11 de agosto de 2020

As declarações de John Frusciante na última entrevista antes de retornar aos Chili Peppers

Prenda seus ídolos, esse foi o título que Jerry Judelson deu a entrevista com seu ídolo John Frusciante em algum momento no inicio de 2016. Entre as inúmeras declarações incisivas, Frusciante falou de forma sobre tocar ao vivo e a relação com o público, a criação de um personagem e a afirmou que no Red Hot Chili Peppers ele fazia um espetáculo de si mesmo e ficava do "lado de fora" da música para chamar atenção. Em uma comparação mais ríspida, o entrevistador chegou a citar a conversa de John Lennon com a Rolling Stone em 1971, onde o ex-beatle repudia a mitologia dos Beatles, fala merda de seus ex-colegas de banda, e diz que seus fãs são um monte de burgueses hipócritas.

Sobre tocar ao vivo e a relação com o público:

"A música vem de dentro do músico e quando você está em turnê, você está ciente o tempo todo da impressão que você está passando às pessoas olhando pra você e ouvindo você. Dá-lhe a sensação de ser um objeto. E eu acho que a maioria dos músicos estaria mentindo se dissessem que não enxergam, após fazer turnês por um longo tempo, o próprio público como um monte de objetos. Eles objetificam você, e você por sua vez objetifica eles. Eles respondem da mesma maneira para as mesmas coisas todas as noites. Eles parecem máquinas, a um certo ponto."

A criação de um personagem para não ser falso e insincero:

"Você não pode ser atraente às pessoas e ser sincero ao mesmo tempo. Muitas vezes os melhores músicos tem que se esconder para serem atraentes ao público. Era no que David Bowie era um mestre. Ele estava se escondendo o tempo todo. Ele sempre era entrevistado como um personagem, e ele estava escondido como uma pessoa dentro desse personagem. E eu acho que esse era a maneira correta de lidar com um mundo onde é entendido que se você quer o apoio de uma gravadora, você tem que se vender. Se você vai ser falso e você vai ser insincero, transforme isso em uma forma de arte! E foi isso que o Bowie fez. Mas nem todos tem esse talento."

Sobre o espetáculo como guitarrista do Red Hot Chili Peppers: 

"Eu sempre fui muito cuidadoso em como incorporar a guitarra na música eletrônica. Eu não quero fazer um espetáculo de mim mesmo como guitarrista da maneira que eu fazia quando estava no Red Hot Chili Peppers. Eu quero estar dentro da música, e não do lado de fora para chamar sua atenção."

Essa entrevista foi feito por telefone como parte da divulgação de Foregrow EP e foi o último publicado antes da volta de Frusciante ao Red Hot Chili Peppers em 15 de dezembro de 2019.

Leia a entrevista: Fact Magazine - Maio de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...