18 de fevereiro de 2020

Frusciante Collection 36: Californication (Formatos Analógicos)

Californication é, sem sombra de dúvidas, um dos álbuns mais aclamados da carreira dos Chili Peppers. O disco conquistou a marca de 40 milhões de cópias vendidas ao redor do mundo, com mais de 16 milhões de cópias comercializadas somente nos EUA. Não à toa, juntamente com último disco que contou com a participação de Frusciante até então, Blood Sugar Sex Magik, o álbum possui uma série de versões ao redor do mundo, cada uma delas trazendo uma série de particularidades, seja na sua estética, seja pela adição de faixas bônus.
Nós já trouxemos anteriormente uma análise do álbum em formato Picture Disc, a qual foi disponibilizada pela banda no ano passado. Se você perdeu ou pretende conferir novamente, é só clicar aqui.
Tendo em vista a quantidade de versões existentes, optamos por dividir a postagem um duas: uma trazendo os formatos analógicos e a outra trazendo os formatos digitais. Hoje, iremos nos concentrar na primeira.
No formato em LP, Californication foi disponibilizado em dois discos, sendo reproduzido em 33 1/3 RPM. Nessa postagem, mostraremos duas versões: a convencional, que fora distribuída em 1999, quando do lançamento do álbum (que já foi reprenssada algumas vezes) e uma versão limitada, alemã, de 2012, não masterizada, que conta com algumas diferenças em certas canções. Esteticamente, quanto aos encartes e as artes, não há qualquer diferença, exceto que nesta última, os LPs são de 180 gramas, cada um.
Com relação às faixas, em razão da não masterização, essa versão de 2012 possui as principais diferenças em: Around the World: o característico refrão final da versão convencional em que Anthony Kiedis balbucia algumas palavras se repete em todos os anteriores; Easily e Savior: o solo final também é cantado por Anthony
Sem mais delongas, seguem as fotos de ambas as versões:










*Os selos do vinil e os encartes são os mesmos em ambas as versões.
Além do formato analógico anterior, Californication também foi comercializado em fita cassete. A seguir trazemos duas versões: a primeira, convencional, traz o álbum como habitualmente conhecemos (essa fita, em específico, é polonesa, mas se assemelha às demais), enquanto que a segunda, lançada em 2000 na Indonésia, traz um slipcase, bem como 3 faixas bônus: Gong Li, How Strong e Instrumental nº 2. Uma curiosidade acerca dessa última fita cassete: os Correios do Brasil já haviam dada a mesma como extraviada, contudo, poucos mais de 11 meses após a compra e envio, a mesma chegou sã e salva para a gente. Seguem as fotos:










*Os encartes e as fitas cassetes em si são similares em ambas as versões.
Terminamos por hoje os formatos analógicos do álbum Californication. Fique atento, pois na próxima postagem traremos as versões digitais. Como de costume deixo vocês com as versões apresentadas e de quebra, com as faixas mencionadas anteriormente da versão não masterizada em LP. Até o próximo Frusciante Collection!





Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...