPERS”.

“Lembro-me bem daquela filmagem”, Kiedis gargalha na linha de um estúdio de ensaio em Los Angeles. “Isso foi com o [então guitarrista] Dave Navarro, e foi o Santa Monica Boulevard em Hollywood, Califórnia, não muito longe do belíssimo Hollywood Forever Cemetery. Era um dia ensolarado e Flea tinha uma barba absolutamente grande – e estávamos entusiasmados em nossas motos. Na verdade, formamos um clube anti-motociclismo onde nossos nomes eram Softy, Easy, Gentle and Courteous.”



Mais tarde, em uma chamada no Zoom, mostramos a mesma capa para Flea, que a acha igualmente engraçada. Mas ainda mais divertido para o efervescente assistente de graves é um painel menor escondido no canto superior direito da capa. Exige que os Rolling Stones “LIGUEM SUAS CADEIRAS DE RODAS” na turnê americana daquele ano. Mick Jagger e companhia. estavam então em seus 50 e poucos anos; Flea e Kiedis completam 60 anos este ano. “Acho que é uma sorte que os Stones ainda estejam em turnê então,” Flea ri. “Na época, eles eram pioneiros em ser uma banda antiga – mas enquanto eles continuarem, não parecemos tão velhos!”

Avançando para 2022, quase 40 anos desde que se formaram em 1983, os aristocratas do rock de LA estão de volta à capa novamente – fotografados pelo diretor vencedor do Oscar e amigo pessoal Gus Van Sant. A peça que acompanha, diremos na frente, não apresenta motos. O que ele apresenta é uma revelação exclusiva do novo álbum dos Peppers, Unlimited Love. Com lançamento previsto para 1º de abril, é o primeiro em seis anos e os encontra reunidos com o guitarrista John Frusciante, que entra e sai da banda desde o final dos anos 80 e apareceu pela última vez na odisseia espacial de sete milhões de cópias vendidas de 2006, Stadium Arcadium.

Repleto de riffs melancólicos, refrões de hinos e melodias suavemente cantadas, Unlimited Love tem muito em comum com outros clássicos da era Frusciante, como Californication de 1999 e By The Way de 2002. No entanto, algumas de suas faixas – a grungy tub-thumper "These Are The Ways", a balada acústica "Tangelo" – são como nada que ouvimos dos Chilis. Este é o som de uma banda perfeitamente afinada com sua história, mas desinteressada em repeti-la.



“Eu realmente não queria contar a mesma velha história que ouvimos nos últimos 50 anos no rock”, diz Kiedis desafiadoramente. “Gostei de chegar em 10.000 direções e ver o que estava lá fora. Não estávamos nos limitando, mas tentando explorar algo que fosse honesto e emocional. Espero que tenhamos dito algo que não foi dito antes, ou pelo menos dito de uma forma diferente do que foi dito.

“O maior evento, honestamente, foi John voltando para a banda. Essa foi a mudança mais monumental em nossas vidas. E Deus estava a fim de tudo e nada.”

Encontramos pela última vez com os Chilis em um clima exploratório. Durante I'm With You de 2011, onde o ex-companheiro de turnê Josh Klinghoffer substituiu Frusciante, parecia uma continuação dos esforços anteriores, 'The Getaway' de 2016 inovou. Temos um piano progressivo em 'Dreams Of A Samurai', um preenchimento de pista de dança salpicado de discoteca em 'Go Robot' e visuais de neon espalhados pelo vídeo para o single principal 'Dark Necessities'. A crítica da NME chamou o álbum de “uma tentativa de seguir em frente”, que levou “seu som em uma direção nova e emocionante”. Naquele verão, quando o Chilis encabeçou o festival de Reading e Leeds, foi, o que dissemos, “um retorno triunfante” “depois de nove anos de distância”.

Em seguida, seguindo uma maluquice, uma turnê global de 18 meses passou em quatro continentes, 29 países e US$ 73,5 milhões, outro álbum foi debatido. Todos começaram a escrever, mas após pouco tempo no processo, Kiedis e Flea perceberam que algo não estava dando certo.



