Há um tempo atrás, correu um boato que uma suposta Telecaster 66' que já havia pertencido ao John havia sido roubada. Entretanto, sabemos que ele possuía duas Telecasters: uma de 1960 (com o "F" no escudo) e uma de 1963 ou 1965 (ou 1967) - que ele deu a Josh Klinghoffer na turnê de Stadium Arcadium. Você sabe dizer se essa historia do roubo é verdadeira? Se sim, qual guitarra se trata?
Dave Lee: "Essa é a primeira vez que ouço essa história."
Informativo:
Notícia postada pelo Universo Frusciante - parceria com a John Frusciate effects - em 31 de agosto de 2015: "Suposta ex-guitarra de John Frusciante é encontrada após ter sido roubada
Sites de notícias de San Frascisco, California (como KTVU e San Francisco Chronicle) estão afirmando que uma guitarra Fender Telecaster '66, que já teria pertencido a John Frusciante, foi encontrada após ter sido roubada na região sul da cidade na tarde do último dia 16 de agosto. De acordo com as notícias, a guitarra, que atualmente tem outro dono, seria emprestada ao Rock n' Roll Hall of Fame daqui a duas semanas para exposição. Seu valor atual gira em torno de 30 mil dólares.
Entretanto, analisando a imagem que foi divulgada e tendo noção da coleção de guitarras de John Frusciante, podemos afirmar que pode haver um erro de informação nesta matéria ou a guitarra não ter pertencido, de fato, a ele. Veja por quê:
John Frusciante nunca possuiu uma Fender Telecaster '66, e sim uma '63 e uma '65.
A Telecaster '63 ou '65 foi dada de presente a Josh Klinghoffer em 2007 e é bem diferente da guitarra que foi encontrada. Aparentemente está em perfeitas condições. Além disso, Josh a está utilizando em turnê. Veja mais informações sobre essa guitarra em nosso post O Herdeiro da Telecaster.
Já a Telecaster '60 de John Frusciante pode realmente ter algo em comum com a guitarra encontrada, caso haja uma desinformação sobre o ano de produção nas notícias.
Ela, que, até onde sabemos, o acompanha desde o fim da década de 90, tem como principais características: o headstock com a logo da Fender muito desgastada (na guitarra encontrada a logo já não existe mais), o escudo branco marcado por um "F" (que pode ter sido trocado), fitas na extremidade superior para diminuir o atrito com o braço de Frusciante (que também não existem na guitarra encontrada) e o corpo bastante surrado (a guitarra encontrada está com o corpo bem conservado). Há a possibilidade dessa Telecaster ter sido vendida e reformada, ou cedida por Frusciante para ser exposta. Mas, como o ano de produção divulgado é 1966, a notícia fica duvidosa, sem uma confirmação."
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir