26 de janeiro de 2020

John Frusciante comenta pela primeira vez a desafinação em "Scar Tissue"


Como publicamos aqui em maio de 2019, o músico e youtuber holandês, Paul Davids, fez um vídeo demonstrando que John Frusciante gravou "Scar Tissue" com a corda B (si) levemente "desafinada" e até mesmo usou algumas teorias para explicar esse fato. Porém, Frusciante esclareceu para Dave Lee que não se preocupou com a afinação, ele apenas pegou a guitarra e gravou a música, durante uma conversa em novembro de 2019.
"Cheguei a falar com John sobre isso há algumas semanas. Ele realmente esqueceu que eu não estava lá. Mas confirmou que ele não se preocupou com a afinação. Apenas pegou a guitarra e tocou."
- Dave Lee



No mesmo mês da publicação do vídeo, Lee já havia comentado que isso provavelmente era um acidente - já que John Frusciante não teve um técnico de guitarra na gravação do álbum -, mas o que não impedia que Frusciante tivesse percebido e aprovado.
"Ok. Eu fui técnico de guitarra do John por toda sua segunda participação com os Peppers (de mais ou menos 98 até 2008).
Quando ele retornou a banda, ninguém tinha certeza do que iria acontecer. Fizemos alguns shows, então eles foram pro estúdio para compor e gravar o que se tornou o álbum Californication. Como ninguém tinha certeza do que aconteceria, fui trabalhar para o Ozzy e Korn, enquanto os Peppers trabalhavam no álbum. O técnico de bateria da banda, Louie Mathieu, se encarregou de todas as tarefas de backline para a gravação do álbum. Eu posso te garantir que quando a música 'Scar Tissue' foi gravada não se pensou muito na afinação. A afinação levemente fora foi com certeza um acidente. Embora John possa ter percebido como soou, e aprovou.

Eu afinei as guitarras do John todas as vezes que John tocou ela ao vivo desde então. E eu afinava diretamente ao o que meu Peterson Strobe Tuner me dizia. A-440.

Beleza de strato, a propósito!
Ótimo vídeo.
Dave Lee"



Nos comentários, um dos fãs apresentou a suposição que a desafinação foi algo sugerido por Rick Rubin ou por um dos engenheiros, Lee foi enfático ao dizer que não.
Eu me pergunto se a desafinação mencionada no vídeo talvez fosse uma sugestão de Rick Rubin ou de um dos engenheiros.

"Eu duvido. Quando John está gravando, raramente alguém faz sugestões. Não que ele não estaria aberto a sugestões, mas ele geralmente está apenas fazendo a coisa dele. E é sempre muito bom. Então, por que mexer com isso."



Confira o vídeo que Paul Davids comentando sobre "Scar Tissue":




4 comentários:

  1. Muito bom. Porém o título da matéria está errado: John não comentou nada, e sim Dave Lee. Seria muito bom se alguém perguntasse ao John sobre isso em uma entrevista.

    ResponderExcluir
  2. Se desafinando ele faz isso, imagina afinado kk

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...