“Estava indo devagar e sem um verdadeiro impulso definitivo para isso. Foi meio que sinuoso”, diz Kiedis. “E então Flea e eu tivemos um sentimento dentro de nós mesmos, independentemente, que era: 'Seria muito bom envolver John de alguma forma nesse processo.' Fazia muito tempo e ele estava se tornando conhecido em nossos círculos novamente depois de ter estado em seu próprio círculo.”

E Kiedis está certo: no final de 2019, o famoso e reservado Frusciante havia saído um pouco mais. Ele estava em contato com Flea – eles até foram vistos juntos em jogos de basquete. No entanto, seu ressurgimento ainda não tinha sido apresentado. Ele passou a última década fazendo principalmente música eletrônica. Ele ainda sabia como ser um Red Hot Chili Pepper?



“Parecia que [voltar] poderia estar no ar”, diz Frusciante hoje, conversando por vídeo da sua “sala de música” em casa em Los Angeles. Ele está totalmente reclinado em uma espreguiçadeira dobrável, enquanto os cabos serpenteiam ao redor dele e nos muitos bits de tecnologia com os quais ele está mexendo. Seu gato, um ragamuffin de cara achatada chamado Francis, regularmente aparece em cena. John sempre foi o mais tímido com a mídia dos quatro – um homem gentil e quieto que se transforma com seis cordas nas mãos – então é reconfortante vê-lo tão relaxado. “Flea colocou a ideia [de voltar] na minha cabeça,” ele continua, “e eu estava sentado lá com a guitarra pensando que eu não compunha nenhuma música rock há tanto tempo. Eu ainda poderia fazer isso?”

Ele não precisava se preocupar. A música que ele escreveu naquele dia era tão boa que se tornou o primeiro single da banda em cinco anos. "Black Summer", lançada hoje, abre com alguns compassos de licks de guitarra simples e tristes, antes que o barítono suave do vocalista Anthony Kiedis assuma o controle. “The archer’s on the run / And no one stands alone behind the sun”, ele canta melancolicamente, até que um riff de esmagar ossos dá início ao refrão eufórico da faixa. Frusciante segue com um solo estridente que sem dúvida agradará os fãs, uma parte dos quais esperava que ele pudesse voltar.



Claro, mais um Pepper no pote significa menos espaço para os outros – e a banda ficou triste por deixar Klinghoffer ir. “Foi uma grande mudança para nós, nos separando de Josh”, diz Flea, sua testa franzida atrás de um par de óculos de aviador gigantes. “Ele está conosco há 10 anos, e foi uma coisa emocionalmente difícil de fazer. Ele não era apenas um grande músico, ele também era um jogador de equipe atencioso e solidário – uma pessoa de espírito comunitário, gentil e inteligente. Mas artisticamente, em termos de poder falar a mesma linguagem [musical], foi mais fácil trabalhar com John. Voltar para uma sala e começar a tocar e deixar a coisa acontecer… foi realmente emocionante.”

Ainda havia um outro homem-chave que eles precisavam recrutar, no entanto. O superprodutor Rick Rubin que colaborou com todos, de Kanye West a Lady Gaga , mas seu sucesso comercial mais consistente provavelmente veio graças aos Chilis. Pots trás dos créditos de todos os discos, exceto um desde Blood Sugar Sex Magik, de 1991, Rubin é para Anthony, Flea, John e o baterista Chad Smith, o que George Martin foi para John, Paul, George e Ringo.


Trazer Rick de volta foi “uma escolha óbvia”, diz Kiedis, apesar de uma temporada de um álbum com Danger Mouse (que girou botões para 25 de Adele e El Camino de The Black Keys) em The Getaway. A presença de Rubin está costurada na tapeçaria da banda, tendo estado presente em quase todas as suas músicas mais memoráveis. Na verdade, ele está tão emocionalmente ligado ao grupo que ver Frusciante de volta ao grupo provou ser demais.

“Fui convidado para o primeiro ensaio depois que John voltou e isso me fez chorar”, Rubin disse recentemente ao lutador profissional Chris Jericho em seu podcast Talk Is Jericho . “Foi tão emocionante ver aquele grupo de pessoas de volta, porque eles fizeram músicas tão boas por tanto tempo e isso realmente me atingiu de uma maneira emocional.”

