13 de agosto de 2020

John Frusciante escreve artigo sobre Unknown Pleasures do Joy Division

John Frusciante foi convidado pelo site Vinyl Writers a escrever um artigo sobre o álbum que mudou a sua vida. A escolha de Frusciante foi Unknown Pleasures lançado pelo Joy Division em 1979, álbum que ele atribuiu uma enorme importância após seu período de vícios e até hoje o Joy Division continua sendo uma constante em sua vida. A data que o artigo foi escrito não é especificada, porém, a publicação foi no dia 02 de agosto de 2020.

John Frusciante sobre Joy Division - Unknown Pleasures (1979)

"Não sou uma pessoa de arrependimentos, mas não há como esconder: o momento que passei na minha vida na década de 90 após sair do Red Hot Chili Peppers não pode ser inspiração para ninguém. Aquilo quase me destruiu - eu perdi meus dentes e ganhei cicatrizes nos meus braços, mas tive muita sorte: poucos sobrevivem um vício em heroína tão pesado.

Naquela época, eu cheguei a um ponto onde eu desisti completamente de tocar guitarra. A música tinha apenas uma importância passiva para mim, como ouvinte. Nesse período, eu escutava músicas de duas bandas, uma após a outra, e até hoje elas são a única constante na minha vida musical: Depeche Mode e Joy Division. Não somente pelo fato de suas músicas sombrias combinarem tão bem com aquela minha fase sinistra, mas pelo seu senso de simplicidade. Unknown Pleasures não é nenhum álbum virtuoso. Bernard Sumner com certeza não era nenhum Hendrix ou Zappa na guitarra, também não foi no New Order.

Unknown Pleasures cria um impacto enorme com seus poucos meios, o álbum se beneficia de suas falhas. Isso é arte verdadeira e uma perspectiva inestimável: que o resultado pode ser muito maior do que se espera. Eu mantive isso em minha mente quando voltei aos Chili Peppers e tive que aprender a tocar guitarra novamente. Alguns anos depois, eu estava em turnê solo e fiz um cover de "New Dawn Fades", o coração do Unknown Pleasures. Foi a minha maneira de agradecer."

Por John Frusciante. 



Tradução: Pedro Tavares

Fonte: Vinyl Writers

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...