23 de outubro de 2020

Maya: o novo álbum de John Frusciante é lançado


John Frusciante liberou hoje seu novo álbum Maya, título dado em homenagem a sua gata que morreu em decorrência de um câncer a pouco tempo atrás. A audição do álbum já está disponível em todas as plataformas de streaming de áudio. Já a venda está sendo feita pelo Bandcamp, a edição limitada do álbum em vinil duplo custa £ 19.99 e a edição limitada em CD custa £ 9.99 - em ambas as versões você ganha o direito de baixar a versão digital do álbum (MP3, FLAC e outros) - que também pode ser adquirida sozinha por £ 7.99.


Acesse a venda: Bandcamp


Texto sobre o álbum:

John Frusciante lançará seu primeiro disco de música eletrônica utilizando seu próprio nome, através do selo Timesig. O álbum é dedicado à sua gata, Maya, que faleceu recentemente. Ela era a companhia de Frusciante, em suas sessões solitárias de criação musical. Ele diz: “Maya esteve comigo enquanto eu fazia música por 15 anos, então eu quis homenageá-la. Ela amava música, e com um título tão pessoal para o disco, não parecia certo me chamar de Trickfinger, então é por John Frusciante.” 

Maya é inspirado pelo seu estilo favorito: o breakbeat hardcore e o jungle inglês dentre 1991 e 1996. É de uma pegada variada e pessoal, com uma produção sofisticada, autêntica e equilibrada, diante do senso agudo de melodia de John. Uma mistura de máquinas e samples infundidas numa energia prazerosa.

Após descobrir o início do som rave do Reino Unido, Frusciante começou a frequentar os clubes de drum & bass de Los Angeles. Ele então entrou em contato com a música de Venetian Snares no ATP, com curadoria de Autechre, em 2003. Eventualmente, se tornaram amigos, e, juntamente de Aaron, lançaram a colaboração Speed Dealer Moms, projeto que potencializou sua confiança em compor música eletrônica. 

O processo de criação de faixas de John mudou ao longo do tempo, como ele mesmo explica: “Um ano antes de eu dar início a este disco, eu trabalhei dentro de regras e limitações auto impostas que tornavam o processo musical o mais difícil possível, pelo simples prazer e desafio. Depois de um ano disso, eu decidi tornar as coisas mais fáceis, na medida em que eu poderia, regularmente, finalizar as faixas que gostava de ouvir, enquanto continuava aplicando muitas das práticas que havia desenvolvido. Ao longo da gravação de Maya, eu me preparava para gravar cada faixa bem lentamente. Entretanto, eu as terminava quase sempre bem rápido. Eu passava semanas fazendo breakbeats, aprimorando a bateria eletrônica, fazendo improvisos de [sintetizador] DX7, e assim por diante. Dessa forma, quando emergia uma ideia que parecia ser o início de uma música, eu já tinha na verdade uma série de elementos novos, prontos para serem inseridos”

John afirma que sua música solo mudou: “Eu não tenho mais interesse em cantar ou em escrever letras como eu costumava fazer. O natural quando estou sozinho agora, é fazer músicas como as que foram lançadas esse ano. Eu amo as possibilidades com as máquinas e com o computador.” A diversão que ele está tendo em Maya é contagiante.




Lista de faixas:

01 Brand E 4:51
02 Usbrup Pensul 4:23
03 Flying 3:42
04 Pleasure Explanation 4:14
05 Blind Aim 4:06
06 Reach Out 4:22
07 Amethblowl 4:39
08 Zillion 4:34
09 Anja Motherless 5:56




A venda do álbum no formato digital também está disponível pelo Bleep - em MP3 por U$S 9,99 e em WAV ou FLAC por US$ 11,99. Para adquirir nesse site, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...