Infelizmente, assim que essas sessões de prática mágica começaram, elas tiveram que parar. Era o início de 2020 e o COVID-19 assolava o planeta. Escondidos em suas respectivas casas na Costa Oeste, cada Pepper aproveitou o tempo para escrever músicas. Quando finalmente chegou a hora de começar a gravar – um ano depois no lendário estúdio Shangri-La de Rubin em Malibu – eles tinham mais de 100 músicas novas para escolher.



As músicas que entraram em Unlimited Love estão entre as melhores que a banda já compôs. Há uma jam soul "She's A Lover", um jazz bop "Aquatic Mouth Dance", o surf-rock distorcido de "White Braids and Pillow Chair" e a entrada que queima lentamente em "Veronica", que esconde um final épico que deve muito a "Happiness Is A Warm Gun" dos Beatles. Vocalmente, Kiedis nunca soou melhor do que quando ele está combinando poderosos ganchos pop com rosnando punk no futuro grampo ao vivo "Bastards Of Light". A coisa toda parece um renascimento instantâneo.

“Nos sentimos frescos, como uma banda nova”, confirma Frusciante, explicando como uma mudança na perspectiva coletiva ajudou a fomentar a criatividade. “Coloquei muito menos do meu ego nisso do que antes e acho que isso era verdade com todos. Não era tanto uma competição, mas realmente querer dar uma parte de nós mesmos um ao outro [e] estar animado para ouvir o que os outros estavam trazendo. Às vezes, no passado, como em By The Way, por exemplo, ou [álbum de 1989] Mother's Milk, uma pessoa se sentiria sufocada às custas de outra. Desta vez, parecia muito com pessoas que se preocupam umas com as outras e estão genuinamente empolgadas para que todos os outros sejam o melhor que podem ser”.

Kiedis concorda: “A dinâmica foi muito saudável, produtiva e criativa. Às vezes [nós] podemos ser um pouco competitivos demais e isso pode levar à discórdia, mas [desta vez] realmente nos pressionamos de uma maneira positiva”.



Em junho, o quarteto cai na estrada para uma série de datas que inclui a sua primeira turnê de estádios nos Estados Unidos. Eles já tocaram em locais massivos antes, incluindo estádios – três noites esgotadas no Hyde Park de Londres não devem ser desprezadas – mas nunca exclusivamente. Foi ideia de Flea, aparentemente, e ele finalmente conseguiu convencer Kiedis de que funcionaria. “São lugares difíceis de preencher com a sensação que queremos enchê-los”, confidencia o frontman. “Mas queríamos fazer algo que realmente não fizemos. Então, vamos tentar construir um palco bonito e fazer com que pareça certo neste ambiente de grandes dimensões.”

Olhando para o passado em busca de inspiração, Kiedis nomeia o maestro bigodudo Freddie Mercury como alguém que seria bom estudar. O sucesso do Queen em surpreender multidões monstruosas sob as luzes foi, afinal, incomparável. Ambas as bandas também têm histórias de guerra semelhantes de festas nos bastidores: em sua autobiografia de 2004, Scar Tissue , Anthony se lembra de testemunhar uma briga entre a equipe do Ice Cube e os shoegazers escoceses Jesus and Mary Chain , enquanto Freddie era famoso por sua propensão a servir pratos de cocaína nas festas.



A vida da turnê é, sem surpresa, um pouco mais discreta agora: a banda prefere manter as coisas relaxadas antes de bombardear seu público. Longe vão os dias de das noites em claro. “Não somos mais galinhas da primavera!” brinca o baterista Chad Smith. “Todos nós temos nossos próprios quartinhos e temos um [espaço] comum onde saímos juntos… 30 anos atrás era caótico, mas agora só tomamos nosso chá e ficamos sentados lendo o jornal!”

Chad pode se contentar em relaxar até a velhice, mas seu vocalista não parece compartilhar dessa visão. Na faixa do novo álbum "One Way Traffi"', um boogie energético com um groove de hip-hop, ele critica – como diz hoje – contra o “amadurecimento” e “ficando um pouco chato”: “Friends got married, had them dogs / Now they read those catalogues / This commerce makes me nauseous / When did life get so damn cautious?” Tudo isso poderia ser uma reação ao chegar o sessenta?

