14 de janeiro de 2020

Dave Lee disse que as mãos de Frusciante são responsáveis pela maior parte do timbre


No nosso primeiro Dave Mail, em 29 de dezembro de 2016, Dave Lee contou como era a interação do Marshall Major e do Silver Jubilee no rig principal e atribuiu as mãos de Frusciante a maior parte do seu timbre.




"O Major era bem limpo e o mais alto que nós conseguíamos colocar. Bem agressivo. O Jubilee tinha só um pouquinho de sujeira. Mas também, praticamente limpo. Toda a distorção dele vinha dos pedais. E do seu ataque às cordas. Eu tenho que dizer, eu não sou um grande guitarrista, e quando eu toquei com o rig dele quando nós estávamos montando-o, eu pensei que estava quebrado. Então ele foi tocar, e soou maravilhoso. É meio engraçado. Depois que o Dave Navarro saiu, e o John voltou pra banda, eu estava fazendo alguns trabalhos com outras bandas. Eu tinha acabado de fazer um trabalho temporário para Joe Holmes, com o Ozzy. O rig dele soava perfeito. Muito fácil de tocar. Então, eu montei o rig que o John estava querendo usar, e simplesmente soava errado. Até o John tocar. Eu acho que é por isso que tantas pessoas tem essa dificuldade em conseguir o "timbre" dele. Eu poderia não acreditar se eu não tivesse vivido isso, mas a maior parte do som dele estava em suas mãos. Se eu digo a alguém "é assim que você consegue o som dele..." e essa pessoa tocar, geralmente não soa parecido. Parece loucura, mas é verdade."




"O Boss CE-1 era dividido para um Marshall Major e um Marshall Silver Jubilee. O segundo Silver Jubilee era um amp que ficava sozinho. Normalmente sem nenhum efeito. E configurado com um timbre de overdrive. Quase sempre usado com a Les Paul preta. Nós o chamávamos de 'Rig do Slash'. Eu me lembro de um show em LA, John tocando com esse rig, e o Slash bem na frente dele, assistindo da plateia. Eu me lembro de pensar 'Imagino se o Slash sabe que foi ele quem inspirou esse rig'. Irônico."
- Dave Lee - Entrevista John Frusciante effects - 25 de dezembro de 2003




Confira nossa entrevista com Dave Lee: Português | English

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...