13 de outubro de 2016

1959 Fender Stratocaster

Foi empunhada por John Frusciante no começo da turnê do álbum Stadium Arcadium do Red Hot Chili Peppers, tendo o uso notável no AOL Music Sessions em março de 2006 e no show em LA Cigale na França em abril do mesmo ano.

Ela possuía ponte fixa e o braço muito fino em formato de "D" (stratocasters de 1959 e 1960) - o que possivelmente não tenha agradado Frusciante.

Em setembro de 2006, Frusciante por intermédio de Dave Lee, seu técnico de guitarra, pediu para que o luthier Ned Evett trocasse o braço original dela por um braço sem trastes recoberto com vidro. Ned Evett após a modificação gravou dois pequenos vídeos e os adicionou no YouTube. Depois disso, Frusciante não a utilizou mais ao vivo e nem a citou em qualquer entrevista.

Em 2004, ele obteve duas Strats de ’61, uma Fiesta Red e uma Olympic White, ambas usadas na turnê do Stadium Arcadium. No começo da turnê (AOL – março de 2006 e La Cigale – abril de 2006), ele é visto tocando uma Strat em sunburst, aparentemente de 1959. Existem rumores que, como pedido por Frusciante, você pediu a Ned Evett para trocar o braço original da guitarra por um braço fretless recoberto com vidro, mas nas fotos tiradas pela Vintage Guitar em 2009, essa guitarra não aparece. Isso é verdade? Se sim, o que você achou da modificação? Frusciante a manteve? 
"Isso é verdade. Essa que foi modificada era uma guitarra com hard-tail. Eu não me lembro dele ter usado ela na turnê. Ned achou que estávamos loucos por querer modificar uma Strat velha como aquela. Mas nós lhe enviamos a guitarra, e aconteceu que Ned nem conseguiu modificar o braço, porque a treliça era embutida no braço original. Então o Ned colocou um braço construído por ele mesmo (com o fingerboard de vidro) naquela guitarra. Pelo que eu saiba, John ainda tem ela."
-Dave Lee, John Frusciante effects - Dezembro de 2016

Vídeo 1 // Vídeo 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...