17 de maio de 2018

Frusciante Collection 18: Outsides EP e Enclosure (CDs Japoneses)



John Frusciante possui uma ligação muito forte com o público japonês. Não é à toa que as versões japonesas de alguns dos seus álbuns trazem faixas bônus, algo que as versões americanas e europeias não possuem (já trouxemos o review da versão japonesa de The Empyrean aqui). No Frusciante Collection de hoje, trazemos os CDs japoneses de Outsides EP e Enclosure.

Assim como a versão japonesa de The Empyrean, tanto Outsides EP e Enclosure, não foram comercializadas no formato convencional de CD, mas sim em Blu-spec CD2 ou BSCD2. O Blu-spec CD foi criado pela Sony do Japão em 2008 e consiste no uso de lasers azuis na sua fabricação, tendo um processo de produção similar aos discos de Blu-ray. Em 28 de setembro de 2012, o Blu-spec CD2 foi anunciado pela mesma empresa, possuindo qualidade superior e um corte mais preciso. Além disso, vale salientar que tais mídias são reproduzidas normalmente em qualquer leitor de CD.

Partindo para o que interessa, começamos com Outsides EP. O disco nessa versão possui as mesmas características da sua versão convencional, exceto pelo fato de estar incluso o OBI, um encarte extra em japonês contendo uma entrevista feita com Frusciante, tradução das faixas para a língua japonesa, bem como a faixa bônus “Sol” (cujo download digital estava disponível quando da pré-venda do álbum). As fotos seguem abaixo:







Com relação ao álbum Enclosure, este possui as mesmas características (OBI, encarte e tradução) da versão japonesa de Outsides EP, exceto pelas faixas bônus: “Vesiou” e “Scratch”. Seguem as fotos:







Por serem comercializados em um mercado muito restrito, as versões japonesas dos álbuns de John Frusciante tendem a possuir um valor elevado. Além disso, o frete para envio do CD diretamente do Japão para o Brasil costuma ser elevado, chegando a custar quase o valor do próprio disco. De todo modo, apesar do preço, ouvir um disco numa qualidade superior, atrelado ao fato de estarem inclusas faixas extras, faz com que os CDs Japoneses sejam cobiçados por colecionadores.

Se você perdeu o Frusciante Collection em que trouxemos outras versões de Outsides EP e de Enclosure, deixo o link aqui e aqui para vocês conferirem. Até o próximo Frusciante Collection!


Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...