24 de maio de 2020

Forming Records: John Frusciante e Flea (PT/BR + todas as músicas)


John Frusciante e Flea apresentaram o programa especial chamado Forming Records (em tradução livre "Discos de Formação") ontem (23/05) na rádio dublab. Os músicos tocaram 25 músicas de álbuns inspiradores e importantes para a formação em seus respectivos instrumentos e comentaram sobre eles ao longo das duas horas de programa. A transmissão aconteceu a partir da casa de Frusciante e, apesar do encontro, até o momento não foi divulgada nenhuma foto dos dois amigos e companheiros de banda durante a ocasião.




A seguir estão as 25 músicas músicas tocadas e a transcrição em português brasileiro na íntegra do programa - algumas músicas podem estar em versões diferentes, pois todas elas foram tocadas da extensa e rara coleção de vinil de Frusciante, contudo, aguardaremos a divulgação do programa e as atualizaremos - OUÇA O PROGRAMA NA INTEGRA, CLICANDO AQUI!



1) The Germs - "Forming" (escolha de John Frusciante e Flea)


Flea – "Oi todo mundo, estamos na casa de John, eu e John, aqui é o Flea falando. Quando John me procurou para tocarmos hoje, fiquei feliz. Decidimos que queríamos tocar músicas que nos moldaram, nos guiaram na maneira que tocamos nossos instrumentos. Coisas que amamos, e tem coisas que quando ouvimos nos colocam em uma determinada direção, uma nova direção, algo que você não tinha pensado antes. Eu tenho certeza que é diferente para nós dois. Mas para mim, minha pele começa a formigar, meu cérebro começa a se preocupar e fico muito animado e eu penso “eu quero soar daquele jeito”. E para mim, principalmente quando criança, eu ouvia jazz, e era uma coisa completamente diferente. Então quando eu comecei a tocar baixo, gostar de rock e funk e logo na sequencia punk rock. John e eu decidimos que iriamos tocar apenas músicas do final dos anos 70 e começo dos anos 80, certo?"

John – "Sim, basicamente. Apesar de termos idades diferentes, eu tinha 11- 12 anos e ele 17-18 anos, era mais ou menos o mesmo período de tempo, nós dois aprendemos a tocar no começo dos anos 80. As músicas que estavam circulando no começo dos anos 80 e as que eram de 77 ou 76 ainda eram novas na época. Especialmente eu, gradualmente eu fui gostando de coisas mais antigas que ele já conhecia. Mas era uma época muito estimulante de estar no meio musical, eu ouvia radio o tempo todo antes de ter dinheiro para comprar vários discos, tocava coisa muito boa no radio, no final dos anos 70 e começo dos 80, pelo menos na KROQ que era uma radio local, e os DJs tocavam o que queriam e achavam legal, e tocavam coisas da Inglaterra e de LA que o resto do país não conhecia. Vamos tocar músicas que gostamos daquele período, começo dos anos 80 e final dos 70 eu acho."

Flea – "E só para acrescentar que parecia novo na época, não sei se por que eramos mais jovens, mas soava muito novo e agora eu raramente escuto coisas que parecem tão novas, que eu nunca tenha ouvido antes. Mas olhando em retrospecto parece que esses discos de punk, e esses estilos diferentes apareceram e novos jeitos de gravar surgiram, e essas coisas DIY (faça você mesmo), por exemplo garotos gravando mesmo sem saber como, fazendo esses discos crus, soava tao diferente, esteticamente, em todas as maneiras."




John – "Sim, quando você descobria sobre alguma música, era com outras pessoas, em uma pista de skate, onde eu aprendia com garotos um pouco mais velhos que eu. Na escola, meus colegas, na quarta, quinta série não sabiam sobre isso, eles não ouviam The Germs."

Flea – "A primeira música era versão ao vivo do The Germs."

John – "Foi do primeiro show do The Germs, no Whisky a Go Go."

