Os Red Hot Chili Peppers postaram em suas redes sociais um vídeo de um ensaio da banda. No vídeo, John Frusciante aparecendo solando ao lado de Fora e de Chad Smith. Frusciante empunha a sua Fender Stratocaster de 1961 afinada em Mi bemol (meio tom abaixo da afinação até então usada bela banda), o que pode sugerir que a partir desse álbum a banda venha abaixar meio tom das suas canções para a comodidade dos vocais de Anthony Kiedis.
Como a afinação pode influênciar no vocal do Anthony? Isso é de acordo com o alcance vocal, que pode variar de acordo com os anos? Sou leigo nessa parte hehe fiquei curioso sobre essa "adaptação"
ResponderExcluirCara... o vocal do Anthony até hoje vem em uma crescente técnica. Bem longe dos tempos de gritaria e rap do início dos peppers.
ExcluirEssa coisa de se perder alcance é natural com o passar do tempo, mas os vocais do RHCP nunca foram muito desafiadores.. A tendência é que praticamente tudo que veio depois do Blood Sugar ele consiga tocar por muito tempo ainda.
Tocar, lê-se, cantar***
ExcluirDe maneira geral, após um determinado tempo um cantor não possui mais a mesma potência vocal, devido a velhice, uso de drogas ou bebidas, enfim, a voz muda muito. A exemplo disso, veja o Liam Gallagher cantando as músicas do Oasis em 1996 e, em seguida, assista a performance em 2006 ou 2008. Mudou bastante. Logo, é natural que abaixar o tom dos instrumentos ajudem o cantor a se adaptar novamente à afinação das músicas. Não quer dizer necessariamente que ele não possa mais cantar no tom normal, mas sim que é mais confortável para ele. É uma coisa comum no mundo da música. É bem legal porque dá uma nova roupagem para as músicas já conhecidas. Espero que tenha entendido. Grande abraço!
ExcluirAdorei a resposta, muito obrigado!
Excluir