2 de setembro de 2020

Bob Forrest fala sobre a audição de Frusciante no Thelonious Monster

Via RHCP Brasil: Em uma entrevista exclusiva para o canal 5 Notas, Bob Forrest contou muitas curiosidades sobre o Universo RHCP. Ele é amigo de longa data dos Chili Peppers e é líder da banda The Bicycle Thief, que também tem Josh Klinghoffer na formação. Eles vão relançar o album You Come And Go Like A Pop de 1999 no dia 21 de setembro. Será a primeira edição em vinil, lançada pelo selo Immediate Family.

A entrevista completa feita por Wendell Correia com o Bob Forrest está disponível no vídeo abaixo e aproveitem e já se inscrevam no canal que tem bastante conteúdo sobre música e sobre o Red Hot Chili Peppers:

No bate-papo, Bob lembrou da “disputa” pelo guitarrista de 16 anos entre as bandas Thelonious Monster (que ele era o vocalista) e os Chili Peppers (a banda dos amigos Anthony Kiedis e Flea). Esse guitarrista era o John Frusciante. Os Red Hot Chili Peppers estavam procurando um guitarrista em 1988 depois que decidiram continuar com a banda mesmo após o falecimento de Hillel Slovak e uma breve passagem do DeWayne “Blackbyrd” McKnight.


"O Thelonious Monster precisava de um guitarrista. O único integrante da banda que não era dependente (químico) decidiu sair e voltar pra faculdade porque não conseguia mais viver conosco. Então precisávamos de um guitarrista. 
 
E o Flea me falou sobre esse garoto que morava em Valley (Los Angeles): “Ele é maravilhoso! Mas só tem 16 anos. Ainda não pode fazer parte de uma banda e turnês. Ele ainda mora com os pais.”

E como o Thelonious Monster precisava de um guitarrista, eu falei: “Me passa o telefone desse garoto. Em algum momento ele vai completar 18 anos.”

E o Flea falou: “Eu não quero te passar o número do telefone dele.” Eu perguntei o motivo e ele respondeu: “Porque eu estou esperando ele completar 18 anos!” Mesmo assim eu peguei o número do telefone e o John Frusciante veio fazer um teste para o Thelonious Monster. E tocou duas músicas. Então eu e o baixista Rob Graves nos olhamos e ficou óbvio que o queríamos para a banda. Ele é sensacional!"
- Bob Forrest


No teste para entrar no Thelonious Monster, John Frusciante já impressionou logo de cara ao conseguir tocar com perfeição a música mais complicada da banda.

"Tem uma música do Thelonious Monster que é muito complicada. Quando ele chegou para o ensaio, perguntei quais músicas ele sabia tocar e o John Frusciante, com 16 anos, disse: “Todas”. 
 
E eu perguntei: “Você realmente sabe tocar todas?”. Na época já tínhamos três álbuns. E ele respondeu: “Sim, todas.” Então pensei: “OK”. A nossa música mais difícil de tocar era uma chamada “Positive Train”. Até os caras que fizeram a música não sabiam tocar direito. É muito complicada. Então perguntei: “Você sabe tocar “Positive Train”?” Ele disse que sim, então falei: “OK, vamos tocar “Positive Train”. E ele estava no lugar dele com seus pedais, e você sabe como é o John com isso, e aí ele falou: “Espera! Qual parte você quer que eu toque: a do Dix Denney ou a do Chris Handsone?”. 
 
Ele sabia diferenciar as guitarras e guitarristas na música! Aí falei: “Bem…a guitarra do Chris Handsone”, porque era o guitarrista que ele estava substituindo. Ele falou “OK” e começou a tocar o riff da música “Positive Train” e ficou perfeito. Nem o Chris Handsone, que fez o riff, tocava tão tão bem quanto ele. Ele tinha ficado muito tempo no estúdio e foram umas vinte tentativas para ele acertar e o John tinha sido perfeito. E eu fiquei impressionado com isso! Então pedimos para ele fazer parte da banda."
- Bob Forrest

 

Assim que o Anthony Kiedis ficou sabendo do talento de John Frusciante, já o chamou pra tocar no RHCP:

"Comentei com o Flea e com o Anthony: “Esse garoto é sensacional! Ele agora faz parte do Thelonious Monster”. E o Anthony falou: “Qual garoto?”. E respondi: “O garoto que o Flea e o DH Peligro conhecem. Chama-se John”. E o Anthony ficou tipo: “Por quê eu não conheço esse garoto?”. E aí eles também começaram a tocar com o John. Inicialmente o John faria parte das duas bandas, até que isso se tornou um problema. Então o John fez parte do Thelonious Monster e do RHCP até eles começarem a fazer o Mother’s Milk (primeiro álbum do RHCP com John Frusciante)."
-Bob Forrest


Ouça “Positive Train” do Thelonious Monster e preste atenção no riff que John tocou e que impressionou os outros integrantes da banda:



Agradecimento: Wendell Correia - Canal 5 Notas
Fonte: RHCP Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...