Flea – "The Germs foi sua primeira banda punk favorita?"

John – "Não sei dizer com certeza, mas eram minha banda favorita. Se me perguntassem quando eu tinha 10, 11 anos, era The Germs."

Flea – "O que é impressionante. Eu acho que não conheci uma criança que estava pronta para alguma coisa não formatada como música pop, tão dissonante e abrasiva como aquilo, naquela idade."




John – "Particularmente aquele primeiro show que me fez querer tocar guitarra."

Flea – "Foi aquele álbum?"

John – "Sim, aquele álbum eu costumava tocar no show todo o tempo, e eu ouvia tem algo raro The Germs a seguir e eu deixava meu gravador pronto, então eu tinha algumas músicas, Suicide Machine, foram as músicas que aprendi primeiro na guitarra."

Flea – "Para mim quando ouvi aquelas coisas, ja tinha acabado. Eu acho que comecei a gostar The Germs quando Darby já tinha morrido. Eu estava atrasado em tudo. Falando de coisas que eu estava atrasa, vou tocar uma das minhas músicas punk favoritas, que me afetou muito quando saiu por que tem muito funk e o groove é intenso, 'Shoplifting', The Slits."




2) The Slits - "Shoplifting" (escolha de Flea)


3) China White - "Anthem" (escolha de John)





John – "Essa foi 'Anthem' de China White."

Flea – "Essa música que vou tocar é da banda Defunkt, banda de Joe Bowie, irmão de Lester Bowies que ficou famoso por Art Ensemble Chicaco. Essa música tem muito a ver com o nascimento do Chili Peppers e a primeira música que escrevemos, "Out in LA", que era eu tentando fazer uma imitação do baixista do Defunkt."



4) Defunkt - "Defunkt" (escolha de Flea)


5) Suburban Lawns - "Janitor" (escolha de John)




6) Twisted Roots - "Pretentiawhat" (escolha de Flea)


7) 45 Grave - "Black Cross" (escolha de John e Flea)





John – "Esse foi 45 Grave, Black Cross, uma música bem rápida para a época, também uma das primeiras bandas em LA com esse tipo de cultura gótica, com essa vibe associada ao que estavam fazendo. Esse é um single maravilhoso que Flea tem uma pequena história para contar."

Flea – "Eu fiquei pensando se era apropriado mas; Anthony e eu fomos a esse clube chamado Al’s bar em LA e vimos 45 Grave tocando, e não fazíamos idea do que estávamos nos metendo. E eles tocaram essa música, na verdade eu comprei aquele single, eles estavam vendendo na apresentação. Eles eram muito incríveis. E o baterista Don Bolles, que também era baterista no The Germs, baterista fantástico e depois do show fomos ate ele e Anthony, nós estávamos tremendo de agitação, e Anthony disse ‘Foi um show incrível, você é um grande baterista, mal consigo acreditar’ ou algo do tipo. E Don Bolles disse ‘Sim, sim, legal. Você tem heroína ai?’."

John – "Eu sei que vocês hoje ficam chocados com esse tipo de coisa."




Flea – "É, foi legal, foi louco. Antes dessa eu toquei Twisted Roots, que eram nossos amigos. A música 'Pretentialwhat'. Eu acho que eles fizeram uma álbum depois com outro cantor, mas na época era Maggie Ehrig, ela é uma amiga querida. A primeira vez que os vi tocando foi em Starwood, e o baterista, Emil, tinha 14 anos ou 13, não tenho certeza, ele era um garoto e parecia tao legal e tocava tao forte. E a baixista Kira Roessler, que era irmã do tecladista Paul Roessler, que tocou no Screamers, outra banda punk de LA. Kira era uma de minhas baixistas favoritas no mundo, e a linha de baixo nessa música que toquei, 'Pretentialwhat' é fora do normal, uma das linhas de baixo mais loucas que já ouvi na vida. E agora vou tocar uma música que costumávamos ouvir varias e varias vezes, o tempo todo, e é uma das coisas que influenciou muito meu jeito de tocar baixo, Dave Allen, do Gang Of Four..."

