17 de julho de 2016

Gear: Mother's Milk - Red Hot Chili Peppers

Guitar: Qual o equipamento que usou em Mother's Milk?

John Frusciante: De amplificador eu usei um Mesa Boogie, e eu não sei o tipo que ele é. Mas é dois amps em um. Os botões estão congelados em um bom lugar. Eu posso controlar o volume, mas não posso controlar os agudos ou graves, mas eu não tenho um problema com isso ainda. Mas eu tenho certeza que breve dele vai crescer perninhas e ele irá se afastar de mim. 

Meus efeitos são os mais baratos possíveis. Estou muito frustrado ultimamente porque muitos dos grandes efeitos que têm sido feitos através da história do rock, principalmente nos anos 60 e 70, não são mais fabricados. Os novos são de alta tecnologia, são efeitos digitais e carecem qualquer personalidade. Isso me chateia, porque eu me pergunto se alguém tem o mesmo gosto que eu nos dias de hoje. Se você ouvir os discos antigos dos Beatles ou de Jimi Hendrix, os efeitos que estão lá soam tão bem, e você não mais pode obter esses sons porque eles não fazem mais esses efeitos. E está ficando cada vez mais difícil encontrar esses antigos, porque eles não foram bem construídos e eles quebram com o tempo. Eu uso um pedal de wah-wah da Ibanez [Nota JF effects: Ibanez WH-10], porque ele tem uma gama de sons mais ampla do que os outros wah. Eu uso um Fuzzface, e um pedal de distorção da Boss [Nota JF effects: Boss DS-2] e um phase shifter da MXR [Nota JF effects: MXR Phase 90], e é só isso.

De guitarras, eu tenho um monte de Stratos e uma Les Paul. Tenho Stratos antigas, que são outra coisa. Os japoneses estão comprando todas elas, assim, daqui dez anos vai ser muito difícil de encontra-lás. Então, eu estou tentando compra-las agora, enquanto eu tenho o dinheiro. Eu não toco todas. Eu comprei um Choral Sitar ontem. A música “Do It Again” de Steely Dan utiliza uma. Ela pode fazer coisas incríveis. Eu uso os captadores originais das Stratos e da Les Paul. Eu não gosto dos novos equipamentos porque são tão frios e calculados. Uma vez eu fui ver o John McLaughlin tocar violão com Al Dimeola and Paco de Lucia, e foi ótimo. Ele me surpreendeu com o seu violão, é o instrumento mais simples que você poderia tocar. Então eu o vi tocar com um Synclavier (sintetizador e sampler, fabricado pela New England Digital - a partir de 1978). Foi terrível. Se ele tivesse tocando tudo em sua Les Paul através de um Marshall teria sido lindo, mas com essas enormes configurações e possibilidades de som, você simplesmente não consegue capturar a simplicidade, plenitude e alma do que realmente é o som. É realmente uma pena que o mundo da guitarra está ficando tão tecnológico nos equipamentos e no próprio jeito de se tocar.


"Guitar" - Fevereiro/1991


NOTA:
Pedais usados por John Frusciante na gravação de Mother's Milk:

- Boss DS-2 Turbo Distorcion
- Boss CE-1 Chorus Ensemble
- Dunlop Fuzz Face
- Ibanez WH-10 V1
- MXR Phase 90

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...