13 de maio de 2017

Dave Mail 80: O roubo da possível Telecaster de John Frusciante


Há um tempo atrás, correu um boato que uma suposta Telecaster 66' que já havia pertencido ao John havia sido roubada. Entretanto, sabemos que ele possuía duas Telecasters: uma de 1960 (com o "F" no escudo) e uma de 1963 ou 1965 (ou 1967) - que ele deu a Josh Klinghoffer na turnê de Stadium Arcadium. Você sabe dizer se essa historia do roubo é verdadeira? Se sim, qual guitarra se trata? 

Dave Lee: "Essa é a primeira vez que ouço essa história."




Informativo:

Notícia postada pelo Universo Frusciante - parceria com a John Frusciate effects - em 31 de agosto de 2015: "Suposta ex-guitarra de John Frusciante é encontrada após ter sido roubada

Sites de notícias de San Frascisco, California (como KTVU e San Francisco Chronicle) estão afirmando que uma guitarra Fender Telecaster '66, que já teria pertencido a John Frusciante, foi encontrada após ter sido roubada na região sul da cidade na tarde do último dia 16 de agosto. De acordo com as notícias, a guitarra, que atualmente tem outro dono, seria emprestada ao Rock n' Roll Hall of Fame daqui a duas semanas para exposição. Seu valor atual gira em torno de 30 mil dólares.

Entretanto, analisando a imagem que foi divulgada e tendo noção da coleção de guitarras de John Frusciante, podemos afirmar que pode haver um erro de informação nesta matéria ou a guitarra não ter pertencido, de fato, a ele. Veja por quê:

John Frusciante nunca possuiu uma Fender Telecaster '66, e sim uma '63 e uma '65.

A Telecaster '63 ou '65 foi dada de presente a Josh Klinghoffer em 2007 e é bem diferente da guitarra que foi encontrada. Aparentemente está em perfeitas condições. Além disso, Josh a está utilizando em turnê. Veja mais informações sobre essa guitarra em nosso post O Herdeiro da Telecaster.

Já a Telecaster '60 de John Frusciante pode realmente ter algo em comum com a guitarra encontrada, caso haja uma desinformação sobre o ano de produção nas notícias.

Ela, que, até onde sabemos, o acompanha desde o fim da década de 90, tem como principais características: o headstock com a logo da Fender muito desgastada (na guitarra encontrada a logo já não existe mais), o escudo branco marcado por um "F" (que pode ter sido trocado), fitas na extremidade superior para diminuir o atrito com o braço de Frusciante (que também não existem na guitarra encontrada) e o corpo bastante surrado (a guitarra encontrada está com o corpo bem conservado). Há a possibilidade dessa Telecaster ter sido vendida e reformada, ou cedida por Frusciante para ser exposta. Mas, como o ano de produção divulgado é 1966, a notícia fica  duvidosa, sem uma confirmação."


Pergunta por:
Mamede Neto - São Paulo, SP - Brasil

Confira nossa entrevista com Dave Lee: Português | English

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...