John – "...Ah! E antes disso eu toquei 'Janitor' de Suburban Lawns, outra banda de LA, uma banda de new wave...."

Flea – "...Grande banda! ...E Andy Gill morreu recentemente. Ele produziu o primeiro álbum do Chili Peppers e era guitarrista no Gang Of Four. E essa é a música chama 'Cheeseburguer' de Gang Of Four."




8) Gang Of Four - Cheeseburguer (escolha de Flea)


9) Adolescents - "Kids Of The Black Hole" (escolha de John)




10) Buzzcocks - "Why Can’t I Touch It" (escolha de Flea)


11) Devo - "Smart Patrol/Mr DNA" (escolha de John)





John – "Esse foi o Devo, "Smart Patrol-Mr. DNA", uma música com um solo de guitarra ótimo, que eu estudei muitas vezes. E antes disso, Flea tocou

Flea – "Eu toquei 'Why Can’t I Touch It", dos The Buzzcocks. Eu gostava muito de músicas que tinham essa linha de baixo hipnótica, que você quase consegue segurar nela. E essa música tem uma linha de baixo incrível, em toda a música, e tudo se move ao redor dela, fiquei muito feliz de ouvir. Pete Weiss tocou isso para mim e explodiu minha mente. John você chegou a ter o chapéu de vaso de Devo?"

John – "Não. Quando eu ouvia aquele álbum não tinha saído ainda (se referindo a Artrouble). A coisa que era legal na época era que tinha lojas de camisetas em todo lugar e você podia ir a uma loja qualquer, comprar uma camiseta preta e pedir para colocarem as letras D, E. Só tinha que pedir para colocarem quatro letras numa camiseta preta e você tinha uma camiseta não oficial de Devo e você podia comprar super barata, tipo um dólar. Eles fizeram a camiseta oficial de um jeito que todo mundo podia fazer em qualquer lugar e isso era divertido. Eu fiz uma dessas. Tinham coisas que você podia comprar, como o terno amarelo de plástico, mas eu não tinha o dinheiro para isso."




Flea - "Eu vi fotos de Dick Rude quando ele era criança e ele não tirava o vaso da cabeça."

John – "Sim! Eu ia dedicar essa música a nosso amigo Dick Rude, que além de Devo ser sua banda favorita por um tempo, ele os viu tocar na pista de skate da Marina Del Rey. Eu queria ir nesse show, sabia que ia acontecer mas eu não podia ir porque eu tinha nove anos."

Flea - "Nesses lugares em que podia fazer a camiseta, tinha uma na rua Melrose, onde cresci. Fomos la para fazer o primeiro produto dos Chili Peppers, que era um chapéu, escrito Red Hot Chili Peppers, mas Anthony soletrou errado e colocou um E no lugar do I e ficou como o país Red Hot Chile Peppers."

John - "E antes disso eu toquei 'Kids Of The Black Hole', The Adolescents. ...Você falou The Buzzcocks?... E 'Kids Of The Black Hole' com certeza era uma das minhas músicas favoritas quando saiu. A letra é muito bonitas para quem quiser ler, nos arquivos, ou ouvir no youtube, tanto faz, uma música que penso que foi escrita sobre um squad. O punk ainda estava vivo nessa época, 1980, 1981. Ótimas letras."




Flea – "Quantos anos tinha o vocalista, Tony (Cadena) tinha na época? Ele era uma criança."

John – "Eles eram todos jovens."

Flea – "E é incrível por que eles faziam esse punk clássico, não sei como era na Inglaterra mas aqui em LA eram todos jovens."

John – "Sim eles tinham 16, 17, 18 anos."

