22 de março de 2017

Greatest Hits Sessions - Red Hot Chili Peppers


Entre julho e agosto de 2003, os Red Hot Chili Peppers entraram na The Mansion para gravarem o que seria a sessão mais misteriosa da banda. O intuito era escrever e gravar apenas duas músicas para a coletânea Greatest Hist, mas a banda acabou trabalhando em 16 músicas (e há indícios que esse número pode ser maior). Entretanto, com o pouco tempo de lançamento do álbum By The Way e o projeto do Greatest Hits, a banda optou por guardar essas músicas para usarem em um álbum futuro. Isso em primeiro momento agradava John Frusciante - mas com o passar do tempo essa ideia mudou. E sem o laçamento desse álbum, até o momento conhecemos uma pequena parte dessas canções - e existe a especulação se outras tocadas ao vivo ou compostas em outros trabalhos possam ter sido trabalhadas ou retrabalhadas nessas sessões.


“Quando estávamos gravando o Greatest Hits em 2003, a Warner queria algumas musicas a mais. Então nós escrevemos durante uma pausa da turnê na época, e gravamos 16 músicas. Elas não eram todas boas, mas 12 delas provavelmente eram. 
Então nós lançamos o Greatest Hits e excursionamos um pouco mais, e então nós iríamos voltar e escrever mais músicas, e eu pensava, “Vamos apenas escrever outras 10, pegar talvez 7 destas, adicionar estas com as outras feitas, e nós temos um álbum.” 
Eu me lembro que o John pensava “Hmmm... isso foi há 9 meses atrás; eu realmente não vou fazer esse arpejos novamente. Eu estou tocando diferente, escutando coisas diferentes, então eu vou escrever músicas diferentes.” Então há um álbum que nós fizemos que eu não sei se alguém algum dia vai ouvir. Mas nós estávamos certos desta ideia de gravar o que nós estávamos fazendo no momento. E é isso o que é excitante para mim – aparecer nos ensaios e pensar, O que vai acontecer hoje?”
- Chad Smith - Modern Drummer - Setembro de 2011



As músicas lançadas oficialmente pela banda dessa sessão foram: "Fortune Faded", "Save The Population", "Runaway" e Bicycle Song".
"Quando estávamos em casa, fomos para o estúdio de ensaios e depois para o estúdio de gravação. Nossa intenção era escrever e gravar 2 músicas para colocar no nosso disco de maiores sucessos que vai sair em novembro. Mas ao invés disso, nós escrevemos e gravamos 15 músicas e elas arrebentam. Tocamos uma grande variedade de música arranjada em formato de canções que é uma das coisas mais diversas e dinâmicas de sentimento bom que já fizemos. Pelo menos é o que me parece. Não achamos que nós apenas arrebentamos e que funcionaram bem, é o tempo mais rápido em que já gravamos tanto material. E assim foi. Mal posso esperar para vocês todos ouvirem. Nenhum pensamento, apenas arrebentando."
- Flea - Fleamail - 11 de agosto de 2003



"Fortune Faded" já havia sido trabalhada nas sessões do álbum de By The Way e retrabalhada para Greatest Hits - a pedido da Warner Bros para ser o primeiro single. "Save The Population", primordialmente chamada de "History", foi incluída no Greatest Hits por escolha da banda - que a achava uma ótima música.
"Fomos contratualmente obrigados a darem a eles [Warner Bros] duas músicas novas [para a coletânea Greatest Hits]. Na minha opinião, não entregamos nem as duas melhores músicas da sessão, uma dessas foi a música que eles queriam ["Fortune Faded"], eles disseram que só queriam lançar um single, então tivemos que tirar a outra canção que achamos que seria um bom single e vamos guardá-la para o nosso próximo disco, então colocamos uma canção que achamos ser uma ótima música ["Save The Population"], mas que ao mesmo tempo não pode ser um single. Porque eles só planejam lançar um single. Então foi desse jeito que aconteceu. Eu estou de bem com isso. Atualmente as pessoas colocam músicas a mais em coletâneas de sucessos apenas para ter algo para vender pras pessoas que já tem o resto do material."
- John Frusciante - "Fortune Faded" - Outubro de 2003



"Runaway" e Bicycle Song" foram lançadas no iTunes como bonus track do álbum By The Way em 2004 e foram confirmadas a pertencerem a esse grupo de música por Anthony Kiedis e Chad Smith, respectivamente.
"Já está em uma direção diferente (do By The Way). Por um lado, ainda há obviamente um certo elemento funk, mas há também canções que vão mais para o pop. Uma delas se chama "Runaway", e a princípio eu a queria no Greatest Hits. Mas nós decidimos contra isso. Vamos ver como isso se desenrola."
- Anthony Kiedis - MusikExpress - Dezembro de 2003
 "Haviam algumas músicas muito boas que nós escrevemos, e apenas estávamos escrevendo porque queriam que colocássemos duas músicas novas no álbum "Greatest Hits"... Uma delas se chama "Bicycle" e a outra "Fortune Faded"... "Save the Population" era a outra, é isso! Nós fomos e escrevemos 16 músicas. Estávamos no meio de uma turnê e nos levou um mês. A maioria dessas canções não foram concluídas por causa de restrições de tempo, então terminamos provavelmente cerca de 6 ou 7 que o Anthony realmente cantou. Eu aposto que algum dia elas saem em algum tipo de Box Set."
- Chad Smith - DRUMscene - Edição 71, 2013



