15 de novembro de 2018

Frusciante Collection 24: Greatest Hits


Greatest Hits é uma compilação de músicas da banda Red Hot Chili Peppers lançada no final de 2003 tanto em áudio quanto em vídeo (DVD). Exceto pela faixa Higher Ground (cover de Stevie Wonder), todas as músicas foram retiradas do período em que a banda este com contrato pela Warner Bros, ou seja, do período de 1991, com o lançamento de Blood Sugar Sex Magik, até 2002, com o álbum By The Way. Além disso, o álbum conta com duas músicas inéditas: Fortune Faded e Save The Population.
De acordo com uma entrevista dada por Chad Smith, naquela época de pré-lançamento, a banda teria gravado 16 músicas e por isso, pretendiam lança-las em um novo álbum depois de uma breve turnê; contudo, depois de passado esse período, Frusciante foi contra essa ideia, tendo em vista que seu estilo de tocar, bem como suas influências musicais haviam mudado.
Das músicas presentes no álbum, mas que não estão no DVD, podemos listar: Parallel UniverseBreaking the GirlFortune Faded e Save the Population (a primeira e a última faixa não possuem videoclipe lançado). Por outro lado, com relação às faixas que estão presentes no DVD, contudo, não no CD/LP, mencionam-se: AeroplaneAround The World e The Zephyr Song.
Começando os trabalhos com o LP, salienta-se de antemão que o mesmo possuiu uma tiragem limitadíssima em sua versão original (2003), sendo considerado extremamente raro nos dias de hoje, vez que lançado apenas no mercado europeu. Ocorre que, em 2016, foi lançada uma nova prensagem desse LP tanto na sua versão convencional (em vinil preto) e uma outra limitada numa cor cinza marmorizada. A seguir, mostramos a versão original de 2003 (em LPs pretos) e a versão cinza marmorizada de 2016:











Continuando ainda nas mídias analógicas, trazemos também a versão do álbum em fita cassete. A versão apresentada a seguir é da Indonésia:


Agora, quanto às mídias digitais, apresentamos tanto a versão em CD (chamada normalmente de Greatest Hits), comercializada em case de acrílico (jewel case) e a versão em DVD (chamada de Greatest Videos), cujas diferenças já foram mencionadas anteriormente. Além dessas mídias separadas, foi lançada também à época uma versão em digipack do álbum com ambas as mídias presentes (Greatest Hits And Videos):






Por fim, vale lembrar ainda que o álbum saiu numa versão chamada de Mini LP, que nada mais é que um CD imitando a versão do disco em vinil. Essa mídia foi lançada exclusivamente no mercado japonês, ao final de 2006, época em que a gravadora aproveitou o sucesso estrondoso que o álbum Stadium Arcadium (2006) estava fazendo:



Como de costume, deixamos vocês com a foto de todas as mídias apresentadas hoje. Até o próximo Frusciante Collection.

Curtiu essa publicação? Deixe o seu comentário!
PS: Essa postagem é dedicada à memória de Henrique Moreira, grande fã do RHCP e John Frusciante, e também apreciador desta página.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe quem são aqueles que entrevistam a banda no fim do extra "Roadwork"?
    Muito interessante os tópicos das conversas, me pareceu uma sessão de terapia com os integrantes.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...