Flea – "E as músicas são tao incríveis e tao profundas... Bem vou tocar um álbum de funk que eu curti muito, em 1981. Anthony e eu mudamos para nossa primeira casa longe de casa (da família), mudamos juntos. Ele já tinha morado fora no colégio mas era minha primeira casa longe da família. Na Formosa Avenue, em Hollywood. Eu costumava ouvir essa música e me fazia sentir super bem. E tem essa linha de baixo super funk."



12) T-Connection - "Everything Is Cool" (escolha de Flea) 


13) The B-52’s - "52 Girls" (escolha de John) 




14) What is This - "Squeezed" (escolha de Flea)


Flea – "Essa música chama 'Squeezed", da banda What Is This. É uma composição de Hillel Slovak. Como todos sabem ele era guitarrista dos Chili Peppers e ele faleceu muito jovem. Ele foi o cara que me fez tocar baixo. Eu acho que esse é o melhor álbum que essa banda ja vez, de acordo comigo mesmo, eu não estava na banda, acho que eles ficaram melhor sem mim."

John – (Risos)

Flea – "Quando escuto essa música me transporto para um outro tempo. Sou muito feliz por ela existir por que Hillel esta tocando nela e é muito bonita."




John – "E essa música que vou tocar na sequência. Quando eu era criança eu queria ir a muitos shows que eu não tinha permissão para ir. O primeiro show que fui, meu amigo que trabalhava numa loja de comida saudável, que tinha por volta de 38 anos que eu era amigo quando tinha 10 anos. Ele me levou ao Whisky a Go Go para ver Sensible Shoes e Martha And The Muffins. Não eram bandas que eu conhecia naquele momento mas fiquei feliz de ir em um evento punk. Mas os shows oficiais que fui, que eu realmente queria ir e comprei ingressos foi B-52’s, que eu toquei antes, 52 girls. Eu os vi no Sunrise Theater em Fort Lauderdale. Foi muito divertido e dancei e eu não podia acreditar como estava feliz. Mas o primeiro show que fui aqui em LA, onde vivi a maior parte do tempo, foi Adrian Belew no Teatro Beverly, em Wilshire. E essa foi a primeira música que ele tocou. Fora Jimi Hendrix ele era meu guitarrista favorito, na época. Então eu estava feliz além do imaginável."

15) Adrian Belew - "Paint The Road" (escolha de John)


16) Material - "Memory Serves" (escolha de Flea) 




17) Adam And The Ants -"Kings Of The Wild Frontier" (escolha de John)


18) Pretenders - "Tattoed Love Boys" (escolha de Flea)


19) Peter Gabriel - "Games Without Frontiers" (escolha de John)




John – "Esse foi Peter Gabriel que eu descobri ouvindo essa música no radio quando eu era um garoto, depois no Genesis e seus discos solos, ele se tornou um de meus artistas favoritos. A música se chama 'Games Without Frontiers', de seu primeiro álbum. Antes tocamos 'Tattooed Boys', The Pretenders, um disco que nós dois amamos. [Flea fala ao fundo] Sim, temos percebido boas músicas rock e funk nos anos 70."

Flea – "A primeira vez que ouvi The Pretenders eu ouvi, John mencionou a radio local KROQ antes, e eu ouvi essa música The Pretenders, eu nem sabia sobre punk rock ainda. Eu tinha acabado de começar a ouvir rock, gostava de rock progressivo, gostava de Jimi Hendrix e Led Zeppelin. E dai ouvi aquela música. E ainda que tenha sido alguns anos antes de ficar interessando em punk rock, antes de ficar esperto suficiente para me imergir nisso, a grande energia, e as letras feitas artesanalmente, e o jeito de tocar. Pete Farndon era um ótimo baixista, acho que ele está no Pantheon dos baixistas. Eu simplesmente amo aquela música, colocou muita alegria no meu coração."