"Eskimo" e "Bunker Hill" apareceram no single Fortune Faded, sugerindo que ambas fossem faixas das sessões do Greatest Hits, mas na verdade foram gravadas em 2001 para o By The Way e em 1998 para o Californication respectivamente. Comparada com sua encarnação de 2001, a versão lançada de "Eskimo" tem trabalhos de mixagem e overdubs adicionais feitos para ela. Este trabalho pode ter sido feito durante as sessões do Greatest Hits. "Bunker Hill" também parece bem mais "lapidada" do que a versão demo de Californication, e a atmosfera dela é bem diferente do resto do álbum que lhe deu origem.

Quando a banda voltou à turnê do By The Way, em agosto e setembro de 2003, eles começaram a tocar a jam que é conhecida como "Don't You Ever Leave" em seguida de "Throw Away Your Television". Essa jam aparenta ser uma música bem amadurecida, já que a banda a tocou praticamente da mesma maneira todas as vezes até a saída de Frusciante.




Foi dito que as músicas da turnê mundial de 2004, como "Leverage Of Space", "Rolling Sly Stone", "Mini-Epic (Kill for Your Country)" (supostamente gravada para uma coletânea anti-guerra com curadoria de Rick Rubin que nunca foi lançada/também apareceu nos primeiros tracklists pro lançamento do "Live in Hyde Park" entre "The Zephyr Song" e "Californication") e até mesmo performances de estúdio dos covers de "Black Cross" e "Brandy" foram gravadas. Além delas, Flea citou uma canção chamada "Desiree" em uma conversa com um fã em 2006.
"Eu perguntei se eles tinham gravado versões de estúdio de 'Rolling Sly Stone', 'Leverage of Space', 'Mini-Epic', 'Brandy', etc. Ele pareceu surpreso por eu saber sobre a existência delas, e eu o disse que estive no Hyde Park. Ele disse que as gravaram durante as sessões do 'Greatest Hits', com a intenção de colocá-las em um novo disco. Mas, então veio o Stadium Arcadium. Como Flea estava recordando, Anthony perguntou o que eles tinham feito com as músicas acima mencionadas. Flea mencionou que havia outra música chamada 'Desiree' que eles também tinham gravado."
- Usúario do fórum stadium-arcadium.com relatando uma conversa com Flea durante um show beneficente para o Silverlake Conservatory - Fevereiro de 2006 


"Eu me lembro de quando "Brandy You're a Fine Girl" apareceu no repertório. Essa música foi um grande sucesso nos EUA no começo dos anos 70. Os caras tiveram um bom trabalho pra aprendê-la. Essa música é mais difícil do que parece. Eles aprenderam para tocar na turnê europeia. Chegaram lá, tocaram ao vivo, mas não teve muita reação da plateia. Acontece que, "Brandy" só foi um grande sucesso nos EUA. E dificilmente alguém da plateia iria conhecê-la."
- Dave Lee - Dave Mail 36 - Março de 2017




Em um show acústico pela Bridge School a banda também tocou a primeira versão de "Desecration Smile", essa possuía um refrão bastante diferente da versão lançada em Stadium Arcadium, o que leva acreditar que ela começou a ser trabalhada nas sessões de Greatest Hits. Outra que pode fazer parte desse trabalho é "Hump De Bump", ela foi trabalhada antes da sessões de Stadium Arcadium conforme disse Flea e tinha o titulo de "40 Detectives".
"Acho que tem meio caminho andado. Flea teve um monte de idéias nesse disco novo. Tanto quanto nos outros instrumentos que ele tinha, como um clarinete, uma flauta, um saxofone ou um trompete... É, ele tem praticado bastante trompete, tenho certeza de que haverá uma boa quantidade disso no próximo disco..."
- John Frusciante - Rádio Virgin - 18 de fevereiro de 2004





Em outubro de 2014, foram vazados na internet takes dessa sessão, neles continham três versões de "Runaway" e as inéditas "Starlight" e  "50/Fifty".

Músicas
01. Starlight
02. Runaway (JF solo - cut)
03. Runaway (no solo)
04. Runaway (no solo #2)
05. 50/Fifty




Ouça as inéditas "Starlight" e  "50/Fifty":




DOWLOAD: MP3 | FLAC



Tradução: Felipe Freitas
Revisão e adição: Raphael Romanelli Andrade de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...