"60 não significa nada para mim", diz ele, encerrando a pergunta imediatamente. “Eu não coloco muito valor ou peso em aniversários, marcos, números redondos, números ímpares ou números pares.”

Ainda assim, é reconfortante relembrar às vezes. Depois de quase quatro décadas no negócio, os meninos experimentaram seu quinhão de euforia, adrenalina e até perda dolorosa. Tragicamente, o guitarrista co-fundador Hillel Slovak, que Kiedis conhecia desde a adolescência, morreu em 1988 de overdose de heroína (e foi substituído por Frusciante). Os quatro melhores amigos fundadores tinham acabado de começar a construir uma base de fãs cult dedicada graças ao seu terceiro álbum The Uplift Mofo Party Plan, que os viu estrear na parada de álbuns da Billboard 200. O 60º aniversário de Slovak seria no próximo mês (ele, Flea e Kiedis nasceram com sete meses de diferença) significa que sua presença foi mais sentida nos ensaios?

“A energia de Hillel Slovak nunca se desvaneceu de verdade”, diz Kiedis, tomando seu tempo para escolher as palavras apropriadas antes de relembrar um de seus maiores arrependimentos, do final de 1983, quando os Chilis ainda eram um grupo psiquico incipiente com poucas perspectivas. Slovak e o baterista Jack Irons se afastaram brevemente para se concentrar na equipe rival What Is This?, que já havia conseguido um contrato com uma gravadora.



“Eu gostaria que Hillel não tivesse perdido aquela primeira gravação [a estréia auto-intitulada The Red Hot Chili Peppers] no primeiro ano”, lembra Kiedis. “Fizemos alguns programas de TV em 1984 e eu olho para eles agora e penso: 'Droga, eu gostaria que Hillel estivesse lá para isso. Ele foi o criador da banda. Esse era o bebê dele.” Ele faz uma pausa, forçando sua mente de volta ao momento. “De qualquer forma, era para ser do jeito que deveria ser e tudo foi concretizado do jeito que a vida segue… Mas Hillel ainda está lá em nossos corações, sejam 30, 40, 50, 60 ou até 100.”

Caramba! Kiedis acha que vai chegar ao 'Give It Away' como aposentado?

“Eu não passo muito tempo viajando pelo futuro”, ele ri. “Eu sei o que temos que fazer hoje. Temos que ficar muito bons em tocar essas músicas ao vivo e então depende da saúde emocional da banda. A turnê é um dos grandes testes de sobrevivência e vamos ver o que acontece. Estou sempre otimista e não vejo razão para parar de fazer o que estamos fazendo.”



Então, o que vem depois de Unlimited Love e sua volta da vitoriosa ao redor do globo? Não mais seis anos de espera por mais música, por favor?

“Ah, não”, diz Kiedis, com ar de quem dá boas notícias. “Vamos lançar música aos poucos – literalmente. Não se surpreenda se outro carrinho de mão de músicas aparecer em um futuro próximo. Temos muita besteira para atrair as pessoas.” Nós o pressionamos para detalhes extras, mas Kiedis se recusa a dar mais informações. A banda foi muito atingida por vazamentos no passado, então não é surpresa que ele queira manter o silêncio.

  

Frusciante fica mais feliz em dar mais detalhes. Ele diz que há um “plano solto” para um segundo álbum depois de Unlimited Love – e que a banda “gravou quase 50 músicas” durante as sessões com Rubin: “Definitivamente temos material suficiente que amamos”. Ainda mais emocionante, ele acrescenta que este outro projeto “tem uma energia descontraída que é distinta da intensidade do disco que fizemos aqui”.

Se estamos realmente prestes a entrar em uma nova e mais prolífica fase da banda, então Unlimited Love é o álbum perfeito para inaugurar isso. Fresco, destemido e, claro, funky, tem cada vertente do Red Hot Chili Peppers percorrendo seu DNA – além de uma variedade bônus em John Frusciante. Ainda bem que eles não são mais uma gangue de motoqueiros, porque os indestrutíveis da Califórnia não vão desaparecer tão cedo. Eles têm muito o que fazer.

O novo single do Red Hot Chili Peppers, 'Black Summer', já está disponível. 12º álbum 'Unlimited Love' será lançado em 1º de abril.


Fonte: NME - 04 de fevereiro de 2022 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...