John – "E também tem um ótimo solo de guitarra de James Honeyman-Scott. E antes eu toquei Adam e The Ants, a música 'Kings Of The Wild Frontier'. Eram um grupo muito poderoso, recomendo a todo mundo assistir no YouTube a performance deles de 'Kings Of The Wild Frontier' em Manchester em 1980. Eu não acho que eles nunca mais tiveram a força que tinham na época, eles eram uma força a ser reconhecida; não apenas uma banda poderosa ao vivo mas também aquele álbum tem muitas músicas incríveis. Foi uma das primeiras vezes quando eu era criança que eu percebi que alguém podia ter seis músicas tocando o tempo todo em K Rock. Você quase tinha o álbum todo ouvindo a radio. Eles tinham um grande vocalista e uma banda muito poderosa. E antes disso Flea tocou Material."

Flea – "Incrível o que Adam e The Ants fez; eu escuto agora e é tão artístico e estranho, e a batida super popular."

John – "Sim, em LA era, eu não sei no resto do país. Mais tarde ele se tornou um grande artista na MTV - mas isso tudo foi antes da MTV. Seu primeiro álbum era muito obscuro mas o outro tenho certeza que chegou em Nova York, em LA, eu nao acho que foi importante em todo o país."

Flea – "Eu acho que K Rock mostrava constantemente e eu pensava que era assim. Uma percussão africana selvagem, com instrumentos baratos."




John – "Eu vi Graham Massey, do 808 State, citando Adam and The Ants como uma influência. Acho que pessoas que começaram a fazer música eletrônica que é mais baseada em percussão, que não é apenas para manter o ritmo ou o fundo, sem instrumentos melódicos, Adam and The Ants foi importante, não é normal."

Flea – "Como John disse eu toquei Material antes, com outro grande baixista, Bill Laswell; eu toquei 'Memory Serves', é impressionante e explodiu minha mente. Eu o vi tocar com Fred Frith, no Whisky e ele tocava baixo com uma vareta, tinha essa música improvisada selvagem. Eu nunca vi ou ouvi nada parecido. E eu me lembro depois desse show ficar pensando o que era aquilo e nos ensaios achava que eu podia fazer qualquer coisa, vou tocar com uma vareta, com meu sapato, eu vou fazer tudo. Parecia que quanto mais estranho tocava mais eu gostava, tentando ser artístico e esquisito como Bill Laswell. É uma grande banda e uma grande música. Alem do mais o cara que produziu dois álbuns do Red Hot Chili Peppers, The Uplift Mofo Party Plan e Mother’s Milk, era vocalista nessa banda, Michael Beinhorn. Sim, um pouco da história de Red Hot Chili Peppers, galera."

Flea – "E eu vou tocar uma música de George Clinton, do álbum Computer Games. Essa é uma música que você escuta varias vezes, dirigindo um carro no verão e feliz, ouvindo música. Esse álbum inteiro é um de meus favoritos, como todos os álbuns de George, mas esse é um álbum solo de George Clinton, um álbum épico, e a música se chama 'One Fun At A Time".



20) George Clinton - "One Fun At A Time" (escolha de Flea)


21) Bow Wow Wow – "Mile High Club" (escolha de John)




22) Robert Fripp & League of Gentlemen - "Cognitive Dissonance" (escolha de Flea)



23) Talking Heads - "The Great Curve" (escolha de John)






John – "Essa foi 'The Great Curve' do Talking Heads, que tem, posso dizer objetivamente, um dos melhores guitarristas, Adrian Belew. E antes Flea tocou League Of Gentlemen, que nós dois gostamos."

