17 de julho de 2016

1969 Gibson Les Paul Custom

Essa Gibson Les Paul Custom de 1969 é equipada com dois humbuckers duplos. Foi usada para um som um pouco diferente no Chili Peppers, como na gravação das músicas "Readymade" (Stadium Arcadium) e "“Whatever We Want” (b-side de Stadium Arcadium), além dos overbuds de "Make You Feel Better" e "We Believe" (ambas de Stadium Arcadium). Ao vivo ele era ligada diretamente a um Marshall Silver Jubilee, regulado com um timbre de overdrive - Slash que inspirou Frusciante nessa maneira.

"Eu toco uma Les Paul de 1969, em "Readymade"."
- Gitarre & Bass (DE), Maio de 2006

"Há uma outra canção que eu usei a Les Paul. Ela é chamada de “Whatever We Want”. Além disso, não havia uma grande variedade de guitarras"
- Gitarre & Bass (DE), Maio de 2006

"[Em Make You Feel Better] Os overdubs na estrofe e refrão finais foram tocados numa Les Paul, com o original à esquerda e um eco levemente fora do tempo à direita. Este foi um dos últimos overdubs do disco, e levou o final a um nível mais alto."
- Guitar Player, Novembro de 2006

"Dobrei a linha final de baixo de Flea com uma Les Paul [em We Believe]."
- Guitar Player, Novembro de 2006

"Eu também tenho uma '69 Les Paul que eu toco no Marshall Silver Jubilee."
- Guitar World, Julho de 2006

Ao vivo com os Red Hot Chili Peppers ela foi utilizada para tocar "Fortune Faded", "Black Cross", "Readymade" e em algumas ocasiões "Emit Remmus" - e também em um concerto em homenagem aos Ramones em 2004.

Quando perguntado qual guitarra ele sempre quis - mas ele não foi capaz de ter - Frusciante respondeu o que seria o "Santo Graal", uma Gibson Les Paul de 1959, mas ele não achava justo o preço que os colecionadores de guitarra têm cobrado sobre elas (algo acima de 200 mil dólares).

"O segundo Silver Jubilee era um amp que ficava sozinho. Normalmente sem nenhum efeito. E configurado com um timbre de overdrive. Quase sempre usado com a Les Paul preta. Nós o chamávamos de 'Rig do Slash'. Eu me lembro de um show em LA, John tocando com esse rig, e o Slash bem na frente dele, assistindo da plateia. Eu me lembro de pensar 'Imagino se o Slash sabe que foi ele quem inspirou esse rig'. Irônico."
-Dave Lee, John Frusciante effects - Dezembro de 2016


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...