29 de setembro de 2017

Californication: O jogo mais aguardado do mundo

Escrito por Bruno Fonseca - Red Bull Games


O Red Hot Chili Peppers fez um dos melhores clipes dos anos 2000, mas a questão nem é essa. Tudo que queremos é ver o lançamento do game de Californication!




Há quase 20 anos, o sétimo álbum da banda norte-americana Red Hot Chili Peppers, era lançado. Californication foi um dos álbuns mais bem sucedidos do grupo. Ele está na lista dos 200 álbuns definitivos da Rock and Roll Hall of Fame e, o terceiro single, o que dá o nome ao álbum, foi o mais importante desse trabalho.

Lançada em 20 de maio de 2000, Californication fala principalmente do lado obscuro de Hollywood, da exportação de cultura por meio da indústria cinematográfica, do declínio da sociedade ocidental, de pornografia, cirurgia plástica, além de abordar os ícones da cultura pop como Star Wars, Kurt Cobain e David Bowie, por exemplo.



A LETRA

A letra foi escrita pelo Anthony Kiedis (vocalista da banda) enquanto ele estava de férias na Índia. Segundo o que ele contou em sua autobiografia, Scar Tissue, foi uma das musicas mais difíceis de compor, porém uma das melhores letras que ele já escreveu na vida. Mas pra sair do papel e ganhar o espaço mais importante no álbum Californication, ela contou com a ajuda iluminada do guitarrista John Frusciante. Inspirada em "Carnage Visors", do The Cure, Frusciante entrou no estúdio e de bate pronto tocou a musica pros caras do jeito que ele imaginava que ficaria legal. Todos curtiram a melodia e a pegada que Frusciante trouxe para Californication, e a canção acabou se tornando um dos maiores sucessos do grupo.

Mas fora o contexto de sua criação e de toda a sua importância e sucesso que fez nas paradas da Billboard e quantos milhões de CD's foram vendidos nesses quase 20 anos de história, Californication prima em outro aspecto não menos importante que todos esses. O vídeoclipe.




O CLIPE

O inicio dos anos 2000 foi marcado por dois consoles: Playstation, da Sony, e Nintendo 64, da Big N. Quando o videoclipe de Californication apareceu pela primeira vez no saudoso Disk MTV, muito de nós nem acreditávamos que estávamos diante de uma obra prima. Uma banda de rock inovando em um clipe e apresentando elementos e aspectos de um jogo de videogame, como isso é possível? E, sim, eles mostraram algo que, naquela época, dialogava com muitos jovenzinhos. Os gráficos de Californication se assemelhavam aos jogos desses dois consoles, e as aventuras vividas pelos integrantes da banda, era muito próxima a alguns games que muitos jogavam ou queriam jogar na época.



Segundo um levantamento feito em 2015 pela revista Cifras, Californication foi um dos videoclipes mais assistidos do YouTube de todos os tempos. Ele já foi visto por mais de 377 milhões de pessoas, isso é mais do que a população inteira dos Estados Unidos.



O JOGO

Tomando a forma de um game em terceira pessoa, cada membro da banda incorpora um personagem de um jogo de aventura. Detalhe para os momentos como Anthony nadando na Baía de São Francisco, Chad andando com uma prancha de snowboard em um dos fios principais da Golden Gate, em São Francisco, Flea atravessando o Parque Nacional da Sequoia, tentando salvar um urso de um caçador e andando de carrinho de mineração. Além de vários outros momentos que fizeram esse clipe se tornar um belo jogo de videogame que nunca viu a luz do sol.

Se naquela época parecia um pouco mais trabalhoso que agora publicar um jogo como o apresentado em Californication, hoje, com a tecnologia avançada e as mais varias plataformas que temos, o Red Hot Chili Peppers poderia finalmente atender o desejos dos fãs. Mesmo que fosse para Android ou disponibilizado para a Steam, PSN ou Live, precisava nem ser em mídia física, já faria a alegria de todos nós que AINDA estamos esperando esse jogo sair.




A cada show que eles fazem no Brasil, como aconteceu recentemente no Rock in Rio, a cada apresentação deles em grandes festivais ao redor do mundo, ou todas as vezes em que assistimos ao clipe de Californication, mesmo sabendo que a esperança é a última que morre, a unica pergunta que fica é:

Quando vai sair o game de Californication? Alô Anthony Kiedis, vamos viabilizar esse desejo ai? Vamos? Aniversário de 20 anos tá chegando que tal? Acha uma boa?




Fonte: Red Bull Games
Escrito por: Bruno Fonseca

Um comentário:

  1. Um tempo atrás em um forum de mod de jogos gringo, um cara estava fazendo um mod pro jogo GTA San Andreas pra reproduzir alguns cenarios que aparece no clipe, ele chegou a fazer os personagens e alguma parte da cidade, mas ai dps de um tempo sumiu...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...