Flea – "Sim, a música foi 'Cognitive Dissonance', e o que me prendeu quando ouvi foi, como John disse, é tudo coisa que nós dois amamos. Todas essas músicas me colocaram em uma nova direção e em um novo nível de animação. E eu percebi quando coloquei League Of Gentlemen que a baixista era uma mulher chamada Sara Lee, e eu fiquei super animado na época ‘Uau uma garota baixista’ e ela era incrivel. Depois John tocou 'The Great Curve', com Tina Weymouth no baixo, ótima baixista. E também Sara Lee tocou em Gang of Four, que tocamos antes... Antes disso eu toquei Defunkts e quando os vi tocar no Whisky, eu achei incrível, eles tinham uma baixista, Kim, não me lembro o sobrenome (Clarke). Teve outra baixista que tocamos e estávamos falando, toquei Twisted Roots e era Kira Rossler no baixo, então são quatro mulheres baixistas e isso é legal, com grande influencia, enorme, interessante."

John – "E isso nos leva a última coisa, mas antes eu toquei 'Mile High Club' de Bow Wow Wow, na versão do EP The Last Of The Mohicans, um estilo que o Chili Peppers também se interessava e foi uma conexão com vocês quando entrei na banda que eu gostava."




Flea – "E ambas associadas com Malcolm."

John – "Sim, tem toda uma historia e as pessoas podem olhar na internet, não é uma historia muito agradável. "

Flea - "Mas eu tenho uma historia divertida e vou falar muito rápido por que estamos aqui para tocar música. Em um determinado ponto, com os Chili Peppers, acho que tínhamos feito nosso primeiro álbum, talvez não, e encontramos com Malcolm McLaren que era despachado. E ele estava muito animado que tinha trabalhado com Bow Wow Wow, com Adam And The Ants, com Sex Pistols. E a gente ficou ‘se ele trabalhar nesse disco teremos o maior disco do mundo’. Ficamos super animados. Ele apareceu para nos visitar em um Rolls Royce vestindo roupas brancas esvoaçantes e eramos garotos sujos; eu tinha fumado um pound (aproximadamente meio quilo) de maconha antes. Sentamos para conversar e ele disse ‘faremos o seguinte, vocês vão parar de tocar o que tocam, chega de funk elaborado, vocês vão tocar rock ao estilo de Chuck Berry, vocês serão surf punks e Anthony vai ser a estrela, e tocar Chuck Berry’ e eu estava tao animado de conhece-lo, mas eu estava sentado lá, ele me falando, eu estava muito chapado, e eu desmaiei na mesa, minha cabeça bateu na mesa, eu apaguei. Foi muito estranho e chega disso... Estamos chegando ao final e vamos tocar uma música do álbum Scary Monsters de David Bowie."




24) David Bowie - "Scary Monsters" (escolha de John e Flea)


John – "Outra música com um dos melhores guitarristas."

Flea – "E um nos melhores compositores que já ouvi na minha vida."




John – "David Bowie passou a ser uma enorme influencia para nós, para mim de várias maneiras, mas essa foi a primeira vez que eu ouvi e precisava identificar quem era aquele personagem que eu estava ouvindo no radio e foi como Peter Gabriel, e essa música 'Scary Monsters' me fez precisar descobrir quem eu era quando tinha 10 anos."

Flea – "Para mim, acho que ouvi Bowie antes e amei. Mas acho que foi a primeira vez que eu realmente me apaixonei por Bowie se eu pensar bem. Mais do que 'Ziggy' ou 'Heroes'. Mas quando ouvi 'Fashion', uma música funk, uma daquelas músicas que você escuta varias e varias vezes. Talvez não seja uma música funk mas soava funky para mim."



John – "Temos que ir. Vamos parar." 

Flea – "Foi muito divertido tocar essas músicas." 

John – "Muito obrigado por ouvir pessoal." 

Flea – "Eu vou deixar o Chili Peppers e me tornar DJ."

John – "...na dublab." [Ambos caem na risada.]

John – "E para fechar vamos tocar uma música do Minutemen chamada 'Joy'. Tchau, pessoal. Obrigado."




25) Minutemen - "Joy" (escolha de John e Flea)





Tradução e organização: Eloá Otrenti - Frusciante Brasil
Compilado das músicas: Altair Pereira e Wendell Correia - RHCP Brasil


5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...